TIMES

Por Redação do ge — Campinas, SP


Nelsinho Baptista e Pintado fazem parte de uma extensa lista de técnicos que passaram por Guarani e Ponte Preta. Mas, a partir deste domingo, apenas um deles vai integrar um grupo ainda mais seleto.

Quando a bola rolar para o 207º capítulo da rivalidade centenária, às 18h30 deste domingo, no Brinco de Ouro, Pintado vai se juntar a nomes históricos do futebol campineiro que já dirigiram os dois lados no clássico.

Pintado durante técnico do Guarani — Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Depois de comandar a Ponte em dérbis nos anos de 2009 e 2023, ele vai para o primeiro confronto à beira do campo pelo Guarani.

Será o sétimo treinador a viver tal experiência, segundo levantamento do ge a partir de 1960. Veja a relação completa abaixo:

  • Armando Renganeschi
  • José Duarte
  • Jair Picerni
  • Paulo Leão
  • Pepe
  • Oswaldo Alvarez (Vadão)

Desses, Zé Duarte é o treinador que mais ganhou dérbis na história, com 12 vitórias em 28 clássicos. Uma curiosidade é que ele ficou invicto na Ponte, com seis vitórias e cinco empates em 11 jogos. Referência no Brinco de Ouro e também no Majestoso, Zé Duarte é o recordista de partidas à frente do Guarani na história (404) e o terceiro que mais comandou a Ponte (245).

Zé Duarte é o técnico que mais ganhou dérbis — Foto: Reprodução Arquivo EPTV

Já Vadão nunca perdeu um dérbi - seja por Ponte ou Guarani. Em nove, são cinco vitórias (quatro pelo Bugre e uma pela Macaca) e quatro empates (três pela Ponte e um pelo Guarani).

Pintado, por sua vez, busca "desencantar" em dérbis. Foram duas derrotas pela Ponte - ambas por 1 a 0 (Série B de 2009 e Série B de 2023). A curiosidade é que Nelsinho também chega "zerado" em dérbis como treinador, com três derrotas (1987, 2000 e 2001, todas pela Macaca).

Por outro lado, Nelsinho teve um retrospecto invicto quando participou da rivalidade durante a carreira de jogador. Como lateral-direito da Ponte, disputou oito clássicos, com três vitórias, cinco empates e um gol marcado.

Dérbi 207 marca encontro de técnicos que já passaram por Ponte Preta e Guarani

Dérbi 207 marca encontro de técnicos que já passaram por Ponte Preta e Guarani

Para domingo, Guarani e Ponte vivem situações diferentes. Sem vencer há oito jogos, o Bugre amarga a lanterna, com apenas cinco pontos em 36 possíveis, enquanto a Macaca foi aos 15 pontos depois de bater o Ceará na última rodada e se afastou da zona de rebaixamento.

A cobertura do ge em Tempo Real do dérbi 207 começa duas horas antes de a bola rolar, a partir das 16h30.

Veja também

Mais do ge
  翻译: