Gerir as definições dos serviços de localização
Com a sua permissão, os serviços de localização permitem que as aplicações (como Mapas, Câmara, Meteorologia e outras) e sites usem informação de vários tipos de redes para determinar a sua localização aproximada ou exata. Pode encontrar os serviços de localização no iPhone, iPad e Mac.
Quando uma aplicação está a usar os serviços de localização, o ícone dos serviços de localização surge no iPhone e iPad (na barra de estado que se encontra na parte superior do ecrã) e no Mac (na barra de menus).
Mesmo que desative os serviços de localização, aplicações e sites de terceiros podem usar outros métodos para determinar a sua localização. Para sua segurança, a informação de localização do dispositivo pode ser usada durante chamadas de emergência, nomeadamente para determinar a sua localização, quer os serviços de localização tenham sido ativados ou não.
Saiba como: para ver uma tarefa abaixo, selecione o botão de mais junto ao respetivo título.
Desativar os serviços de localização
Quando configura um dispositivo, é-lhe perguntado se pretende ativar os serviços de localização. Depois de concluir a configuração, pode ativar ou desativar os serviços de localização em qualquer altura.
No iPhone ou iPad: vá a Definições > Privacidade e segurança > Serviços de localização e desative a partilha de localização.
No Mac com o macOS 13 ou posterior: selecione o menu Apple > Definições do Sistema, clique em “Privacidade e segurança” , clique em “Serviços de localização”, desative a opção “Serviços de localização”, digite a sua palavra-passe e, depois, clique em “Desproteger”.
No Mac com o macOS 12 ou anterior: selecione o menu Apple > Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade e, depois, clique em “Privacidade”. Clique em “Serviços de localização”. Se o cadeado no canto inferior esquerdo estiver trancado , clique nele para desproteger o painel de preferências. Desassinale “Ativar serviços de localização”.
Ativar os serviços de localização
Quando configura um dispositivo, é-lhe perguntado se pretende ativar os serviços de localização. Depois de concluir a configuração, pode ativar ou desativar os serviços de localização em qualquer altura.
Se não ativou os serviços de localização durante a configuração:
No iPhone ou iPad: vá a Definições > Privacidade e segurança > Serviços de localização e ative a opção “Serviços de localização”.
No Mac com o macOS 13 ou posterior: selecione o menu Apple > Definições do Sistema, clique em “Privacidade e segurança” , clique em “Serviços de localização”, ative a opção “Serviços de localização”, digite a sua palavra-passe e, depois, clique em “Desproteger”.
No Mac com o macOS 12 ou anterior: selecione o menu Apple > Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade e, depois, clique em “Privacidade”. Clique em “Serviços de localização”. Se o cadeado no canto inferior esquerdo estiver trancado , clique nele para desproteger o painel de preferências. Selecione “Ativar serviços de localização”.
Especificar que aplicações podem usar os serviços de localização no iPhone ou iPad
Algumas aplicações podem não funcionar se os serviços de localização não estiverem ativados. Na primeira vez que uma aplicação necessitar de acesso à informação dos serviços de localização, recebe uma notificação a pedir permissão. Escolha uma das opções:
Permitir uma vez
Permitir durante a utilização
Não permitir
Pode rever ou alterar o acesso de uma aplicação específica à sua localização e indicar com que frequência pode usar a sua localização. Seguem-se instruções para o iPhone e iPad.
Vá a Definições > Privacidade e segurança > Serviços de localização e reveja ou altere as definições de acesso de uma aplicação.
Para ver a respetiva explicação para solicitar serviços de localização, toque na aplicação.
Determine a precisão com que pretende que as aplicações saibam a sua localização.
Para permitir que uma aplicação use a sua localização específica, deixe a opção “Localização exata” ativada.
Para partilhar apenas a sua localização aproximada, que pode ser suficiente para uma aplicação que não necessita de saber a sua localização exata, pode desativar “Localização exata”.
Nota: se configurar o acesso de uma aplicação para “Perguntar da próxima vez”, será avisado para ativar novamente os serviços de localização da próxima vez que uma aplicação os tentar utilizar.
Especificar que aplicações podem usar os serviços de localização no Mac
Proceda de uma das seguintes formas:
No Mac com o macOS 13 ou posterior: selecione o menu Apple , clique em Definições do Sistema, clique em “Privacidade e segurança” , clique em “Serviços de localização”, desative a opção “Serviços de localização”, digite a sua palavra-passe e, depois, clique em “Desproteger”.
No Mac com o macOS 12 ou anterior: selecione o menu Apple > Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade , clique em “Serviços de localização” e, depois, desassinale “Ativar serviços de localização”. Poderá ser necessário desproteger as Preferências do Sistema para efetuar alterações. Para isso, clique no botão de cadeado no canto inferior esquerdo e, depois, digite a sua palavra-passe.
Assinale a opção junto a uma aplicação para permitir que use os serviços de localização. Desassinale a opção para desativar os serviços de localização para essa aplicação.
Se desativar os serviços de localização para uma aplicação, ser-lhe-á pedido que os volte a ativar quando uma aplicação tentar usar os dados de localização.
Desloque-se para o fundo da lista de aplicações até ver “Serviços do sistema” e, depois, clique no botão “Detalhes” para ver os serviços do sistema específicos que usam a sua localização.
Para permitir que a localização do Mac seja usada pelas Sugestões de Siri e pelas Sugestões do Safari, assinale a opção “Sugestões baseadas na localização”.
Para permitir que o Mac identifique locais importantes para si e forneça informação relacionada útil nas aplicações Mapas, Calendário, Lembretes, entre outras, assinale “Locais importantes”. Os locais importantes permanecem cifrados e não podem ser lidos pela Apple. Clique em “Detalhes” para ver uma lista de locais que foram identificados. Para remover um local da lista, selecione-o e clique no botão “Remover” . Para remover todos os locais, clique no botão “Mais” e, depois, clique em “Limpar histórico”.