A verdade sobre valores empresariais
É comum pequenas e médias empresas terem seus valores, missão e visão definidos, mas que de fato não são vividos nem pelo próprio empresário, que é o principal líder, e muito menos pelos seus colaboradores. Mas por que isso acontece?
Muitos empresários contratam consultores para auxiliá-los na elaboração do planejamento estratégico e dentro desse planejamento é chegada a hora de definir valores, missão e visão para nortear o que deve ser feito hoje, para cumprir e atingir o que esta escrito nesses 3 pilares do planejamento estratégico. O que acontece muitas vezes é que nem o empresário respeita os valores da empresa que ele é o fundador, por exemplo, ele juntamente com a consultoria definiram valores como: Transparência; Honestidade; Desenvolvimento Profissional entre outros.....ai os colaboradores são orientados pelo próprio empresário a mentirem para o cliente quando um atraso na entrega acontece ou um outro erro dá própria empresa acontece (isso já aconteceu comigo). Outro exemplo usando esses mesmos valores....a empresa não tem um plano de carreiras definido e o colaborador que está lá há alguns anos nunca sabe o que deve fazer para ocupar um cargo acima do seu, mais uma vez foi contra o valor definido que era Desenvolvimento Profissional.
O que acontece é que os empresários definem os valores da sua empresa apenas para satisfazer os anseios dos seus clientes, mas não é vivido nem por ele mesmo, pois ele não conhece os próprios valores que norteiam sua vida. Não tem como excluir o empresário desse cenário, pensem comigo....antes de uma empresa existir o que existe é uma pessoa física normal de carne e osso, não tem como tratar de valores de uma empresa antes de conhecer quem é a pessoas por trás dessa empresa. Reparem que as pequenas e médias empresas são o reflexo do empresário, se o empresário é desorganizado a empresa naturalmente vai ser uma bagunça, pode até ter um colaborador super organizado, mas ele não consegue manter organizado suas rotinas porque o próprio empresário não valoriza isso e consequentemente não irá proporcionar um ambiente ideal para o colaborador conseguir manter uma rotina organizada, ele vai tentar e vai sofre muito com isso também.
Outro ponto importante é exatamente o que o empresário espera do colaborador, fica difícil motivar um colaborador a seguir os valores uma vez que nem o próprio empresário segue, ai confirma a crença de que "o olho do dono é o que engorda o gado", existe um mundo onde os colaboradores se saem melhor sozinhos do que quando o empresário esta por perto, acredite! Para isso deve-se ter uma cultura empresarial forte, que começa com os valores sendo vividos pelo empresário e não apenas valores em um quadro pendurando na parede.