É melhor fazer pela razão errada do que não fazer!!!
Quando eu tinha 22 anos, trabalhei em uma rede de farmácias de São Paulo. Nos anos que antecederam fiz um trabalho voluntário como missionário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e de certa forma, posso dizer que aprendi a lidar com as objeções. As vezes queremos ingerir nas pessoas algo que nos parece bom, mas ao longo da vida, percebi que existe um tempo certo para que as mudanças aconteçam na vida das pessoas, foi assim comigo e posso afirmar que tem sido assim com você também. Pois bem, estava recém chegado desse trabalho quando recebi o convite para trabalhar nessa admirável empresa. Digo admirável porque embora uma empresa jovem, tinha grande participação de mercado brigando com gigantes. Sem querer fazer propaganda, existia uma grande faixa pendurada no centro de cada uma dessas Big lojas que dizia: "Nosso sorriso é o seu melhor remédio". Outra faixa que era comum encontrar era: "Juventude e responsabilidade"... Usavam a jovialidade da equipe como um diferencial e não como uma deficiência.
Certo dia, eu estava muito cansado e agachei na parte interna do balcão. Um cliente estava próximo quando foi cumprimentado por todos os balconistas menos eu, que não o cumprimentei porque ele nem me vira... O dono da empresa observou de longe meu mau jeito, me chamou no seu escritório e me advertiu dizendo o seguinte: Aqui nesta empresa o cliente recebe bom dia, boa tarde ou boa noite de todos os funcionários, além de uma excelente semana ou um bom final de semana, etc... Se você não for capaz de fazer isso, agradecerei por seus serviços e colocarei alguém que esteja disposto a cumprir com a nossa missão de entregar o sorriso como melhor remédio. Eu confesso que achei certo exagero. Expliquei que estava cansado pois acordava as 4 da manhã e retornava da faculdade as 23:30. Quando tinha plantão no final de semana o cansaço tomava conta. Ele simplesmente me olhou e pediu que eu avaliasse, me dando um dia para pensar. Eu sinceramente pensei que ele não falaria mais comigo a respeito. Que nada... no dia seguinte no primeiro horário ele veio e me perguntou qual teria sido a minha escolha. Eu disse que iria me esforçar para me adequar e cumprir com a missão da empresa. Ele me agradeceu e disse o seguinte:
"É melhor fazer pela razão errada do que não fazer"...
Eu não sei se você já ouviu essa frase alguma vez em sua vida, mas me parece que depois desse episódio ela virou uma constante para mim. Acredito que aconteça porque eu questiono tudo e todos, as vezes verbalizo, as vezes me calo, mas tenho perfil analítico e gosto simplesmente de entender os porquês! Embora, percebo que muitas pessoas entendam mal quem quer entender de tudo kkkk... Mas quero afirmar que ele estava certo. Não fazer naquele momento me traria maiores problemas do que só fazer mesmo sem entender o porquê. Mas digo que fazendo repetidas vezes, ganhei gosto em cumprimentar as pessoas, uma a uma, olhar nos olhos demonstra respeito além de permitir que você entenda melhor de gente.
Recomendados pelo LinkedIn
Nas consultorias que faço tenho o costume de ao chegar de manhã e ao sair no final do dia, pegar na mão de cada um e dizer: "deixa eu pegar um pouco da sua energia para mim"... No fundo, estou simplesmente copiando aquilo que aprendi ainda jovem e agora, fazendo pela razão certa!!!
Então, deixo aqui uma sugestão para você. Antes de questionar o por quê das coisas, procure saber na fonte qual a razão de te pedirem algo. As vezes a surpresa é tão boa que vai mudar você, ou no mínimo, ampliar a sua visão. Quanto mais estudamos menos sabemos!!! Vai por mim!
Abraço do Maurício