Você esta pronto para ser o Líder da sua empresa
Colcha de Retalhos ou Salada de Frutas
Por: Richard Gold
Tenho me deparado com diversas publicações sobre o universo vindouro da Inteligência Artificial e o que já nos impacta no dia a dia
Não que eu seja um adorador de novas tecnologias, mas sou um cuidadoso observador.
Sobre esta lente, gostaria de ressaltar que nunca fomos tão abordados sobre ofertas de oportunidades que vão de um simples Ebook , até Traders inteligentes com algoritmos capazes de nos transformar em milionários da noite para o dia.
Existia um jargão no mercado, que exemplificava muito bem essas novas ondas milagrosas: - Parem as Rotativas!!!!!
Do cenário Macro para o Micro, é claro que a IA em funções passiveis da automação serão utilizadas em maior escala, exemplo: a gestão de RH das empresas já foi impactada por IA, não só na seleção e análise de currículos, mas no processo de Onboarding, treinamentos, estabelecimento de metas e papéis claros dos colaboradores. Isto tudo baseado inicialmente via interações e informações humanas.
Reforço: - nas Interações Humanas, ou seja, até agora. Mas o que se escuta é que o IA já está gerando novos IAS, se retroalimentando não só das informações iniciais, mas criando alternativas mais complexas, mais efetivas e num espaço de tempo muito menor.
Recomendados pelo LinkedIn
O ponto crucial é se as empresas estão prontas para a virada de chave, do analógico para o digital, onde implica em tomadas de decisões rápidas, estabelecimento de uma nova cultura, de um modelo não mais compartimentado, mas único, integrado e com uma comunicação clara para todos.
Neste quesito, sempre reforço que um Conselho Consultivo, tira dos ombros dos CEOs o peso da decisão solitária. Com conselheiros multifacetados e expertises diversas, fica muito mais fácil pensar no estratégico.
Não posso afirmar que esta opção seja a única alternativa, mas sem dúvidas é fundamental estarmos, enquanto empresários, nos retroalimentando das melhores práticas e ferramentas disponíveis, sem o périplo de imersões, cursos, treinamentos e outros, que de maneira mais rápida podem ser absorvidas pelo conhecimento já adquirido pelo Conselheiro ou Adviser.
De qualquer forma, nada importa, se não soubermos para onde queremos ir, nem qual o tamanho da fatia de mercado queremos abocanhar.
Usando uma frase da emblemática e competente Rosalind Brewer CEO da Fortune 500 “ você pode ter a melhor estratégia do mundo. Mas se sua equipe operar em um ambiente controlado por silos, você não obterá os resultados esperados. Fomos corajosos no
autodesenvolvimento, mas agora é hora de sermos corajosos em relação ao ambiente que queremos criar para o futuro. Isso só vai acontecer com uma grande liderança. ”
E aí, você e sua empresa estão motivados em relação ao futuro? Você está pronto para Liderar o seu time?
CEO na Prime Garden Escola Bilingue
3 mRichard, achei excelente a sua reflexão sobre o impacto da IA no mundo corporativo e a necessidade de adaptação rápida para manter-se competitivo. Sou fã absoluta da IA. A integração tecnológica, especialmente em áreas como gestão de pessoas, é um caminho inevitável, mas como bem colocado, o fator humano e a clareza estratégica continuam sendo essenciais. Concordo que a liderança será o grande diferencial na criação de um ambiente integrado e preparado para o futuro. O desafio, como você apontou, é equilibrar tecnologia com uma visão clara e compartilhada por toda a equipe. Inspirador e perfeito ponto sobre o Conselho Consultivo como apoio para CEOs, trazendo diversidade de ideias e estratégias mais robustas. Acho fundamental e insubstituível. Sem dúvida, o futuro exige uma liderança forte e uma mentalidade adaptativa com apoios estratégicos.