Você teria desistido?
7 lições do Superbowl para os empreendedores que pensam em desistir
Você conhece esse cara ai da foto? Não? Pois ele se chama Tom Brady, considerado por muitos o maior jogador da história da NFL, a liga de futebol americano.
Inicialmente temos a impressão que a vida dele é somente de glórias. Muitos e muitos recordes coletivos e individuais, jogador com o maior número de títulos da história, conta bancária gorda, três filhos e ainda casado com a Gisele Bundchen. Não dá para querer mais, não é? Mas se voltarmos para o início da sua trajetória, veremos que não foi bem assim e podemos tirar lições valiosas dessa experiência.
Seleção
Todos os anos os 32 times da NFL fazem uma seleção de jogadores universitários para os seus elencos. Os maiores destaques são as primeiras escolhas que ganham festas, sobem ao palco e dão entrevistas. A partir dai os times vão selecionando os demais jogadores apenas para compor os seus elencos. Tom Brady foi a escolha de número 199 no ano 2000 pelo New England Patriots, ou seja, foram escolhidos 198 jogadores antes dele. O seu próprio time fez outras 5 seleções e foram selecionados também outros 6 jogadores da mesma posição até chegar a vez dele!
A maior explicação para isso talvez seja sua carreira na universidade onde começou como o 7º reserva da posição de quarterback (a mais importante do time) e somente conseguiu ser titular após 2 anos de intensos treinamentos e muitas frustrações. Brady conta que acompanhando com os seus pais pela TV a seleção dos jogadores, após ver vários nomes que não o dele serem chamados, não quis ficar mais assistindo e saiu da sala. Quando seu nome foi enfim escolhido, mesmo sabendo de toda dificuldade que iria enfrentar, chorou de felicidade. Sabia que em algum momento teria uma chance.
NFL
Na sua primeira temporada como profissional foi o 3º reserva e participou de apenas um jogo sem qualquer destaque. Apesar disso, ele continuou treinando com o mesmo afinco esperando por uma oportunidade de mostrar o seu valor, assim como fez na universidade.
Em sua segunda temporada ele começou como o reserva imediato e quis o destino que no segundo jogo o titular da posição se machucasse dando a oportunidade que ele tanto queria e se preparou. A partir dali foram 15 anos de muitas vitórias, títulos, recordes e o status de grande jogador.
Superbowl
No último domingo tivemos o tão falado Superbowl, um dos maiores eventos esportivos do planeta. O New England Patriots, time de Brady, alcançou a decisão pela 7ª vez (um recorde), vislumbrando sua 5ª conquista (outro recorde). Entretanto, o jogo começou muito mal para New England, indo para o intervalo perdendo de 28-3, alguma coisa como um 5x0 no futebol. Até esse jogo a maior virada da história tinha sido comandada pelo mesmo Brady no Superbowl de 2015 tirando uma desvantagem de 10 pontos, dessa vez eram 25!!
Muita gente foi dormir, até jornais se adiantaram e imprimiram capas com a certeza da derrota do seu time. Brady, mais uma vez não desistiu e liderou sua equipe para a mais incrível virada da história vencendo por 34-28 na prorrogação.
O que isso tem a ver com empreendedorismo?
A resposta é: Tudo! Empreendedores lidam diariamente com várias dessas situações e precisam saber lidar com elas se quiserem vencer. Exemplos são fonte de inspiração para várias pessoas e por isso extraí 7 lições dessa história que compartilho abaixo:
- Acreditar em você mesmo - Se o próprio Tom Brady não acreditasse nele teria desistido na 1ª oportunidade, ao invés disso, continuou trabalhando e aguardando a sua chance. As vezes temos apenas uma e precisamos estar preparados quando ela chegar e ele estava;
- Não deixe de se aprimorar - Ele treinou muito até ter sua oportunidade e mesmo aos 39 anos e já consagrado continua trabalhando duro, a ponto de ser o mais velho da sua posição a conquistar um título (já havia sido o mais novo a ganhar também);
- Siga o seu sonho - Saber lidar com as frustrações é fundamental para continuar persistindo até conseguir. Para ele o que importa é vencer e continuar vencendo e ele se dedicada exaustivamente para isso. Os percalços são apenas distrações na sua trajetória;
- A importância de um time - Tudo bem, Brady é muito bom, possivelmente o melhor de todos, mas nada disso seria possível sem um grande time. Na NFL são mais de 40 jogadores no elenco e mais uma dezena de integrantes na comissão técnica. Todos eles tem a sua função e contribuição. Saber reconhecer a importância de cada um é primordial, ninguém consegue nada sozinho;
- Liderança - Para fazer um amontoado de pessoas se unirem por um objetivo é preciso uma liderança. Mais do que isso, nas horas críticas é papel do líder mostrar os caminhos e foi isso que o Brady fez. Mesmo tendo falhado no começo do jogo, deu a volta por cima e foi praticamente perfeito no final. Sua atuação sublime com certeza motivou seus companheiros a realizarem feitos que nem eles mesmo acreditavam;
- Mentor - O técnico do seu time, Bill Belichick, é considerado também um dos maiores da história, estando à frente da equipe desde antes da sua chegada. É sabido que a relação entre os 2 é quase que exclusivamente profissional, mas nem por isso Brady deixa de ouvir, respeitar e principalmente aprender com o seu técnico. Os dois formam a dupla técnico/quarterback mais vitoriosa da história;
- Família - Principalmente nos momentos de dificuldade, Brady, teve um apoio incondicional da família e dos amigos, que acompanharam sua angustia na faculdade, o dia que (quase não) entrou na NFL, suas lesões e derrotas importantes. Nessa temporada sua mãe não pode acompanhar os seus jogos por conta de uma doença grave e mesmo assim no momento mais importante do ano estave lá ao seu lado para motivar o filho nessa conquista. Sua família esteve lá em todos os momentos!
Tom Brady e sua família após a vitória no domingo.
O que não falta para nós empreendedores são motivos para desistir. Economia, governo, insegurança, impostos, juros, inflação e muitos outros fantasmas. Entretanto, devemos ter em mente onde queremos chegar e focar nisso que todo o resto se torna secundário. Em vez de motivos para desistir, pense nos motivos para persistir. Você verá como essa "simples" mudança fará toda a diferença.
Tenho direcionado os meus pensamentos para isso e o resultado não poderia ser outro senão o sucesso. Mesmo após ter falhado em empreendimentos anteriores, comecei um terceiro e apenas três meses depois já estamos expandindo nossas operações aumentando a capacidade em 75%, e esse é apenas o início da trajetória do Coworking Town. Tenha plena convicção que o futuro será incrível para nós!
E você? Vai desistir?
Project Management | BI & Analytics | Contract & Supplier Management | Procurement
7 aA questão é entender que os desafios, na verdade, são aprendizados de algo maior que o obstáculo enfrentado em determinado momento. E sempre focar na meta maior, no sonho grande para não desistir.