Brasil
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/06/2024 - 19:02

Decisão do STF sobre porte de maconha

O STF descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal, transformando o delito em administrativo. A quantidade que diferencia usuário de traficante ainda será definida. A decisão não libera o uso em locais públicos e usuários não serão fichados pela polícia. O Congresso analisa uma proposta para criminalizar o porte de drogas independentemente da quantidade.

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal. Na prática, a decisão da Corte significa que o uso da substância deixará de ser crime, o chamado ilícito penal, e passará a configurar um ilícito administrativo. Os ministros ainda não definiram qual é a quantidade que será determinada para que se diferencie traficante de usuário – a proclamação final será feita nesta quarta-feira.

Entenda abaixo o que a Corte já definiu:

  • O que o STF decidiu? O STF descriminalizou o uso de maconha para uso pessoal. Na prática, a decisão da Corte significa que o uso da substância deixará de ser crime, o chamado ilícito penal, e passará a configurar um ilícito administrativo.

  • O que a Corte ainda decidirá? Embora tenha decidido que é preciso haver uma quantidade que diferencie usuários e traficantes, os ministros ainda não chegaram a esta conclusão. Essa definição deve ocorrer nesta quarta-feira. Alguns ministros entendem que esse número deve ser fixando pelo próprio STF, enquanto outros acreditam que essa definição cabe ao Legislativo ou à Anvisa.

  • O usuário pode andar com maconha na rua? Não. No julgamento desta terça-feira, o presidente do STF reforçou que a decisão da Corte não significa que a maconha tenha deixado de ser uma substância ilícita. "Nós não estamos liberando o uso em lugar nenhum, apenas não estamos punindo se for em lugar reservado", disse o ministro.

  • O que acontecerá com o usuário que for abordado com maconha? Se uma pessoa for abordada com maconha e for considerada usuária, ela não poderá, a partir da decisão do STF, ser alvo de inquérito policial e processos judiciais que buscam o cumprimento das penas alternativas. Ainda assim, a maconha continua sendo uma substância ilícita, assim como o seu consumo.

  • Que tipo de sanção o usuário pode receber? Quem porta a substância, mesmo que na condição de usuário, ainda está sujeito a sanções administrativas, uma vez que o consumo segue sendo um ilícito. Essas penalidades podem ser desde uma advertência sobre os efeitos das drogas à imposição de medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

  • O usuário flagrado será fichado pela polícia? Não. Ao considerar o consumo para uso pessoal como um ilícito administrativo, e não penal, o usuário deixa de ser alvo de um inquérito policial e, assim, não será "fichado".

  • O que diz a proposta sobre o assunto em análise pelo Congresso? A PEC 45/2023 propõe a obrigatoriedade da criminalização do porte e da posse de drogas, independentemente da quantidade, determinando que a distinção entre usuários e traficantes seja feita com base nas “circunstâncias fáticas do caso concreto”. "A princípio, o texto da PEC sinaliza um entendimento do Parlamento contrário à posição majoritária do STF", explica o advogado criminalista Felipe Gonçalves, sócio do Madruga BTW.

Mais recente Próxima Em vídeo com youtuber americano, PMs de SP dizem que festejam mortes de bandidos 'com cigarros e bebidas'
Mais do Globo

Autor da proposta, vereador Rubinho Nunes (União) disse ser necessário 'ampliar o diálogo' para 'buscar o aperfeiçoamento do texto'

Projeto que dificulta doação de alimentos em SP e prevê multa de R$ 17 mil a ONGs é suspenso

Democratas não têm candidato com status para substituir Biden

Biden precisa desistir

Através do dia-a-dia de um figurante do audiovisual, o espetáculo joga luz sobre todos os figurantes de todos os segmentos da sociedade, a peça estrelada por Mateus Solano, chega aos palcos do Teatro Fashion Mall a partir do dia 19 de julho.

Mateus Solano em "O Figurante" no Teatro Fashion Mall: assinante O GLOBO tem 50% de desconto

Filipe Martins, que foi assessor do ex-presidente, tenta comprovar que não fugiu para os Estados Unidos

Moraes determina que Uber e cartões de crédito prestem informações sobre aliado de Bolsonaro

Segundo técnicos da Receita, compras feitas no final de julho já podem incorporar novo tributo

'Taxa de blusinhas': Receita diz que prazo servirá para empresas se adaptarem à nova regra
Banco Master compra mineradora

Rivaldo Barbosa novamente aproveitou o recebimento de uma citação para se comunicar com o ministro do STF

Caso Marielle: veja o que disse o delegado preso nos bilhetes que enviou ao ministro do STF Alexandre de Moraes

Participantes discutiram como chegar a um denominador comum entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento sobre tema. Mas ainda há divergências

Alto custo de regras de proteção ambiental para o comércio ambiental preocupa países do G20

Segundo o presidente do BC, depois da pandemia, muitos governos emergentes tiveram a tentação de aceitar uma inflação um pouco mais alta como forma de ganhar espaço para gastar mais

Ajuste fiscal só pelo lado da receita traz consequências negativas, diz Campos Neto
  翻译: