Você também comete esse erro no Processo Seletivo?

Você também comete esse erro no Processo Seletivo?

O Processo de Seleção foi exaustivo, muitas etapas e tudo que você quer agora é voltar para o ritmo normal do seu RH....

Nesse momento, muitos de nós cometem um erro que, a médio prazo, pode destruir nossa marca empregadora:

Não dar feedback para os candidatos que não foram aprovados no processo seletivo.

Mesmo que quando eles tenham sido chamados para participar você tenha esclarecido que apenas os classificados para as próximas etapas seriam contactados. Ainda assim, essa falta de retorno para o candidato afeta a reputação da empresa empregadora.

O problema é quando se mantém os candidatos sem esse retorno, sem saber se foram selecionados ou o motivo de não terem passado no processo prejudica a imagem da empresa e reduz a possibilidade de contratações futuras. Esse arranhão na marca empregadora também afeta a visão que nossos clientes fazem de nós já que, após a era das redes sociais, as notícias correm muito rápido e podem facilmente viralizar.

Além disso, o feedback pós seleção pode ajudar na conquista de clientes futuros como aconteceu comigo.

Lembro-me uma vez que estava selecionando uma secretária executiva para uma assessoria de impressa. Apensar de ser apenas uma vaga foi um processo extenuante. Tivemos mais de 100 currículos para analisar, na época em que não tínhamos “bots” para fazer a triagem. Chegaram ao final da seleção 10 candidatas e apenas uma selecionada.

Tudo o que eu queria, nesse momento, era começar a assessoria a empresa do novo contrato. Mas havia nove pessoas a serem informadas de seus resultados.

Enviei um e-mail a cada uma delas agradecendo a participação e resumi em dois parágrafos o que poderiam melhorar para os próximos processos seletivos que fossem participar.

Seis anos depois uma das candidatas não selecionadas na época contratou nossa consultoria para a empresa que ela havia fundado. E ela me disse nesse momento que o que fez com ela me chamasse para a consultoria foi o fato de eu ter sido a única recrutadora em toda a sua trajetória profissional que forneceu um feedback e mostrou como ela poderia melhorar e crescer em sua carreira.

Confesso que não me lembrei dela especificamente, mas ela se lembrava em detalhes do que eu disse na época.

Investir em feedback nos processos seletivos ajuda a fortalecer a nossa marca empregadora e a aumentar a nossa visibilidade enquanto RH Estratégico, favorecendo, também, o envolvimento dos colaboradores com os valores da empresa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Patricia Az

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos