Vale a pena fazer faculdade?
Se você pensa na faculdade como diferencial para se destacar dos demais, a resposta é não. Agora se você crê na faculdade como um caminho para se atualizar e ser um profissional melhor, a resposta é sim.
Não é o único caminho mas é um dos mais eficazes, dependendo da instituição escolhida, é claro. Há outros meios produtivos, como bons cursos, workshops, oficinas, o mercado de trabalho e ser autodidata.
Ser autodidata é aprender sozinho e por conta própria. Ser mentor e professor de si mesmo. Para isso não existe faculdade, facilidade e nem atalho. E sim força de vontade, dedicação e várias horas de estudo e aperfeiçoamento.
É fato que na faculdade existe o networking, a socialização, o título, entre outras vantagens. Mas também há desvantagens, como o excesso de teoria, a falta de prática e o conteúdo defasado com a realidade atual do mercado.
O problema de ensinamentos antigos é que o mundo muda constantemente e muito rápido. O que era importante e funcionava antes já não tem relevância e não dá resultado hoje. O ensino tem que estar em sintonia com a atualidade.
Steve Jobs não tinha faculdade, assim como Bill Gates e Washington Olivetto, que são referências e sinônimos de genialidade em suas áreas. Todos eles foram profissionais brilhantes além de convidados de honra em faculdades.
Vale a pena fazer faculdade se você é bom no que se propõe a fazer e se busca aprender mais do que é ensinado. Vai depender do tempo que você investe nela. E o tempo é a sua moeda mais preciosa, e é você que escolhe como ela será gasta.