Workshop de inovação encerra semana de intercâmbio internacional
Uma semana dedicada ao conhecimento, troca de experiências e visitas às nossas instalações. Esta foi a jornada da comitiva internacional vencedora do Prêmio Ideias em Ação para conhecer, junto à Sabesp, seus projetos, estratégias e conquistas.
E para encerrar, realizamos, nesta sexta-feira, 10/3, um workshop sobre inovação com a presença do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável pela premiação. Também recebemos executivos das Empresas Estaduais de Saneamento do Brasil que trouxeram experiências e lições aprendidas, bem como expositores e startups para apresentar e mostrar técnicas e modelos voltados para serviços e gestão de sistemas de saneamento.
Para Andre S. , Diretor - Presidente da Sabesp, as ideias passam a ter valor quando se materializam e entram em ação. E do lado do saneamento isso se torna ainda mais fundamental, pois a nossa razão de existir é levar dignidade, água e serviços de esgotos para todos.
Num cenário desafiador, com mudanças climáticas e a urgência de universalização dos serviços, Romildo Porto , da Compesa Companhia Pernambucana de Saneamento , Pedro Cardoso de Santana Filho da CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal e Claudio Stabile , da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar falaram sobre os principais desafios para implementar infraestrutura em situações diversas, a busca de cooperação para desenvolver um ecossistema de inovação, além da necessidade de implementar novas formas para gerar valor e resultados para os clientes, meio ambiente e a sustentabilidade.
Recomendados pelo LinkedIn
Paula Violante , Diretora da Sabesp, participou de uma mesa redonda para abordar a integração no ecossistema de saneamento.
“Trocar práticas e nos fortalecer. São muitos desafios que passam por trabalhar em áreas não planejadas e buscar alternativas não convencionais para atender a sociedade”, comentou Paula.
Ter foco no empreendedorismo, estimular a cultura da inovação na operação da prestação dos serviços, parcerias com universidades, startups, considerar a realidade e a inovabilidade que é a inovação para a sustentabilidade foram pontos destacados na explanação que teve a presença de Gustavo Rafael Collere Possetti, Gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar; Marcia Fragoso Soares, Diretora de Desenvolvimento Tecnológico da Copasa; Flávio Coutinho Cavalcante , Diretor de Eficiência e Atenção ao Cliente da Compesa; Fuad Moura G. Braga , Assessor de Projetos Especiais e Novos Negócios; Tiago Pena , Especialista em Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Para falar da operação e das experiências inovadoras, Cristina Knörich Zuffo , superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp mediou o painel destacando o fortalecimento do setor que mesmo diante de situações muitas vezes desafiadoras, traz avanços e inovações.
Jenny Vanessa Londoño, da EPM Colômbia e vencedora do Prêmio Ideias em Ação ressaltou o aspecto social do projeto desenvolvido em seu país para levar saneamento básico, coleta e tratamento de esgotos para comunidades em áreas informais, com implementações não convencionais, sistemas de esgotos aéreos e também o papel de orientar as pessoas sobre usos e cuidados com as instalações.
Falando sobre empreendedorismo, fomentação de ideias por colaboradores, Fabiola Coelho da Compesa, Marcus Tulius , da Copasa e Gustavo Rafael Collere estiveram no terceiro e último painel do evento.
Operadora de telemarketing na Teleperformance Brasil
1 aÉ Sabesp já dá pra pedir música no fantástico ?🪣🚰🚱💧💦 (ontem completou 3 dias que vocês fecharam a torneira da minha região).
Advogada na Sabesp
1 aFoi excelente! Obrigada!