Boa Viagem
PUBLICIDADE

Por O Globo e agências internacionais — Cidade do México

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 09:01

Incêndio em navio de cruzeiro de luxo

O maior navio de cruzeiro do mundo, Icon of the Seas, sofreu um incêndio de pequenas proporções no México. Com capacidade para quase dez mil pessoas, a embarcação conta com diversas comodidades de luxo, incluindo o uso de gás natural liquefeito e tecnologia de célula de combustível.

Considerado o maior navio de cruzeiro do mundo, o Icon of the Seas foi atingido por um incêndio de pequenas proporções nesta semana, enquanto estava atracado em um porto mexicano. O incidente na embarcação gigante não deixou feridos e não teve maiores impactos a bordo.

Um porta-voz da Royal Caribbean, operadora do navio, confirmou o incidente à CNN, e afirmou que o “pequeno incêndio” foi controlado rapidamente.

Com total de 20 decks, oito "bairros" e 365 metros de comprimento, o Icon of the Seas zarpou no fim de janeiro para a sua primeira viagem com pagantes. Desde então, o Icon of the Seas navega em férias de sete noites no Caribe Oriental e Ocidental, partindo de Miami, durante todo o ano.

Cada viagem inclui uma visita ao Perfect Day at CocoCay, premiado destino de ilha particular da Royal Caribbean, bem como sua nova expansão, Hideaway Beach.

Estreia do 'gigante'

O Icon of the Seas chegou em 10 de janeiro na região portuária de Miami, nos Estados Unidos, de onde partiu rumo a rotas do Caribe, para um passeio de sete dias. O navio tem capacidade para quase dez mil pessoas a bordo.

Na época , o craque Lionel Messi, do Inter de Miami, batizou a embarcação. Ele colocou uma bola de futebol sobre um botão que acionava o lançamento de uma garrafa de espumante. O item se chocou contra o casco do navio e se quebrou, como manda a tradição do segmento.

Logo no início do ano, a embarcação completou a travessia pelo Oceano Atlântico pela primeira e chegou a Ponce, em Porto Rico, para retoques finais e inspeções. Eram as etapas finais até o lançamento do navio de mais de 250 mil toneladas.

Antes da operação comercial, o maior navio do mundo recebeu convidados, jornalistas e agentes de viagens para exibir todas as suas funcionalidades.

O navio Icon of the Seas, da Royal Caribbean, fez seu primeiro teste em águas abertas em junho de 2023. Segundo a "Travel Weekly", os testes no mar foram importantes para avaliar os sistemas técnicos e os instrumentos de navegação de um navio. O segundo conjunto de testes foi uma das fases finais da construção, levando o navio ao "seu limite", afirma o portal.

Messi batiza Icon of the Seas — Foto: Reprodução/Facebook
Messi batiza Icon of the Seas — Foto: Reprodução/Facebook

Cinco vezes maior que o Titanic, o gigante de 250.800 toneladas tem capacidade para quase dez mil pessoas: até 7.600 passageiros e 2.350 tripulantes. O navio conta com o maior parque aquático marítimo do mundo, com seis toboáguas de tamanho recorde. Além de sete piscinas, nove banheiras de hidromassagem, um simulador de surfe e mais de 40 restaurantes, bares e áreas de entretenimento. Uma particularidade é a gigantesca cúpula de cristal que cobre a proa.

O Icon of the Seas foi construído no estaleiro Meyer Turku, um dos principais construtores navais da Europa, em Turku, na Finlândia.

Em seu interior, são 28 tipos diferentes de acomodações, com mais categorias para famílias, mais layouts com vista para o mar e mais espaço para viajantes em grupo.

Grandes navios reduzem o custo de cada passageiro ao fazer economias de escala. Com shoppings, uma pista de patinação no gelo e "mais lugares do que qualquer outro navio", o "Icon of the Seas" também oferece mais lugares para gastar dinheiro a bordo.

A embarcação promete ser um pico evolutivo da linha de cruzeiros, usando a tecnologia mais recente para construir uma “base perfeita”. O Icon of the Seas é o primeiro navio da Royal Caribbean International movido a gás natural liquefeito (GNL) e tecnologia de célula de combustível, como parte do movimento da empresa para um futuro de energia limpa.

O então detentor do título de maior navio de cruzeiro do mundo era a embarcação Wonder of the Seas, também da Royal Caribbean. Inaugurado no ano passado, o gigante tem aproximadamente 362 metros de comprimento, mas apenas 18 decks - dois a menor que seu irmão, Icon of the Seas.

Mais recente Próxima Multidões em templos e perseguição a gueixas: como o turismo em excesso tem causado problemas no Japão
Mais do Globo

Tempestade se fortaleceu e chegou à categoria 4 de 5, levando nações do Caribe a emitirem alertas

‘Isso não é um teste’: países se preparam para chegada de furacão Beryl, que traz ‘ventos com risco de vida’

Departamento de Justiça dos EUA pretende acusar fabricante de aeronaves de fraude criminal

Boeing terá de escolher entre se declarar culpada ou ir a julgamento após acidentes com 737 Max. Entenda

Senador do PP disse que o presidente brasileiro perdeu 'contato com a realidade', e deputada reage

Ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira chama Lula de 'Biden da Silva' e é rebatido por Gleisi

No duelo de tricolores desesperados, melhor para o time gaúcho, que saiu vitorioso em Caxias do Sul

Fora de casa, Fluminense perde para o Grêmio e segue na lanterna do Brasileirão

Norte afirma que decisão faz parte de retaliações aos balões carregados com folhetos de propaganda anti-regime enviados por ativistas do Sul

Coreia do Norte lançou míssil balístico não identificado, diz agência sul-coreana

Entre 285 e 315 distritos terão mais de dois candidatos no 2° turno, dando margem a uma união contra o partido de Marine Le Pen

Eleições na França: por que distritos com 3 ou mais candidatos no 2° turno podem barrar a ultradireita; Entenda

'Nunca vi energia tão positiva', diz vencedor de uma das provas; edição do ano que vem já tem data definida

Corrida Brasil Sem Preconceito reúne quase 6 mil pessoas na Quinta da Boa Vista

Objetivo é debater iniciativas que visam transformar a formação dos estudantes, promovendo um desenvolvimento integral e inclusivo

Centro de Inovação Senac discute desafios da Educação com criatividade, arte e tecnologia

Com a seca extrema e a falta de cheias nos rios este ano, foi iniciado um trabalho de queima prescrita, que faz parte do Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) da unidade

Reserva do Sesc é referência em preservação ambiental e prevenção a incêndios no Pantanal

Confederação acredita que a regulamentação abrirá caminho para um influxo significativo de investimentos no turismo, mercado imobiliário e na cultura e trará maior transparência e controle

CNC ressalta importância da aprovação, na CCJ do Senado, do PL que legaliza jogos
  翻译: