Você está preparado para o mundo VUCA?
Eis que me pego refletindo sobre o termo "VUCA" que como a tecla "ESPAÇO" ou "ENTER" tem sido largamente utilizado nos dias atuais.
Meu amigo Tsen, um cara mega ultra inteligente e fora do comum, tem pregado por onde passa esse conceito VUCA que é o acrônimo das palavras em inglês: volátil (volatility), incerto (uncertainty), complexo (complexity) e ambíguo(ambiguity).
Esse termo surgiu na década de 1990 num contexto militar, mas tem sido muito usado no empreendedorismo atual para descrever a realidade em que o mundo dos negócios se encontra, especialmente graças ao avanço tecnológico e digital.
Dias atrás, eu me senti colocada contra a parede por alguns amigos muito queridos com relação a um "sonho" ou um "ideal". Sem maldade por parte deles, ouvi dizerem que era impossível, que não tinha lógica e que era muito amplo.
Pode ser que eu seja rotulada como alguém teimosa, mas consigo reconhecer e aceitar quando não estou trilhando o melhor caminho e nessa jornada chamada "vida" foram inúmeras as vezes em que tive que reajustar a rota.
Porém, apesar de sair da conversa extremamente esgotada, ficaram no meu coração algumas certezas: "se alguém me diz que algo é impossível, eu posso simplesmente desistir ou tentar, neste caso pode ser que realmente não dê certo ou quem sabe pode ser que o impossível se torne possível", "se algo for fácil e simples muitos já o terão realizado e não haverá nada de inovador" e "será que realmente somente as mulheres conseguem realizar várias coisas ao mesmo tempo?". Espero não estar sendo "teimosa" com relação a este sonho e peço a Deus que a perseverança sábia faça o sonho se tornar realidade.
Estamos no mundo VUCA e o empreendedorismo dos projetos com mais de cem páginas ficaram no passado. O DESIGN THINKING, os CANVAS, as PIVOTAGENS, os PITCHS e CIAs determinaram uma nova forma de fazer um projeto/negócio acontecer.
Quem não se enquadrar ficará obsoleto e poderá se sentir um peixe fora d'água em pouco tempo (eu já me senti em vários momentos).
Não existe mais espaço para a perfeição. São os erros com reajustes ágeis que fazem acontecer o imperfeito capaz de tornar algo disruptivo, exponencial e impactante.
Para quem gosta das coisas certas e previsíveis viver no mundo VUCA é atormentador, mas é preciso aprender e reaprender, caminhando por novas estradas, visualizando novas paisagens, sentindo o aroma de novos perfumes e procurando formas de deixar esse caminho ainda mais bonito que quando trilhado.
Sócia-fundadora da SOS Alergia I Apaixonada por acolhimento e inclusão social I Em constante transformação
5 aTsen Kang... essa é dedicada a você!!! Kkkkkk