O líder kriptonita
by Mauricio Margoni no LinkedIn

O líder kriptonita

Penso que tudo na vida é aprendizado. Tudo é troca. Tudo tem sim significado. Aquela professora no jardim da infância, tem efeito na vida de seus pequenos durante a convivência e pelo resto da vida. Ainda posso lembrar da minha professora Carmem na 3 série dizendo : "mulequinho impertinente viu!" Com isso, não é possível passar por essa vida despercebido! Alguns parece que até tentam, mas é impossível. Influenciamos positiva ou negativamente a vida das pessoas, das organizações e a nós mesmos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Seria muito bom, se pudéssemos traçar uma linha reta entre o ponto que nos encontramos e onde queremos chegar, passando por um mar de rosas. Na verdade, geralmente entramos em um mar de rosas, cheios de espinhos. Ao nos desviarmos deles, aprendemos o que fazer, o que evitar e como curar as feridas.

Acredito que durante essa caminhada encontramos pessoas de todo tipo. Amáveis, brilhantes, amantes de si mesmo, egocêntricos, e aí vai. Também somos liderados o tempo todo. Durante minha trajetória profissional fui liderado e sou até hoje. Ainda bem! Ter em quem confiar, dividir responsabilidades, erros e acertos é muito bom. No entanto, algumas lideranças são tóxicas. Fiz parte de um time onde o líder precisava brilhar o tempo todo. Toda ideia levada para ele virava lixo. Acompanhei por diversas vezes, soluções apresentadas por seus liderados que chegavam com ideias e um peito cheio, acreditando que ganhariam reconhecimento pela preocupação e pelo cuidado, mas que voltavam diminuídos, destroçados e com um sentimento de opressão. Muitos ficaram doentes durante esse caminho. Alguns estão lá ainda tomando remédio buscando essa cura. Na verdade a cura é se afastar desse líder Kriptonita! Eu mesmo presenciei lamentavelmente alguns episódios com esse ser brilhante. Uma dessas vezes, apresentei-lhe uma solução para um problema recorrente de nossa companhia, com um plano de ação detalhado. Ele ouviu atentamente, como se estivesse preparando o balde d'agua para despejar logo em seguida. Fiz umas duas tentativas, afinal, eu poderia não ter me feito entendido. A segunda, foi ainda pior do que a primeira. Falou que aquela ideia era ridícula e que deveria me recolher a minha insignificância. Dias depois, acredito que 60 dias, fez uma reunião para toda a equipe e apresentou a mesma ideia, ou seja a minha kkkk, sem por nem tirar nada. Fiquei surpreso com a cena. Ainda no final veio na minha direção e na frente de todos perguntou minha opinião a respeito. Fui autêntico, falei que não sabia como não tinha pensado naquilo antes, afinal concordava com o grau, número e gênero! Dei me logo conta de que ali não era o meu lugar. Preparei o caminho e segui para outra direção. Até hoje ouço pérolas a respeito desse ser ! Cheio de qualidades mas com um defeito que as anula completamente.

Saber reconhecer o esforço do outro não é sinal de fraqueza, mas de grandiosidade. Por isso, quando alguém me apresenta uma ideia, por mais simples que seja, ouço com atenção e procuro entender como essa ideia pode ser aproveitada. Se não é uma boa ideia, tento identificar o que pode ser aproveitado daquela situação e procuro conduzir o colaborador ao caminho que o fará aperfeiçoar-se, estimulando a continuar se preocupando com os problemas da empresa. Mas como tudo é aprendizado, sigo feliz por ter aprendido e me distanciado desse líder que na verdade me conduziu a uma situação de tristeza e de improdutividade.

Abraço do Maurício!

Fabio Rodrigues

Vendedor | Business Strategist, Agente de Investimentos, CPA 10

5 a

O que fazer? Só tenho que compartilhar. Belo post, Maurício! Abs.

Alessandro da Rocha Barbosa

Executivo de Vendas | Consultor de Vendas | Gerente de Vendas | Gerente de Negócios | Gerente de Contas | Key Account Manager | Gerente de Parcerias | Propagandista | Executivo Comercial | Executivo de Vendas

5 a

Parabéns Maurício!!! Post fantástico e que reflete muito bem esse câncer que infelizmente acomete muitas boas empresas e excelentes colaboradores! Imagino muito bem o que deve ter passado... Forte abraço!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos