Os 5 maiores erros que você pode cometer ao abrir uma empresa
Muitas pessoas acreditam que para empreender é preciso apenas ter uma ideia genial, um produto ou serviço inovador e que seja visto como necessário pelas pessoas. A partir disso, vão tocando o dia a dia, um desafio por vez, até que as coisas se ajeitem ou quebrem de vez.
Mas, na realidade, o importante na verdade não é a ideia em si. E sim como você estrutura a sua empresa e a disciplina com a qual toca a rotina dela. Analisando superficialmente o mercado, é possível encontrar empresas com propostas que não são inovadoras, que foram praticamente copiadas, mas que tiveram sucesso por não cometer alguns erros básicos. Quer saber quais são eles?
- Siga-me no LinkedIn
- Siga-me no Instagram
- Inscreva-se no meu canal no YouTube
- Siga meu podcast no Spotify
1) Não fazer um plano de negócios
Planejamentos nunca são fáceis e nem rápidos. Mas, são extremamente importantes, pois vão garantir que seu negócio nasça e cresça com uma base sólida. E não é só uma questão de pensar no financeiro.
O planejamento estratégico fala de todas as frentes da empresa: metas de venda, crescimento financeiro, gestão e retenção de pessoas, marketing e reconhecimento da marca no mercado, entre outros pontos.
2) Não conhecer seu público-alvo
É impossível vender e ter seu produto ou serviço reconhecidos pelos consumidores se você não os conhece bem. Antes de começar a sua empresa, precisa conhecer profundamente quem você pretende atingir:
- Quais são seus hábitos?
- Quais são seus valores pessoais?
- Quais são suas preferências em relação ao tipo de produto e serviço que pensa em oferecer?
- Quais lugares que costumam frequentar e por onde navegam na internet?
A ideia é que você consiga, com base nessas informações e em muitas outras, definir o diferencial da sua empresa para que ela se destaque em relação às outras.
3) Não analisar dados para estabelecer seus objetivos
O famosos sexto sentido ou feeling é importante no mundo dos negócios, mas ele não supera os dados. Hoje em dia existem diversas ferramentas, adaptada aos diferentes nichos, que geram dados da sua empresa e do mercado em tempo real para que você tome as decisões do dia a dia com uma base sólida e clara. Vale a pena investir em tecnologia, dados e em uma pessoa especializada em interpretá-los, caso não seja uma aptidão sua, também para traçar objetivos futuros com foco no crescimento.
4) Não separar as contas empresariais e pessoais
Além de problemas tributários que podem surgir com a mistura dos valores, como impostos relacionados ao pró-labore, você confunde a rentabilidade da empresa com o lucro e acaba gastando o que deveria ser investido de novo no negócio. Vale reforçar que, neste caso, sua empresa pode não ser vista como rentável se for necessário algum tipo de investimento externo no futuro.
5) Não agir como empreendedor
Algumas atitudes são fundamentais para quem quer abrir o próprio negócio:
- Dedicação;
- Resiliência;
- Autoconfiança;
- Vontade de aprender sempre;
- Saber calcular os riscos e se arriscar de maneira segura;
- Eficiência;
- Persistência;
- Entre outras.
Mas a principal é o comprometimento. Sem ele, nenhuma das outras atitudes existe e o empreendedorismo se torna um tiro no pé. Vale, antes de começar, ler as histórias de outros empreendedores, fazer contatos para troca de ideias e até buscar ajuda profissional com um coach ou em cursos de especialização.
Você já cometeu algum desses erros na sua trajetória de empreendedorismo? Se ainda não começou sua empresa, tem medo de deslizar em algum deles? Podemos falar mais sobre e evitar os erros juntos.
Leia outros conteúdos como esse:
- 4 pontos importantes para ter uma sociedade de sucesso
- Como vi que o modelo de negócio da minha empresa estava errado
- Quais diferenças entre abrir empresa no Brasil e nos Estados Unidos
- Qual o papel do plano de negócios no sucesso da sua empresa
- Será que uma holding é a melhor saída para uma empresa familiar?
- Como a governança corporativa ajuda na busca das startups por investidores
- Como reduzir o impacto dos tributos na sua empresa
- Como as empresas terão que se adaptar à LGPD
- Como o Covi-19 tem mudado a forma de trabalho com o home office (artigo destaque pelos editores do LinkedIn)
- Quais os seus direitos ao ter sua viagem cancelada?
Sou Leonardo Roesler, advogado, sócio na Roesler Marchesini Salles Advocacia & Consultoria, escritório especializado em direito empresarial com escritórios em São Paulo (SP), Joinville (SC) e Miami (EUA). Idealizei um serviço personalizado para que as necessidades dos clientes sejam totalmente supridas. Sou ainda Diretor executivo no Uni Bilingual School, escola referência em formação de crianças, com parceria com a NBA e com a Cambridge International School.
Siga-me também no Instagram @leoroesler
Escute meus episódios no meu podcast no Spotify
Inscreva-se no meu canal no YouTube
Speaker | LinkedIn Top Voice & Creator | Columnist | Mentor - Personal Branding | Chief Marketing Officer
3yMuito bom o conteúdo Leonardo Roesler! Item 3 super relevante.
Managing Director | Speaker | Customer Experience | Disney | Psicologia Positiva | Coautora do Livro BestSeller sobre Soft Skills |
4ySempre com ótimos artigos, Leonardo Roesler.
Linkedin Creator | Personal Brand | Retail | Speaker | Mentor | Teacher
4yExcelente artigo Leonardo Roesler
Especialista em Humanização das equipes. Equipes mais gentis e unidas e o Atendimento a clientes como grande diferencial competitivo. Criador do programa PEAH de humanização.
4yLeonardo Roesler Parabens! Excelente artigo!
Gestão pública - Infraestrutura e Urbanismo | Coordenador de Operações - Ferrovia | Planejamento e Controle Produção
4yExcelente artigo. Bem didático, sem termos técnicos e com uma linguagem direta aos pontos chave. Parabéns!