Você tem medo de ser considerado obsoleto, ultrapassado e acabar sendo substituído?

Se você não tem este medo imagino que esteja num dos grupos abaixo:

1. Não faz ideia do que está acontecendo no mundo e só vai acordar quando for tarde demais. 

2. Está se desenvolvendo em ritmo constante, adquirindo novos conhecimentos tecnológicos e comportamentais, acompanhando as mudanças que estão em curso nos últimos 15 anos e que serão consideradas lentas nos próximos 15.

A pandemia global atuou como catalisador das mudanças que estão em curso desde que Steve Jobs anunciou o iphone em 2007.

Na verdade, o processo de crescimento exponencial foi startado ainda na década de 60 quando os primeiros chips de computador começaram a ser fabricados. Naquela época, um dos fundadores da Intel, Gordon Moore fez a profecia que ficaria conhecida como Lei de Moore: A relação performance/custo dobraria a cada 18 meses. E aqui estamos nós, com drones de 100 dolares utilizando um giroscópio mais moderno e milhões de vezes mais barato que aquele instalado na nave que levou o homem a lua.

Este salto tecnológico proporcionou a criação de empresas chamadas organizações exponenciais, onde o modelo de gestão tradicional não funciona mais.

Estas organizações já estão matando as empresas tradicionais e isso só vai aumentar...numa velocidade que cresce exponencialmente. 

E perceba um detalhe...organizações exponenciais são criadas por ser humanos que tem formas de pensar e agir diferenciados: tornam os clientes seus maiores colaboradores, atuam sem necessidade de infraestrutura, terceirizam atividades globalmente, gerenciam tarefas e apostam no talento das pessoas, geram resultados que crescem assustadoramente.

É assim que você lidera o seu time e a sua empresa? Se não é, você já está no caminho da obsolescência.

O lado bom pra você? Esta maneira de pensar e agir pode ser aprendida, desenvolvida.

Como todo processo de mudança comportamental, ele ocorre em etapas:

  1. Pré-Contemplação: Nesta etapa o indivíduo ainda não está ciente da mudança, está satisfeito com seu comportamento, devidamente instalado em sua zona de conforto.
  2. Contemplação: Aqui o indivíduo desperta para a necessidade de mudança em seu comportamento. O comportamento atual passa a incomodar e ele define qual o novo comportamento a ser aprendido (objetivo).
  3. Preparação: Nesta etapa o indivíduo precisa planejar o seu processo de aprendizado do novo comportamento. Para algumas pessoas, esta é uma etapa crítica, pois a falta de conhecimento impede que haja um bom planejamento. Nesta fase também é possível que surjam as primeiras barreiras e desmotivações o que leva o indivíduo a estar “pior agora do que antes”.
  4. Ação: Aqui o processo de mudança já está em curso, o novo comportamento já foi aprendido e o indivíduo começa a colher os frutos desta mudança.
  5. Manutenção: O novo comportamento foi incorporado e este passa a ser o “novo normal’. Apesar disso, o indivíduo não pode negligenciar os gatilhos que o faziam se comportar da maneira antiga, para evitar uma possível recaída.
  6. Recaída: Esta etapa pode ou não ocorrer. Ela representa o retorno ao comportamento indesejado por uma falha na etapa de manutenção. Quando ocorre o indivíduo deve voltar a seguir seu plano ou alterá-lo para que fique ainda mais forte. Se não for capaz de lidar com a situação e não tiver a ajuda que precisa pode voltar ao comportamento antigo e terá que recomeçar o processo.

Que tal começar este processo? Ser um líder, um profissional, um empreendedor com pensamentos e comportamentos exponenciais só depende de você.

Antes de fazer a diferença você terá que se tornar diferente.

Esta é a única forma que você tem de não se tornar a próxima Nokia, Kodak, Naviteq, etc.

Inovação começa de dentro pra fora. Pense diferente e faça acontecer. 

Grande abraço e até a próxima.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Dalton Ribeiro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos