8 perguntas que todo mundo gostaria de fazer sobre API´s, inclusive seu CEO.
Artigos sobre a revolução das API´s estão pipocando pela web; e não são apenas as empresas de tecnologia que estão se preparando para pegar este trem e desfrutar de todo o poder e receita que as API´s podem trazer para os negócios. Recentemente a consultoria de pesquisa Gartner revelou dados que mostram que 75% das empresas na “Fortune 1000” terão API´s públicas no ano de 2015.
Se você não está por dentro do assunto, fiz uma lista com 8 perguntas que eventualmente até seu CEO pode te fazer - ou não - mas que com certeza vão te ajudar a entender melhor o assunto e ter umas respostas rápidas na ponta da língua:
1- As pessoas estão dizendo que a “Economia da API” é realmente importante, isto é verdade?
Hoje todo negócio é um negócio digital. A API é a “cola” que permite a estes ativos digitais e softwares conversarem entre si e criarem aplicações incrivelmente valiosas, com velocidade para tornarem os negócios mais ágeis, competitivos, modernos e responsivos as necessidades dos consumidores.
2- Mas calma, o que o termo significa?
API significa Application Programming Interface, “Api” é também a palavra em latim para abelha; mas é só uma coincidência.
3- Se uma API fosse uma pessoa, quem ela seria?
API´s são comunicativas, sociáveis, tecnológicas, modernas e absolutamente envolvidas com a internet, estão sempre atualizadas e fazendo muitas perguntas.
Elas sempre precisam de mais e mais informações de seu centro de dados para funcionarem bem. A razão de ser delas é distribuir informação em grande escala. Se fosse uma pessoa seria um repórter ultra eficiente como o Clark Kent que guarda um segredo poderoso e na verdade é o super-homem.
4- Ok, direto ao ponto – o que faz a API...em um tweet?
Uma API compartilha seus dados ou ativos de seus softwares com consumidores e desenvolvedores com segurança, níveis de acesso, cobrança e relatórios.
5- Humm...gostaria de uma descrição de como esta tecnologia funciona em 40 palavras:
Ok, APIs deixam duas ou mais aplicações remotas conversarem entre elas através de uma série de “calls” remotos usando linguagens de programação XML que são administradas através de um ou dois serviços Web – SOAP ou REST – Este white paper pode explicar melhor...
6- Legal, Onde esta coisa de API vai?
Lembra quando a internet foi criada e as pessoas acreditavam que elas realmente não precisavam de um website para a empresa delas? Hoje uma empresa sem um site não existe, certo? As APIs estão no mesmo nível de transformação da tecnologia. Em pouco tempo as empresas não conseguirão crescer, se manterem atualizadas, inovadoras e competitivas com as rápidas evoluções do mercado sem uma estratégia de API.
7- E onde entra o botão “Comprar”?
Aqui a ideia é que seus consumidores, desenvolvedores ou alguém que consiga “criar” sobre seus dados pague pelo acesso. Fácil para todos! Você pode facilmente adicionar um botão “comprar” através do gerenciamento da API controlando opções de pagamento, inscrição, níveis de acesso à informação e segurança.
8- O que posso fazer sobre isso?
Bem, se você está tentando criar sua própria plataforma de gerenciamento de API vai levar muito tempo e custar bem caro. Existem plataformas que só fazem isso como a Iron Cloud , por exemplo. Mas ainda assim, o primeiro passo é buscar mais informações – este documento pode te ajudar.
Que outras questões sobre o mundo digital as pessoas andam te perguntando?
Compartilhe aqui!