Engenheiros e Arquitetos - Porque não implantar vagas verdes?
Na minha cidade (Resende) e em muitas outras, onde a lei de zoneamento permite, muitos Empreendedores criam vagas na área frontal, seja no recuo obrigatório ou não. Entretanto, fico atônito porque Poder Legislativo, da maioria das cidades, não obrigam soluções que possibilitaria maior permeabilidade do solo - E O POVO TAMBÉM NÃO COBRA - Infelizmente fui lembrar deste assunto após ver matéria no jornal local filmando “enchente” em frente a drogaria recém inaugurada e com todas as vagas frontais a loja com cimento (eliminando o que existia de área verde) e em todas as lojas vizinhas observei o uso de asfalto/cimento.
Será que haveria a enchente se todas estas vagas e até mesmo as vagas públicas ao longo da rua utilizassem vagas permeáveis que permitisse drenagem do solo?
Outro exemplo é prefeitura recuperar muitas ruas simplesmente colocando asfalto encima de bloquetes ou paralelepípedos. Além da falta de preocupação com o meio ambiente. Pergunto aos especialistas: Eles não poderiam reaproveitar os bloquetes em outras ruas ?
Também temos exemplos negativos até em condomínios e garagens particulares, ou seja, é hora de buscarmos conscientizar a todos sobre a necessidade de projetos com preocupação ambiental.
Vamos abraçar a ideia das cidades- esponja?
De minha parte vou cobrar dos Vereadores e até do Executivo que façam projetos com maior preocupação com o meio ambiente, inclusive novos modais que não agridem o meio ambiente. Veja o exemplo no infograma abaixo:.
Independente dos argumentos que até poderiam justificar a não implantação destas soluções, lembramos que somos uma sociedade que cada vez mais degrada e negligencia o meio ambiente e que temos que pensar na imagem positiva e que agrega valor à empresa que pensa no meio ambiente.
Recommended by LinkedIn
Também temos que pensar a longo prazo, a fim de amenizar a suscetibilidade a esses fenômenos. Entendo que é um preço que temos que pagar.,
Veja outros artigos sobre projetos e sustentabilidade:
Fiquem à vontade para criticas ou sugestões que enriqueçam o debate. Abs
Representante de Desenvolvimento de Vendas na Cohesive
3yMuito bom! Observem que além do aspecto das enchentes, temos também a importância da captação de água pelos solos, algo essencial para manutenção dos lençóis aquíferos e o fluxo correto do ciclo hidrológico, que afeta nossas reservas de água e, consequentemente, o abastecimento de água potável e a geração de energia.
Arquiteta e Urbanista | Gerenciamento e Coordenação de Projetos | COMPATIBILIZAÇÃO | AUTOCAD | PROMOB | REVIT | BIM | LEGALIZAÇÃO
3yA maioria das prefeituras incentivam e definem parâmetros de permeabilidade do lote a ser respeitada - que é a taxa de permeabilidade. Muitas vezes após habite-se os condomínios substituem a áreas permeáveis (grama, pedrisco, blokret..) por pisos impermeáveis pela facilidade/custo de manutencao. Esse é o grande problema nas grandes cidades, o indivíduo não vê o prejuízo que causa cimentando o seu inocente "pedaçinho". Se multiplicarmos esta atitude por toda a área de lotes de uma cidade teremos então o que já vemos hoje durante grandes chuvas. Precisamos pensar de forma sustentável em nossas vidas e tornar isso uma rotina. Pequenas ações parecem inócuas individualmente mas se multiplicadas pela população como um todo resulta em grandes benefícios. Obrigada Fernando Braz pelo conteúdo de qualidade!
Gestor e Consultor Parking
3yWellington Martins Aurelio Campos Francisco Squeff Nora Andrea Ferrari
Sócio proprietário | L.Dallacorte
3yBela matéria!