Vendedores ou atendentes de balcão.
Cada vez mais me deparo com atendentes de balcão e menos vendedores.
Muito já ouvi falar a seguinte frase “ Haaaa ele virou vendedor” referindo-se a alguém com certo desprezo. Venho lembrar que é uma profissão tão desafiadora quanto qualquer outra. Como em qualquer profissão vamos encontrar VENDEDORES e vendedores.
A arte de vender algo está presente em nossas vidas desde muito cedo. Embora não sejamos vendedores profissionais, estaremos sempre vendendo ou comprando algo. Vendemos produtos, serviços, ideias, imagem, comportamento, mesmo sem estar preparados para isso.
Como líder de equipe precisamos identificar o vendedor em cada colaborador de nossa equipe. Segundo Marcelo Cherto, especialista em vendas, autor do Livro SOMOS TODOS VENDEDORES, existem 4 perfis de vendedores
Amigão - Tenho certeza que você conhece muitos com este perfil. É aquele caloroso e que está sempre buscando se conectar com o cliente de uma forma emocional. Podem ser confundidos com tiradores de pedidos, pois só vendem o que realmente o cliente quer comprar. Buscar o sim não é sua característica principal. Evitam o NÃO.
Lógico – Abordagem racional com pouca emoção. Necessita conhecer profundamente o que vende. Atinge o sucesso quando está lidando com consumidores também racionais.
Consultor – Este é soma de amigão com lógico, pois conhece muito bem o que vende e consegue analisar e entender as necessidades do cliente. Não foge do NÃO. Sabe que para alcanças um sim, serão necessárias várias negativas.
Manipulador - consegue gerar um bom resultado a curto prazo e alguns gestores acabam sendo seduzidos por este perfil.
“O que este tipo faz é quase bullying. Mente, faz pressão, pratica “empurroterapia”. Eu não quero gente assim na minha equipe.” diz Marcelo Cherto
Saber da existência destes 4 perfis e muitas vezes conseguir identificar facilmente em uma entrevista de emprego poderá ser de grande auxílio no momento da contratação. Ao identificarmos o perfil do colaborador será possível conduzir a equipe para resultados significativos.
O resultado de equipe de vendas não depende unicamente de cada vendedor e sim da condução de seu líder.
Análise comportamental do público alvo, treinamento, compartilhamento de informações, foco em resultados, psicologia positiva, antecipação, ambiente confiável são fundamentais para formação de equipe focada em vendas.
Confiança é um dos fatores que gostaria de destacar como importantíssimo para elevar o resultado de vendas.
Confiança no produto/serviço – O vendedor precisa confiar e acreditar no que está vendendo, desta forma ele não precisa convencer o cliente de comprar algo, pois seu discurso passa a ser um testemunho recheado de confiança.
Confiança na entrega – Confiar na equipe de entrega, seja produto ou serviço lhe dará segurança no momento fatídico de se comprometer. Você conseguiria dar a sua “palavra”, assumir um prazo de entrega se não estivesse se sentindo protegido pelos demais setores?
Confiança no atendimento pós-venda – Ter a certeza que estará iniciando uma parceria com seu cliente. Saber que em qualquer momento o cliente poderá ser orientado pela equipe de pós-vendas. Poderá tirar dúvidas e será atendido com respeito e dedicação.
Confiança na equipe de cobrança /faturamento– Trabalhar em parceria com setor de faturamento. Poder oferecer a segurança ao seu cliente de que a forma de pagamento acordada entre eles será respeitada.
Confiança nos colegas de equipe de vendas – Encontrar na equipe o momento de troca, de crescimento continuo e mútuo. Sentir tranquilidade em trocar ideias e receber feedback.
Outro fator que não posso deixar de mencionar é a motivação diária. Liderar equipe de vendas em um país em crise, em momentos que estamos sendo bombardeados por notícias de desemprego, crise econômica, financeira, política não é uma tarefa fácil. Manter a motivação diária dependerá de esforço, reuniões diárias, reforçar valores de serviços/produtos, união, foco em soluções, alinhamento de objetivos, acompanhamento de resultados, identificação de necessidades de treinamento, treinamento.
Conforme Luísa Melo “Todos precisam puxar a corda para o mesmo lado. O líder precisa deixar claro para todo mundo onde a empresa precisa chegar”.
O que te diferencia de um atendente de balcão?
O que te faz seguir batendo metas de vendas?
Leia meus textos no Linkedin – Clique aqui Não perca os vídeos e as dicas no Facebook
Adoraria receber seu comentário.
Consultora RH Estratégico - Gestora Adm/financeiro - Gestão de Pessoas - Analista DISC Innermetrix - Membro SBColching
7 aJeferson Bonini agradeço muito a sua contribuição. Compartilho da opinião que cada setor é uma pequena parte de um todo. Se uma unica engrenagem não funcionar o todo deixa de existir. Pensando nisso acredito que a confiança nos demais setores tem um papel importantíssimo nos resultados alcançados.
Analista Operacional | LGPD | Crédito | Analista | Prevenção a Fraude |
7 aMuito bom o tema, como o setor de serviços vem crescendo, acho fundamental as organizações oferecerem treinamento para a sua equipe comercial, e trabalhar com um desenvolvimento contínuo da equipe de vendas.
Promovendo o sucesso do cliente
7 aMuito interessante e verdadeiro. Gostaria de acrescentar um item a ser considerado para um bom vendedor: honestidade. Abs
Especialista em comunicação, liderança e vendas | Founder da TKPaim | Founder e Host do Aceleraí Podcast | Co-idealizadora do Start de Negócios | +5 mil alunos capacitados | +150 empresas atendidas
7 aMuito pertinente, nosso varejo carece de VENDEDORES!!