TIMES

Por Júlio Nascimento — Campinas, SP


O dérbi divide Campinas entre bugrinos e pontepretanos há mais de um século. Mais exatamente, há 112 anos, no distante 1912 que recebeu o primeiro duelo entre Guarani e Ponte Preta. O clássico é um campeonato à parte - como você está cansado de saber, de tanto que se repete o jargão já consagrado. E rende sempre curiosidades dos dois lados.

O confronto do próximo domingo, às 18h30, pela 13ª rodada da Série B será o 207º encontro entre os rivais campineiros. A clássico será disputado no Brinco de Ouro pela 71ª vez.

Arte dérbi Guarani Ponte Preta — Foto: Arte / EPTV

O ge separou números do embate quando realizado no estádio alviverde. Confira abaixo:

Quantos clássicos foram disputados no Brinco de Ouro?

Guarani e Ponte já se enfrentaram 70 vezes no estádio. O dérbi do próximo domingo será o 71º na casa bugrina.

Quem tem mais vitórias no Brinco?

O Guarani leva vantagem sobre a Ponte Preta no histórico do estádio. Confira os números:

  • 70 dérbis
  • 32 empates
  • 21 vitórias do Guarani
  • 17 vitórias da Ponte Preta
  • 86 gols marcados pelo Guarani
  • 80 gols marcados pela Ponte

Brinco de Ouro, dérbi 206 — Foto: Júlio César Costa

Quando foi disputado o primeiro dérbi no Brinco?

O primeiro dérbi da história do Brinco de Ouro foi disputado em jogo amistoso no dia 7 de junho de 1953. A Ponte Preta venceu o clássico por 3 a 0. Nininho foi o autor do primeiro gol da história dos confrontos no estádio. A primeira vitória do Guarani veio só em 1955, no quinto clássico disputado no local: 5 a 1 pelo Paulistão.

Quem é o artilheiro do Guarani em dérbis no Brinco?

Augusto é o principal goleador do Bugre em jogos no Brinco de Ouro. Ele marcou cinco gols em suas participações no clássico. Foram dois na vitória por 5 a 1, no Paulistão de 1955, e outros três no triunfo por 4 a 3, em 1956, na Taça Amizade. Friaça, com quatro, e Neto, Cabrita, Fifi e Osvaldo, com três cada, completam o pódio.

Quem é o artilheiro da Ponte em dérbis no Brinco?

Responsável pelo primeiro gol de dérbi no Brinco, Nininho é o maior artilheiro da Ponte e do clássico em jogos no estádio. Ele marcou seis vezes com a camisa da Macaca. Já Noca, Paulinho, Washington e Gigena marcaram três vezes cada.

Qual foi a maior goleada do Guarani sobre a Ponte no Brinco?

A maior goleada do Bugre em dérbis no Brinco de Ouro ocorreu em 1960, pela Taça Amizade. A equipe venceu por 6 a 0 com gols de Osvaldo (duas vezes), Benê I (duas vezes), Cabrita e Paulo Leão.

Qual foi a maior goleada da Ponte sobre o Guarani no Brinco?

Em duelo do primeiro turno do Paulistão de 1954, a Ponte Preta venceu o Guarani por 4 a 0, com gols de Nininho (duas vezes), Noca e Baltazar. Foi a maior diferença em uma vitória da Macaca no estádio do Bugre.

Qual é a maior invencibilidade da história dos dérbis no Brinco?

O Guarani é o dono do maior tempo invicto no Brinco de Ouro. Foram oito dérbis sem derrotas entre os anos de 1959 e 1971 e depois entre 1990 e 2002. Nas duas ocasiões foram quatro vitórias e quatro empates no período de 12 anos.

Já o maior tempo da Ponte sem perder no estádio foi entre 1972 e 1977, quando acumulou seis empates e duas vitórias.

Qual o gol mais rápido da história dos dérbis no Brinco?

Ferrari marcou o gol mais rápido dos dérbis no Brinco de Ouro. Ele precisou de apenas dois minutos para abrir o placar no clássico de 1959, pela Taça Amizade. O Guarani venceu por 3 a 2.

Qual foi o maior público?

O maior público em um dérbi registrado no Brinco de Ouro aconteceu em 30 de julho de 1980, quando a Ponte Preta venceu o Guarani por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista. 34.222 torcedores acompanharam a partida.

Quanto foi o último dérbi no Brinco?

A edição 206 do dérbi foi realizada no Brinco de Ouro. O Guarani venceu por 1 a 0, com gol de Bruno José, no dia 2 de setembro de 2023. O duelo foi disputado pela 26ª rodada da Série B.

Quando foi a última vitória da Ponte no Brinco?

A última vez que a Macaca venceu o clássico na casa do Guarani foi pelo primeiro turno da Série B de 2018. Na ocasião, o time contou com gols de Reginaldo e André Luiz (duas vezes) para vencer o Bugre por 3 a 2. Danilo Barcelos (contra) e Rondinelly descontaram para os mandantes.

Desde então foram sete jogos, com quatro vitórias do Alviverde e três empates.

Qual foi o último bugrino a marcar em dérbis no Brinco?

Bruno José definiu a vitória na edição 206 do clássico, em setembro, pela Série B.

Qual foi o último pontepretano a marcar em dérbis no Brinco?

O último gol da Ponte no dérbi foi na edição 198 do clássico. Matheus Peixoto abriu o placar, em janeiro de 2021, no jogo que terminou empatado em 1 a 1.

A Macaca, aliás, passou em branco nos últimos quatro jogos contra o rival no Brinco de Ouro.

No próximo domingo, o Bugre chega para o clássico em busca de quebrar um jejum de oito jogos sem vencer na Série B. É o lanterna, com cinco pontos. A Macaca, por sua vez, aparece em situação mais confortável: tem 15 pontos, na 13ª colocação. O ge acompanha o dérbi 207 em Tempo Real a partir das 16h30 de domingo.

Veja também

Mais do ge
  翻译: