VOCÊ É UM PROFISSIONAL NEXIALISTA?

VOCÊ É UM PROFISSIONAL NEXIALISTA?

Autor: Dailson Régis Prati

1 – Introdução

Observa-se, hoje em dia, que muito se fala sobre como será o profissional do futuro. A chegada da Quarta Revolução Industrial, que trouxe a expansão da automatização de processos, tem provocado muitas discussões sobre quais serão as profissões do futuro, quais serão as competências necessárias para os profissionais que exercerão essas profissões e como as escolas de hoje podem preparar tais profissionais.

Com consumidores altamente exigentes e o surgimento de novas tecnologias, as empresas precisam estar preparadas para se reinventar constantemente. E nesse contexto, o papel do líder é mais do que estratégico.

Enfrentar processos de mudança, que acontecem em intervalos de tempo cada vez menores, e lidar com as múltiplas dificuldades que decorrem disso podem ser desgastantes para muitas pessoas.

Porém, alguns movimentos corporativos afirmam que um perfil de profissional que performa bem, mesmo em cenários de alta incerteza e transformação como estamos vivendo atualmente, são os nexialistas.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o que é um nexialista e o que o distingue dos especialistas e generalistas, baseando-se exclusivamente na obra de Rui Fava.

2 – O Especialista e o Generalista

A definição do perfil especialista e do generalista é bastante simples, pois estes dois perfis já trazem uma ideia clara do que eles são.

O perfil especialista caracteriza-se por aquele profissional que aprofundou o seu conhecimento em alguma área do saber, tornando-se um profundo conhecedor e uma referência na área de conhecimento que ele escolheu. Em linguagem popular, é aquele que conhece muito de pouco.

A medicina, por exemplo, é uma área em que a especialidade é muito difundida e onde encontramos muitos especialistas em praticamente todas as partes em que o corpo humano se divide. O cardiologista cuida do coração, o urologista cuida dos rins, o neurologista do sistema nevoso e assim por diante.

Já o perfil generalista é exatamente o oposto do perfil anterior, pois o generalista é aquele que conhece um pouco de tudo, sem se aprofundar ou se especializar em alguma área do conhecimento.

Novamente, fazendo uma analogia na área médica, o generalista corresponde ao perfil do clínico geral, capaz de atender a uma gama muito maior de problemas de saúde, porém, incapaz de tratar de muitos problemas que requeiram um conhecimento mais profundo de uma determinada parte do corpo. Nestes casos, o clínico geral, após identificar onde está o problema do paciente, encaminha o mesmo para um especialista da confiança dele.

3 – Definição e Perfil Nexialista

Segundo FAVA (2022), o vocábulo nexialista foi utilizado pela primeira vez pelo escritor canadense Alfred Elton Vogt (1912-2000), em seu livro Voyage of the Space Beagle, um dos pináculos da era de ouro da ficção científica, obra que aprazou a década de 1950 e serviu de inspiração ao roteirista e produtor americano Gene Roddenberry (1921-2000), na criação da série Star Trek.

A ficção de Vogt contava a saga de uma cosmonave de exploração enviada aos confins desconhecidos do universo em uma longa missão de descoberta. A nave é conduzida por cientistas de diversas áreas e um tripulante sem especialidade denominado nexialista, que era mirado com certo desdém pelos demais colegas. No entanto, em quase todas as situações de perigo e risco vital da nave e seus tripulantes, surgia o nexialista como herói, graças a sua habilidade de reunir e integrar múltiplas informações, bem como, promover a agregação de todos os conhecimentos da equipe na solução do imbróglio, fazendo com que a nave continuasse sua peregrinação rumo ao futuro e novos desafios.

O termo nexialismo foi moldado por Walter Longo, como sendo a capacidade de dar sentidos e nexo a assuntos diferentes. Consequentemente, nexialista é o termo que designa alguém que consegue interligar as mais diversas áreas do conhecimento.

Encerrando esta breve digressão, atualmente o exacerbado aprendizado das máquinas movidas por inteligência artificial, o exponencial crescimento do big data e o gigantesco poder de processamento dos computadores estão tornando a mente humana uma relíquia econômica.

Não obstante, as profissões relacionadas à tecnologia continuam em ascendência, a verdade é que esta não viabiliza ocupações suficientes para o número de postulantes.

Contudo, segundo FAVA (2022), ainda que o trabalho tecnológico esteja disponível para aqueles que são qualificados, o avanço de robôs, máquinas avançadas e inteligência artificial sugere que, em última análise, o trabalho físico, repetitivo e preditivo, será uma escolha e não uma inevitabilidade, restando aos humanos, ocupações que envolvam discernimento, casting, raciocínio crítico, síntese, criatividade, afetividade e flexibilidade mental.

Nesse sentido, ainda segundo o referido autor, “o mercado requer um novo protótipo ocupacional, o nexialista, um líder que está entre o generalista e o especialista (Figura 1), profissional com cabeça de hiperlink, que possui mentalidade, perspicácia e sagacidade diferenciada, com a incrível capacidade de congregar pontos de vistas diversos, compreender, analisar, sintetizar, avaliar uma situação, fazer liame entre os temas e criar soluções com perfeito bom senso. Nem sempre sabe as respostas, todavia conhece os caminhos de onde buscá-las, conecta pessoas e conhecimentos aparentemente não relacionados, é antenado, atento, compenetrado e capaz de acomodar e ordenar o caos e a confusão” (FAVA, 2022, p. 193).

Figura 1 – Perfil do Nexialista

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fonte: FAVA, Rui. Currículo 30-60-10: a era do indivíduo nexialista. 2022, p. 193

Este autor aprofunda ainda mais a importância do nexialista, fazendo a seguinte afirmação: “Transcorreu-se um período em que o diferencial de um profissional estava em ser generalista, possuía um amontoado de conhecimentos genéricos, acoplados a uma visão sem foco e qualquer saber específico. Com a evolução do mercado a qualificação, expertise e aprofundamento em determinada área passaram a ser imperiosos. O especialista ganha força, contudo, se limita a opinar sobre um singular tema o que poderá ocasionar dificuldades na visão de conjunto. Eis que surge o nexialista, um prócer apto a estabelecer um inovador padrão de pensamento e uma visão sistêmica e sinérgica, criadora de ideias integradoras e de múltiplas abordagens, substituindo o pensamento linear do especialista que apresenta soluções padronizadas, bem como, permuta o generalista com seus diagnósticos trivializados e superficiais que inviabilizam a visão do todo” (FAVA, 2022, p. 193).

4 – Considerações Finais

No contexto atual e no futuro, a assustadora quantidade de dados e informações do mundo atual faz com que as organizações necessitem de profissionais com as competências necessárias para identificar o que é realmente relevante nesse cenário caótico e que proporcionem soluções práticas, objetivas e eficientes aos problemas que se apresentarem.

Portanto, o nexialista, por incorporar muitas dessas competências, será o profissional mais procurado e valorizado para o ambiente de trabalho, pois é mais capacitado para estabelecer conectividades.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 FAVA, Rui. Currículo 30-60-10: a era do indivíduo nexialista. Maringá: Viseu, 2022.

Luciana Crespim

Negociadora I Conselheira | Mentora l Empresária

2 a

Parabéns Dailson Régis Prati fantástico seu artigo, uma excelente leitura. 👏👏👏👏👏

Artur Szabo

Interim Project Management & Crisis Management

2 a

Tema muito interessante! Na verdade nós conhecemos vários deles, há muitos anos, mas não nos dávamos conta disso. Quem ler as "Memórias da II Guerra Mundial" de Winston Churchill pode ver como ele - sendo um político - assumiu o comando da defesa do Reino Unido, e de toda a Europa. É muito interessante ver como ele montou o seu staff integrando militares e civis conforme as suas especialidades, mas também como atuava como um integrador de visões naturalmente diferentes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Dailson Régis Prati

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos