Vossa Majestade, o Conteúdo.
Você já parou para pensar porque algumas marcas não saem da nossa cabeça enquanto outras raramente são lembradas e não tem influência sobre o nosso poder de compra?
Tornar o cliente em um apaixonado por uma marca, em seu defensor, requer um trabalho contínuo em criar conexões conscientes ou não, encantar, despertar sensações e emoções. Tudo isso de forma que a marca relacione-se genuinamente com o consumidor, ficando gravada não apenas em sua mente, mas em seu coração. Ao mesmo tempo é preciso mostrar claramente o posicionamento, propósitos e valores da empresa e como esses são difundidos pela marca.
Uma marca pode ser apresentada e reconhecida de várias formas: pelas suas cores, tipos de letra, logotipo, formatos de embalagem, música, mascote, linguagem/conteúdo etc. Eu tenho uma "queda" pelo conteúdo. Para mim, trata-se de uma das maneiras mais efetivas de se transmitir conceitos, aumentar a visibilidade da marca, possibilitar identificações e criar uma personalidade para a marca.
Existem diferentes estratégias de gestão de marca. Dentre elas, Branded Content (Conteúdo de Marca, tradução mais comum) e Marketing de Conteúdo, que se complementam e, portanto, devem caminhar juntas. Enquanto a primeira tem como objetivo despertar a atenção do público para criar engajamento e fortalecer a lembrança da marca, a outra é mais empregada para gerar vendas e fidelizar clientes.
O Branded Content se destaca melhor nas redes sociais, ganhando força a medida que seu conteúdo é compartilhado por diferentes usuários gerando buzz, "caindo na boca do povo". E, para tanto, o conteúdo deve ser capaz de se conectar, ter qualidade e, principalmente, ser considerado relevante por quem o lê/ouve/assiste. Não se trata de um anúncio tradicional que fornece informações engessadas sobre o produto/serviço e seus benefícios. É sobre contar histórias, narrativas, que despertam o interesse da audiência ao comunicar a personalidade da marca de forma "leve", divertida e flexível.
Mas, cuidado! É preciso equilíbrio na criação da peça, pois quem é impactado pelo Branded Content não pode se sentir enganado, manipulado. A peça deve conseguir envolver, seduzir e entreter a audiência de forma natural.
Um Branded Content feito corretamente permite que a empresa se diferencie da maioria, estreitando o relacionamento com o consumidor e aumentando consideravelmente a visibilidade da marca, fazendo-a ser reconhecida por seus valores e pelas causas que defende.
E o Marketing de Conteúdo, onde se encaixa?
É uma estratégia colocada em prática com o objetivo de informar e orientar o consumidor sobre os produtos/serviços da empresa, sanando dúvidas, resolvendo problemas e educando por meio de textos em site, blog, rede social, e-mails, ebooks, produção de vídeos etc. Vale ressaltar que o Marketing de Conteúdo não diz respeito à criação de textos e vídeos de forma aleatória, requer um planejamento, um cronograma de ações e uma posterior mensuração de resultados para embasar novas ações, inclusive detectando o que funciona e o que não funciona.Trata-se de um trabalho que exige regularidade e consistência.
No Marketing de Conteúdo é importante pensarmos na figura da persona. Sim, antes de elaborar um texto/produzir um vídeo é preciso criar um perfil detalhado de quem terá acesso às peças. E todas as peças de marketing devem ser orientadas para essa persona, contendo mensagens personalizadas.
Dentre os resultados que a empresa pode obter com o Marketing de Conteúdo estão: captar, qualificar e converter leads, aumentar o tráfego do site, conduzir o consumidor pelas fases do funil de vendas levando-o à decisão de compra e aumentar a interação social com a marca.
Agora você entendeu porque para mim conteúdo é rei?
*Liliana Cardoso possui experiência em Gestão de Marca, Comunicação Corporativa, Marketing, Produção de Conteúdo, Publicidade e RP. Líder de projeto em diferentes áreas, com atuação nos segmentos de Tecnologia, Prestação de Serviços, Educação, Esporte e Entretenimento.
Adorei! Eu gosto demais desse nicho dentro do Marketing. Conteúdo excelente! :)
Especialista em marketing | Gestão de campanhas | Comunicação 360° | Eventos | Marketing Digital
5 aTambém sou super fã de conteúdo Liliana M. Cardoso. Os melhores são aqueles que contribuem de alguma forma, sem intenção de vender algo. Pra mim marcas que trabalham estrategicamente na produção de conteúdo estão muito à frente na conquista de seus consumidores.
Publicitária, Social Media e Designer Gráfica.
5 aParabéns Lili! Ótimo conteúdo. :)
Especialista em Gestão de Equipes com Atitude de Dono | Palestrante | Empresária
5 aObrigada pelas contribuições Liliana M. Cardoso. Texto claro e objetivo. Feliz 2019