TIMES

Por Redação do ge — Spielberg, Áustria


A crise interna na RBR parece não ter um fim, e ganhou um novo capítulo neste final de semana. Jos Verstappen, pai de Max Verstappen e ex-piloto de F1, cancelou a participação na Legends Parade, em que pilotaria o RB8, carro campeão em 2012. Segundo o holandês, Christian Horner teria feito esforços para que ele não estivesse no evento. Max, após o ocorrido, afirmou que a situação "poderia ter sido evitada".

F1 2024: Christian Horner e Jos Verstappen conversam no fim de semana do GP do Bahrein — Foto: Clive Rose/Getty Images

Quando o clima quente da RBR pareceu esfriar, Jos Verstappen e Christian Horner reacenderam os rumores de uma crise interna na equipe. Neste final de semana, o holandês falou ao Telegraaf que o chefão da construtora austríaca se esforçou para tirá-lo da Legends Parade.

- Ouvi de várias pessoas nos últimos dias que Christian Horner fez tudo o que podia para me impedir de pilotar. Então pensei: "diga na minha cara". Não deveria ser assim, acho isso muito decepcionante. Estou completamente farto dele. Parece um jardim de infância. Eu poderia ter dirigido, mas me retirei. Acho isso muito infantil da parte de Horner. Acho que isso diz algo sobre ele - disse Jos Verstappen.

Ao Motorsport, Christian Horner negou que teria vetado Jos Verstappen de participar do desfile de lendas, e pediu que o assunto seja deixado de lado.

Max Verstappen celebra vitória no GP da Arábia Saudita de F1 2024 ao lado de Helmut Marko e Christian Horner — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

- O desfile das lendas é algo organizado pelo circuito. Não houve veto da minha parte nem nada parecido. E tenho certeza que as lendas entrarão em ação mais tarde. Não acho que seja realmente útil continuar falando sobre o assunto Jos. Acho que nosso foco está muito em Max. Ele é nosso piloto. É com ele que temos contrato e é com ele que estamos focados em tentar vencer este GP - afirmou Horner.

A situação chegou em Max Verstappen, que se preparava para as sessões de disputa no Grande Prêmio da Áustria. O tricampeão mundial seguiu a versão do pai, mas não acusou o chefe da equipe diretamente.

- Meu pai deixou claro por que isso aconteceu. Ele foi chamado para pilotar, e depois descobriu que não o queriam. Ele não se importa, pediram para ele fazer isso por causa dos torcedores holandeses. Estou focado na performance e quero que todos tenham uma boa relação. Mas é claro que isso poderia ter sido evitado - disse o tricampeão.

Jos Verstappen é ex-F1 e pai do tricampeão mundial de F1 Max Verstappen — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Outro nome forte da RBR, Helmut Marko também preferiu deixar o ocorrido para trás. O consultor é próximo da família Verstappen, e Max sugeriu uma saída da equipe caso Marko fosse demitido.

- Decidimos nos concentrar no lado esportivo e temos problemas suficientes para resolver isso. Mas eu digo que é um assunto particular entre Jos e Christian e que não deveria acontecer por questões tão triviais como uma corrida de exibição - falou o consultor da RBR.

Max Verstappen impressiona por desempenho dominante na F1

Max Verstappen impressiona por desempenho dominante na F1

Não é de hoje que a RBR vive com disputas internas. A situação é comum desde o início de 2024, quando Christian Horner foi acusado de ter enviado mensagens de cunho sexual para uma funcionária. Após investigações, o dirigente foi inocentado, mas Jos Verstappen ficou do lado oposto dele no caso.

Depois de discutir com o britânico no Bahrein, Jos declarou que a permanência do gestor poderia rachar a RBR, e também alegou que o dirigente estaria "se fazendo de vítima, quando é ele quem está causando problemas". Depois, o holandês pediu paz no caso, e a crise parecia ter acabado, mas os dois voltaram a trocar farpas neste final de semana.

A corrida principal do Grande Prêmio da Áustria, no RB Ring, será realizada às 10h (de Brasília) deste domingo. O ge acompanha em tempo real.

Veja também

Mais do ge
  翻译: