Você é um profissional de sucesso? Talvez já seja ... Vou ajudar você a descobrir.
Image by Pete Linforth from Pixabay

Você é um profissional de sucesso? Talvez já seja ... Vou ajudar você a descobrir.

Há alguns anos passei uma semana hospedado em um resort em Santa Catarina para ministrar uma série de treinamentos para área comercial de um grande cliente. Certa noite, ao jantar, notei que, sentado a duas mesas de distância, estava Arthur Moreira Lima. Um dos maiores pianistas que o Brasil já teve (e ainda tem, hoje com 81 anos)!! Ele jantava tranquilamente com a sua esposa, sem sequer ser reconhecido por ninguém que frequentava o ambiente. Completamente incógnito. 

Arthur Moreira Lima

Imagine isso: um pianista fantástico, de renome mundial, que desde a década de 1960 brilha nos palcos do Brasil e do mundo, sem ser notado em um ambiente de alta frequência de brasileiros. O que estaria fazendo ali? Descobri mais tarde que ele mora em Santa Catarina desde 1993. 

Você diria que, mesmo incógnito, mesmo sem a fama de um tiktoker com milhões de seguidores, ou de um instagrammer mundialmente famoso, Arthur Moreira Lima é um profissional de sucesso? Na minha opinião, de muito sucesso!


Aí está a questão: o que é sucesso para você? Sem definir isso, você nunca saberá avaliar se realmente terá alcançado sucesso no que se propõe a fazer. 

Neste artigo sugiro refletirmos sobre o que é sucesso para nós, e como podemos avaliar nossa trajetória em busca dessa realização.

  • Quero agradecer ao George Toma, um consultor, empresário e amigo que admiro muito, pela sugestão do tema deste artigo! Obrigado George!!

O que quer que signifique ‘sucesso’ para você, certifique-se de que seja uma interpretação legítima sua, e não o ideal emprestado de alguém.

Vivemos em uma era de intensa positividade tóxica. Nós nos deparamos constantemente com imagens de pessoas sorrindo, comemorando e demonstrando suas conquistas nas redes sociais, como se vivessem uma vida de perfeito sucesso, com a implícita mensagem de que ‘basta você querer e se esforçar’ para viver a mesma coisa. 🙄🙄🙄

Você não precisa ter o automóvel, o cargo, as conquistas acadêmicas, os ganhos monetários, a fama e nem realizar viagens, consumir bens ou frequentar lugares que outras pessoas indicam ser parte do seu dia a dia  para alcançar aquilo que é sucesso para você. 

Por quê? 

Porque somente VOCÊ, sem olhar para os lados, pode definir o que é sucesso para a sua vida.  

O QUE É SUCESSO?

Vamos analisar juntos alguns ‘pilares do sucesso’ que frequentemente vemos … 

✔ Tempo livre. Há quem considere que sucesso seja ‘ter a agenda livre’, isto é, poder se dedicar ao que desejam, em horário flexível, sem ter que obedecer a um regime de horas de trabalho fixo.

  • Lembro-me de um grande empresário que disse em uma entrevista, ser esse seu ideal de sucesso. Dono de seis empresas, ele revelou que contratou os melhores CEOs que pôde encontrar para cada uma, e que atua em seus negócios somente nas decisões estratégicas. Assim, disse ter tempo para assistir, em ‘plena terça-feira à tarde’, à apresentação de dança da sua filhinha. 

✔ Dinheiro. Talvez seja o maior símbolo de sucesso para muitos profissionais e empreendedores. E não há um parâmetro específico para dizer o que é dinheiro suficiente. Isso é muito pessoal. Conheci profissionais que buscaram intensamente ganhar mais e mais dinheiro até os últimos de seus dias. Multimilionários. Fico em dúvida quanto ao sucesso deles nesse caso, pois ao que parece, nunca alcançaram o suficiente…

Image by Elena Mullagaleeva from Pixabay

Liberdade geográfica. Aqui o principal fator de sucesso é ter a possibilidade de viajar, residir ou passar um tempo na localidade que se desejar, quando quiser. Isso não implica, necessariamente, ter muito dinheiro ou ter tempo livre. Conheço pessoas que mudaram suas vidas, tomaram novos rumos profissionais e pessoais  justamente para viverem a liberdade geográfica que tanto desejavam, ainda que com redução de ganhos financeiros.

Fama. Há quem viva em busca da fama. Desejam ser cada vez mais conhecidos. Existe uma indústria da fama, não se pode negar. Celebridades que surgem (ou são produzidas) da noite para o dia (e às vezes desaparecem da mesma forma) são muito frequentes. E há quem aprecie tanto a convivência com famosos, que muitas vezes pagam para que simplesmente ‘apareçam’ em seus eventos.

  • Fama não significa reputação, e aqui é preciso tomar um certo cuidado. A reputação, principalmente diante da possibilidade de  ‘cancelamento’, tão comum nas redes sociais, está longe do nosso controle. 

Realização de uma paixão. Você já deve ter conhecido alguém que desde criança parecia saber o que queria fazer da sua vida profissional, e que hoje trabalha justamente na área em que sempre desejou trabalhar. Profissionais assim estão conectados naturalmente com sua paixão, com uma vocação ou desejo intenso de realizar o seu propósito pessoal. Sentem-se bem-sucedidos.

  • Não sei ao certo com que frequência  isso acontece, mas em meu círculo de amizades conheço poucos casos de profissionais que desde a infância sabiam o que os realizaria. Por outro lado, não importa a idade que se tenha, sempre é tempo de investigar e reconhecer seu propósito pessoal. E se para você o sucesso representa a realização de uma paixão, vale a pena buscar pelo seu propósito. 

Status. Títulos, medalhas, conquistas, recordes, certificados são exemplos de ‘atestados de status’. Há muitas pessoas que associam o sucesso a esse tipo de conquista. O status pode estar associado também a um cargo ou posição hierárquica em uma organização: ‘sou o CEO da empresa “x”...’. Nesse caso, o sucesso tem um parâmetro muito bem definido socialmente e torna inequívoca e inquestionável a conquista. Isso não significa que a conquista seja valorizada por todas as pessoas… o status é subjetivo. 

Equilíbrio. Você já deve ter notado que a 'busca por qualidade de vida' é um assunto de crescente interesse no meio profissional. Há uma tendência de se buscar o equilíbrio entre as diferentes áreas da vida, principalmente por profissionais das gerações mais novas. Assim, para muitas pessoas o sucesso está no equilíbrio de diversos aspectos de sua vida: saúde, trabalho, finanças, família etc.

  • A Ideia não é nova. No livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, lançado em 1989, Stephen Covey já propunha a busca por esse equilíbrio. Entretanto, é notável a tendência crescente de se considerar este equilíbrio como um ideal de sucesso.

Ser o melhor. Essa é uma busca frenética para muitos. No mundo das vendas isso é muito frequente. Quem é o melhor vendedor? Quem recebeu o prêmio de melhor vendedor este ano? No mundo do esporte profissional é natural isso acontecer também. Não vou emitir julgamento sobre o que cada um decide como parâmetro de sucesso.

  • Por outro lado, fico bastante confuso (e, por que não, triste), ao ver que no mundo da música erudita, por exemplo, muitos profissionais se desdobram, ficam sobrecarregados e estressados em busca do primeiro lugar de algum concurso. E chegam a abandonar a profissão quando não alcançam o primeiro lugar. E o encanto, o prazer, o lado sublime da arte? Ser o melhor me parece um dos indicadores de sucesso mais desafiadores. 


VOCÊ JÁ É UM PROFISSIONAL DE SUCESSO?

Não deixe ninguém responder isso por você. Somente você tem essa resposta.

Uma sugestão:

  1. Defina o que é sucesso para você, sem olhar para os lados. Sucesso não é fama, dinheiro, equilíbrio, liberdade geográfica e/ou financeira, status, etc.  O seu sucesso é definido apenas por você!!
  2. Estabeleça um parâmetro, meta ou objetivo concreto que permita você reconhecer que terá alcançado o sucesso quando chegar lá.
  3. Analise a sua situação atual, e poderá ter a grata surpresa de saber que o sucesso já é parte da sua vida!

Voltando ao Arthur Moreira Lima... Certa vez, após um concerto, um fã lhe pediu um autógrafo e lhe disse "Eu daria minha vida para tocar como você". O que o pianista disse a seguir: "Eu dei".

Um abraço, e muito sucesso (o seu)!

Prof. Adriano Pedro Bom @adrianopedrobom

Obs.: Quando pensamos em nossos empreendimentos, o sucesso pode inclusive ser um fator negativo. Confira em "Seu pior inimigo pode ser o 'sucesso'".

Clique em ‘Assinar’, e receba uma notificação a cada edição da nossa Newsletter Marketing do Valor: estratégias de marketing e vendas para o sucesso do seu negócio! 

👉 Gostou deste artigo?

Então Compartilhe, comente, assine nossa News!

✔ Sobre Adriano Pedro Bom

Apaixonado por livros, música e por aprender. Mentor, Professor, Consultor e Palestrante nas áreas de Marketing, Vendas e Liderança. Em 2002 fundei a Propter Desenvolvimento Gerencial , e desde então já atendemos a mais de 550 organizações em todo o Brasil, desde multinacionais de grande porte a pequenas empresas emergentes.

Autor do curso Linkedin para Negócios, uma formação EAD completa que detalha o passo a passo sobre como utilizar a plataforma Linkedin para desenvolver clientes e novos negócios.

Orientador de mais de 120 projetos de negócios, bem como avaliador de planos de negócios para incubadoras de empresas.

Mestre em Estratégia Empresarial (Unicamp), Formado em Engenharia Agrícola (Unicamp), Especialista em Musicoterapia (FMU) com diversas pós-graduações em negócios no Brasil e exterior, depois de mais de 25 anos de carreira decidi dedicar-me pessoalmente à mentoria de empreendedores e de profissionais liberais que desejam ter seu próprio negócio.

✔ Vamos conversar?

contato@propterdg.com.br

#socialnetworking #sales #education #innovation #marketingdovalor #marketing #management

Gaspar .'. Brasil Moreira

Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

2 a

Sou fã do Prof. Adriano Pedrobom desde que o conheci. Profissional focado, atualizado, atencioso, a ainda mais, um excelente amigo. Um ser humano que consegue "temperar" excelência profissional com inteligência emocional voltado para os negócios e para a vida cotidiana. Parabéns meu caro! Sempre é bom ler os seus excelentes artigos que nos adicionam muito na vida e nos negócios. Forte abraço.

Agradeço, professor. Uma grande honra ainda ter a oportunidade de acessar e aprender com seu conteúdo, já que foi meu professor na ESAMC, no MBA, em 2005. Sempre uma referência para mim em escuta, atenção e empatia.

Carminha Oliveira

Sou especialista em despertar comportamentos empreendedores para alavancar carreiras e negócios, com excelência e alto impacto. Coordeno o Escritório de Transformação em FMU/FIAM FAAM e estou Conselheira no CDV ACSP.

2 a

Sucesso e suas facetas, sem verdades absolutas tendo clareza e ouvindo a alma, pode se ter um bom norte. Gratidão Adriano!

Yago Gobbe

Conselheiro Financeiro Pessoal

2 a

Me identifiquei bastante com a >> Realização de uma paixão <<. Sou muito mais feliz na profissão que exerço hoje do que para a qual me graduei. Aproveitando, Prof, gostaria de sugerir abordar sobre como estabelecer metas e cumpri-las. Noto que, frequentemente, os profissionais estabelecem metas um tanto inalcançáveis ou têm dificuldade de se motivas a buscá-las, mesmo que estas sejam plausíveis.

Renata de Albuquerque

Jornalista, Estrategista de conteúdo e Storyteller apaixonada por mergulhar no negócio de cada cliente. LinkedIn Creator.

2 a

O tema do sucesso é uma reflexão constante para mim. A Renata de 20 anos de idade olharia para a Renata de hoje e pensaria: "cheguei ao sucesso". Que aos 20, para mim, significava: trabalhar em casa, ter uma empresa própria (e este ano ela fará 10 anos, tendo sobrevivido à pandemia!), ter um horário decente de trabalho (porque jornalista, em geral, tem horários bizarros). Mas a Renata de hoje quer mais, e está buscando. Espero olhar para mim em vinte anos e ter o mesmo orgulho que a jovem Renata teria da Renata de hoje.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos