VOCÊ, OBRIGADO!
Este ano, eu completei 30 anos de carreira.
E também deixei meu último trabalho sem ter uma ideia clara do que faria. Me permiti passar seis meses apenas me regenerando dos duros últimos 18 meses e sem nenhuma pressão interna para voltar ao mercado. Apenas marquei na agenda o dia 4 de outubro. Dia em que me prometi tomar uma decisão, definir um caminho, fazer uma escolha, assumir um novo compromisso e abandonar outras possibilidades.
Até esse dia, conversei com muitas pessoas, recebi convites, escutei atentamente, recebi inúmeros incentivos, listei o que eu queria fazer, me regenerei e tive sucesso em me manter totalmente tranquilo.
Nesse tempo, o que mais me chamou a atenção foi a descoberta de que eu recebo carinho de MUITAS pessoas. E muitas pessoas me descreveram com algo maior do que o que eu achava ser. E isso me faz ganhar muito mais confiança para seguir acreditando em mim e escolher o caminho mais autêntico possível.
Até que o dia 4 de outubro chegou e eu ainda não sabia o que faria. Ainda assim, iniciei uma nova rotina, com mais foco em afunilar as opções. O mais difícil não era tanto definir o que faria, mas sim aceitar deixar algumas opções para trás.
Foi um duelo entre cérebro e coração. Mas um duelo tranquilo, mais para uma conversa atenta entre ambos. Eu tinha certeza de que esse caminho deveria surgir na minha frente, sem que eu me esforçasse. Eu queria isso, que o destino o abrisse para mim.
Até que no dia 10 de outubro, o meu compadre Ariovaldo Folino Junior me ligou. Ele estava vendo minha movimentação no LinkedIn e queria me propor um negócio, que nem ele sabia muito bem o que era.
Assim, nos encontramos, juntamente com outro compadre dele, o Ivan Bismara , e no mesmo dia com uma sensação de conexão com ideais complementares nos acertamos para a nossa nova empreitada.
O caminho apareceu naturalmente. Um caminho onde a minha autenticidade e experiência são os elementos mais importantes. Assim, amanhã, dia 26 de novembro, vamos lançar o nosso projeto. No entanto essa postagem não é para falar disso. Possivelmente na próxima eu conte mais sobre esse projeto.
Logo após nossa sociedade, eu também decidi fazer algo que queria desde sempre: assumir o meu site Autoentusiastas por completo. E isso foi uma satisfação enorme.
O propósito dessa postagem é agradecer todas as pessoas que me suportaram (ou me aguentaram) até esse ponto. Pessoas importantes que ajudaram a me desenvolver, crescer e amadurecer para chegar até aqui.
Eu gostaria de listar todas. E se você chegou até esse ponto do texto, pode se considerar importante para mim. Já me desculpo aos que não consegui listar.
Em ordem alfabética, vou nominar algumas pessoas:
Antonio Camarotti – O Sr. Forbes Brasil apareceu na JLR ainda em 2018 para nos falar sobre a Forbes. Foi uma reunião formal, mas depois dela começamos um bom projeto de parceria. Um projeto que eu me esforcei demais para viabilizar. E ele também. Falar de Range Rover com ele é bem fácil, pois ele é cliente da marca e a entende como poucos. Nossa troca nesse sentido foi ótima. Além de sempre me incentivar, ele me surpreendeu no evento de lançamento da Forbes Life Motors, quando citou o meu nome como "consultor e incentivador para o nascimento da revista". Eu estava fazendo um vídeo do discurso dele quando, de repente, todos viraram para mim. Fiquei sem graça e perplexo. Ele me chama de PM Bond devido às minhas postagens sobre o agente. Quando eu acertei meu LinkedIn me posicionando como consultor, coloquei o nome da empresa PMBond, de brincadeira. Ao apertar o enter, o LinkedIn disparou a notificação para minha rede e eu recebi inúmeros parabéns pelo novo cargo na PMBond.
Bob Sharp – Eu o conheci pessoalmente quando trabalhei na GM (ele era gerente de imprensa) durante uma reunião sobre um recall em que eu não gostei da sugestão do texto. Mas o texto tinha sido feito por ele. Já naquela época eu tinha um grupo no Yahoo Groups para falar sobre carros. Eu o convidei a participar e ele aceitou. Esse grupo se tornou o blog Autoentusiastas em 2008. Eu montei o blog e convidei os membros a escrever lá. O Bob foi o primeiro a aceitar. E logo se ofereceu para ser o editor-chefe e cuidar da qualidade do blog. A partir dali, nos tornamos grandes amigos. Ele é bem durão, mas também um gentleman e extremamente atencioso. Tem prazer em ensinar e compartilhar conhecimento. Aprendo demais com ele, incluindo educação.
Carlos Burle – Ele me procurou para falar de uma parceria entre Lucas Chumbo (de quem ele é mentor) e Land Rover. O Carlos é um ídolo do surf. E eu via muito esse surf moderno, com ídolos como ele e o Lucas, que fazem o extraordinário, totalmente conectados com o Defender. Trabalhei por um ano e meio para conseguir fazer a parceria com o Lucas. Foi dificílimo internamente, mas eu tinha certeza absoluta de que seria fantástico para a marca. Esse projeto foi o meu "canto do cisne" na Land Rover. Saí uma semana depois de entregar pessoalmente o carro para o Lucas. Mas, mesmo eu já estando fora da empresa, o Carlos me chamou para um café em uma de suas visitas a São Paulo. E nessa visita ele me disse algo que me marcou. "Manzano, você tem encantamento." Escutar isso de um ídolo elevou demais a minha segurança.
Lucas Chumbo , Henrique Avancini , Bernardo Fonseca e Karina Oliani , se considerem aqui também.
Cadu Lemos – Mais um durão. Mas se acalmou demais recentemente. Por ser mais experiente que eu e ser um estudioso de temas mais profundos que me interessam, é um tipo de mentor. Eu o conheci nas minhas andanças pelo mundo da fotografia. Ele foi o criador da Mobgraphia, um movimento para propagar e desenvolver a fotografia com telefone celular em 2012. Ajudei ele e o Ricardo a fazerem o primeiro Festival de fotografia com telefone celular no MIS. Foi algo sensacional e gratificante.
Christina Marxen – Ex-Audi e hoje dono da Agência Carbono, o Chris foi a primeira pessoa a me chamar para um almoço quando eu saí da JLR. Me ofereceu o mundo como ajuda e até a sua casa no interior para um descanso. Em encontro subsequente, eu perguntei para ele porque ele estava me ajudando tanto. E ele respondeu: "Porque você é você". Até hoje eu não sei o que isso significa na verdade. Mas essa resposta me fez bem e aumentou a minha autoconfiança. Ainda vou trabalhar muito com o Chris.
Divanildo Albuquerque Jr – Meu amigo dos tempos de Toyota. Criamos uma boa relação lá. Eu assumi o lugar dele em vendas quando ele mudou de função. E depois eu dei muita assistência para ele na Lexus até ele sair para a JLR. Eu assumi a Lexus dele. Anos depois, ele me convidou para fazer parte do processo para diretor de marketing na JLR, reportando para ele. Foi sensacional. Também tive carta branca e confiança absoluta. Aprendi muitas coisas com ele e serei eternamente grato a ele.
Recomendados pelo LinkedIn
Edson Narimatsu – Meu primeiro chefe direto na Toyota, me contratou e o primeiro a me dar carta branca para cuidar do planejamento do produto e preços. Eu simplesmente consegui implementar tudo que quis. Ele, quando necessário, me dava uns toques e sugeria correções de curso. Mas nunca foi uma coisa chata. Ele confiava em mim e eu nele. Dificílimo algo assim.
Emir Tomazelli – Meu terapeuta que se tornou um dos meus mestres. Duro, mas muito carinhoso. Em nenhum minuto dos mais de 20 anos que passamos juntos duvidou da minha capacidade. Bem antes de eu saber quem é o Rick Rubin, o Emir já tentava me explicar os mesmos conceitos. E como demorou para cair a ficha! E sempre me desafiou a ser quem eu sou. Até o dia em que eu consegui. E só agora, com 54 anos, acho que cheguei ao entendimento completo disso.
Algumas falas do Rick Rubin que ele deve ter copiado do Emir :)
"O universo nos empurra em uma direção, e podemos surfar essa energia. Assim como no surfe, se você tentar lutar contra a onda, provavelmente não vai dar certo. Tentamos usar o poder da onda, dançar com ela, não contra ela. Esse é o trabalho da criatividade."
"Como vivemos no mundo impacta o que fazemos. Desejo sorte na jornada de criar coisas belas que todos possamos desfrutar."
"Talvez nenhuma informação venha de dentro de nós; talvez venha de fora. Se ficarmos atentos, podemos encontrar soluções. Tudo ao nosso redor está cheio de sabedoria: a natureza, as conversas, a cultura. Se estivermos atentos e convidarmos essas respostas, elas virão."
Longino Morawski, Ph.D – O Longino é um visionário. Ele era chefe do Edson Narimatsu e, assim, também meu chefe na Toyota. Me dava carte blanche. E foi ele que, contrariando o senso comum, me chamou para vendas (eu sou engenheiro) e bancou as dúvidas quanto ao meu sucesso nessa atividade. Visionários são assim, acreditam e pronto. Foi um período rico demais, onde tive sucesso absoluto. O Longino mudou o rumo da minha carreira.
Luiz Carlos Andrade Jr. – Era o big boss, VP comercial, da Toyota. Eu sentia que ele gostava do meu trabalho. Ele demonstrava total confiança e segurança no que eu fazia e me apoiou até o meu último dia na empresa. Ele permitiu que eu assumisse a Lexus quando eu também tinha outras atribuições importantes.
Mario Haberfeld – Criador e presidente do Onçafari , me serve de inspiração para fazer coisas boas para o mundo e sociedade. Também é um ídolo para mim. Incansável, imparável, e apenas para o bem, não para interesses próprios. Assim que saí da JLR, me chamou para ser conselheiro de marketing do Onçafari. Tenho orgulho disso.
Pablo AVERAME – Mais um duro, mas de bom coração. O Pablo me abriu a porta da PSA quando voltei ao mercado depois de anos fazendo Autoentusiastas e outras coisas. Minha experiência com o lançamento da nova Hilux foi o motivo do interesse. Ele me recebeu muito bem e, pela primeira vez, eu tive um chefe melhor do que eu em produto. Isso foi ótimo. A vaga que eu ocupei tinha sofrido duas baixas em pouco tempo. Meus antecessores saíram repentinamente duas vezes seguidas. O Pablo me perguntou, olhando nos olhos, qual era minha intenção e se eu não sairia logo. Era como se isso fosse uma condição. Com toda a sinceridade que me é característica, eu disse a verdade: que não sairia e estava disposto a completar o trabalho até a finalização. Em 11 meses, o Divanildo me convidou para a JLR. Não tive como recusar. Ajoelhei no milho e pedi para sair. O Pablo ficou doido. Queria me matar. Mas depois tive a chance de conversar com ele e, hoje, somos amigos.
Ricardo Battistini – O Ricardo é uma pessoa carinhosa e um trabalhador incansável. Eu me conectei com ele no nosso primeiro encontro em 2018, quando ele veio me apresentar a Revista The President. O jeito autêntico e único com que ele cuida dos grupos VIP Battistini me encanta pela naturalidade. Ele também me incentiva e valoriza demais. Acabamos virando bons amigos verdadeiros. Esse meu novo negócio tomou forma a partir de uma palestra sobre luxo que ele me pediu para fazer para um grupo de empresários. A palestra foi um sucesso e, a partir dela, vieram muitos insights e confiança no sucesso. Ainda vou trabalhar muito com o Ricardo.
Os meus liderados – Contra qualquer princípio ou norma corporativa, eu sempre cuidei deles como filhos. Um dia, eu disse isso numa reunião. O time era novo e não entendeu nada. Alguns deles nunca entenderam, mas outros acreditaram em mim e nos meus direcionamentos.
Nos últimos anos, o que eu mais gostava no trabalho não era o trabalho em si, e sim cuidar do crescimento do time. Tenho vários liderados que estão ainda em grande ascensão, e alguns inclusive me passaram. Não existe satisfação profissional melhor do que essa.
Eu já briguei tanto por eles que, em alguns momentos, pensei que seria mandado embora devido ao meu duro combate à imbecilidade corporativa. Outro ponto é que sempre trabalhei com o time para que eu fosse prescindível, sem medo de que isso acontecesse. Obrigado aos meus "pupilos" e "pupilas". You know who you are!
E claro, nessa lista, não poderia faltar meus pais, que me ensinaram sobre valor e honra, a ser forte, a ser bom, a ser emotivo, e com o carinho que recebi, a ser carinhoso. Também a minha esposa Ana, que, além de me amar do jeito que eu a amo, sempre me apoiou em tudo, incluindo no campo profissional. E a minha filha, companheira de aventuras, interessada pelo mundo, pela vida, e com quem aprendo muito para me manter jovem de espírito e com a cabeça aberta.
Bem, para ser sincero, essa lista é quase infinita. Foquei aqui mais nas pessoas com influência profissional. Certamente você está no grande complemento dela, que está na minha cabeça.
Bem simples e direto. Muito obrigado por estar comigo. E conte comigo também.
BIG HUG
Paulo parabéns pela coragem e determinação. Que você tenha muita sorte em seu novo projeto e que seja muito feliz nele. Grande abraço!
CEO & Managing Partner at Alexander Hughes - Ensuring the Best Talents reach the Right Roles
2 semParabéns Manzano!! Finalmente percebeu que a porta da gaiola estava aberta! Altos voos te aguardam. Já é um alpinista experiente, agora só falta 88quatro8. Boa jornada.
SVP Commercial Operations - Stellantis South America
2 semParabéns pela trajetória meu amigo. Tenho certeza que essa nova etapa, será mais um grande passo para sua realização profissional. Muita admiração por você. Um abraço
Editor da coluna semanal sobre automóveis que leva o seu nome
2 semEm frente, Paulo!
Diretora de Marketing, Consultora de Marketing, Estratégia, Relacionamento com Clientes, Sustentabilidade, Parcerias, Captação de Recursos
2 sem👏🏻👏🏻👏🏻