Visão Compartilhada: Por que falamos tanto dela no contexto da Excelência Operacional?

Visão Compartilhada: Por que falamos tanto dela no contexto da Excelência Operacional?

Uma visão é essencialmente uma aspiração daquilo que a organização deve procurar alcançar a longo prazo. Uma visão atua como um farol para o qual a organização se dirige e fornece orientação clara sobre as ações desejadas a todos os trabalhadores da organização.

A visão da organização é apoiada pela sua declaração de missão, que determina o que a organização pretende alcançar a médio prazo. A missão da organização deve ser claramente compreendida por todos os trabalhadores da organização e apoiada pelos objetivos estratégicos e recursos da organização.

Por sua vez, os objetivos estratégicos da organização são apoiados pelos seus planos anuais de curto prazo e planos táticos, que são flexíveis e adaptam-se às mudanças e flutuações do ambiente de negócios.

A criação de uma visão compartilhada exige que a liderança sênior envolva as pessoas para que elas entendam o negócio e sejam capazes de visualizar o futuro da organização, bem como entender o seu papel para que esse futuro se cumpra.

Uma visão compartilhada começa com a liderança no mais alto nível e, uma vez elaborada, deve haver uma comunicação intensa. Os líderes devem comunicar, comunicar, comunicar e depois comunicar novamente.

Deve haver um forte alinhamento entre os líderes na visão da organização. O que isto significa é que a visão deve ser realista, com forte alinhamento com as capacidades de recursos e o potencial de crescimento da organização. Quando os líderes seniores não estão alinhados com a visão corporativa da organização, isso fica muito evidente no seu comportamento e coloca todo o processo em risco.

Como vocês sabem, falamos muito de excelência operacional por aqui e essa situação é muito mais comum do que se imagina. Quando a decisão de ser operacionalmente excelente NÃO NASCE de forma genuína na alta liderança ou quando a liderança média não acredita e não comunica essa visão a todos do time, a implementação simplesmente não evolui ou sobrevive por pouquíssimo tempo.

Por isso te convidamos a refletir. Como está a visão compartilhada na sua organização e equipe? Ela é só um desejo ou realmente está sendo colocada em prática?

Marcelo Justino

Founder na Gestão Alta Performance

11 m

A comunicação de uma “visão e missão” não deve ser tratada como um Evento, mas sim como um hábito diário da liderança.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gestão Alta Performance

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos