Volta das emendas parlamentares; perdão de Biden ao filho; e escalada da guerra na Síria

Volta das emendas parlamentares; perdão de Biden ao filho; e escalada da guerra na Síria

Olá, boa noite! 🌛

STF libera pagamento de emendas parlamentares, e governo espera que isso ajude e aprovar logo o pacote de corte de gastos.

E ainda: Biden concede perdão ao filho na reta final do mandato; e nova escalada da guerra na Síria deixa o Oriente Médio ainda mais instável.

✍️ Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.


STF libera emendas parlamentares

O ministro Flávio Dino, do STF, liberou hoje a volta do pagamento das emendas parlamentares, que estavam suspensas desde agosto. A decisão impõe regras de transparência para os repasses e foi ratificada pela maioria dos ministros da Corte. Entenda a decisão do ministro.

Emendas parlamentares são repasses de dinheiro do Orçamento da União para custear obras e programas indicadas por deputados e senadores em suas respectivas bases eleitorais. 

Na avaliação do governo, a volta das emendas após mais de 3 meses deve ajudar a acelerar a votação do pacote de corte de gastos, anunciado na semana passada e considerado essencial pela equipe econômica para manter o equilíbrio das contas públicas. As propostas ainda não foram enviadas ao Congresso.


Biden dá perdão presidencial ao filho

A poucas semanas de deixar a Casa Branca, o presidente dos EUA, Joe Biden, concedeu perdão "total e incondicional" ao filho, Hunter Biden.

A anistia impede que Hunter Biden seja preso pelas acusações de compra ilegal de arma de fogo e sonegação de US$ 1,4 milhão em impostos.

O advogado de Hunter já pediu arquivamento das acusações.

O perdão acontece um mês antes do fim do mandato de Biden e não pode ser revogado por Donald Trump, que já criticou a medida.

Biden tinha dito anteriormente que não usaria o poder em benefício próprio ou de seus familiares. Hoje, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, defendeu a ação e disse que o presidente tinha a preocupação de que seus opositores continuassem a perseguir seu filho no futuro.


Guerra na Síria ressurge

A guerra civil na Síria voltou à tona com uma ofensiva surpresa na qual jihadistas que combatem o governo do presidente Bashar al-Assad tomaram a cidade de Aleppo. O ataque foi um dos maiores em 13 anos do conflito e o primeiro na região desde 2016.

A nova ofensiva pode tornar ainda mais instável o cenário no Oriente Médio, em um momento em que Israel, apoiado pelos Estados Unidos, luta contra o Hamas em Gaza e contra o Hezbollah no Líbano, ambos grupos aliados ao Irã. Na Síria, Assad tem o apoio de Putin para enfrentar os jihadistas. Entenda o xadrez dos conflitos na região.


Imagem do dia

Uma baleia-de-dentes-de-espada, considerada raríssima, foi encontrada morta em uma praia da Nova Zelândia em julho. Hoje, um grupo de cientistas dissecou o animal. Essa é a primeira vez que esse tipo de estudo é feito e deve contribuir para conhecer melhor a espécie. Até hoje, só sete animais desse tipo foram vistos. Saiba mais.


O Assunto 🎧

Episódio #1.357: A produtividade do Brasil e do brasileiro


também teve isto 👀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos