Uma Vida de Acertos e Erros
Muitas pessoas acreditam que a partir de um sucesso pontual poderão diminuir sua tenacidade mental, abrir mão do foco e da disciplina e se dedicar ao dolce far niente. Levam as comemorações da vitória muito além do que deveriam, e com isso, esquecem de ligar as turbinas para mais um voo.
Em contrapartida outros acreditam que um fracasso, mesmo que pequeno, significará uma barreira intransponível no caminho para o sucesso. Se sentem desmotivadas e se tornam pouco resistentes as contrariedades da vida. Acabam não entendendo a grande verdade: Nem tudo acontece do jeito como gostaríamos.
Não acredito na visão manequeísta. Do preto ou branco, esquerda ou direita, totalmente certo ou totalmente errado. O caminho do meio sempre me parece como o mais adequado. A vida não é uma equação exata.
Um acerto pontual ou um erro eventual não fazem a diferença por aquilo que individualmente significam. Vão fazer sim a diferença dentro de um contexto. O conjunto de acertos e erros, ao logo do tempo, acabam tendo peso.
Uma vitória não pode significar perder o foco. Uma derrota não pode significar perder a força. Casos e mais casos de pessoas e empresas que caíram porque se tornaram arrogantes em suas vitórias. Casos e mais casos de pessoas que ressurgiram das cinzas, pois encontraram a essência do sucesso nos escombros de um fracasso retumbante.
O nome do jogo sempre será: seguir em frente! Que o dia de hoje tenha sido o melhor ou talvez tenha sido o pior. No final o tempo falará mais alto.