3 dicas para encarar os momentos de incertezas
Ao longo da vida, diversos desafios cruzam o nosso caminho. É normal sentir medos e inseguranças, mas não é preciso se tornar refém das incertezas.
Existem formas de se preparar para lidar com esses momentos com mais tranquilidade para evitar estresse e ansiedade em excesso. Se é fácil? Com certeza não, mas é possível!
Posso dizer por mim mesma… Recentemente, quando decidi mudar os rumos da minha carreira, senti medo. Afinal, mudanças dão um friozinho na barriga, não é mesmo?
Apesar de todo o preparo psicológico e financeiro, optar por me dedicar integralmente à Guideness não foi um processo simples. E aqui estou: contando para as pessoas sobre o novo momento e vivendo todas as facetas dessa fase.
Com base nos meus estudos e na minha experiência, espero que, por meio das três dicas que listei neste artigo, consiga auxiliar quem ainda enfrenta muitas dificuldades para lidar com as suas angústias e medos.
Espero que seja uma leitura proveitosa!
1. Autoconhecimento é sempre o primeiro passo
O quanto você se conhece?
Você sabe dizer quais são as suas principais características, habilidades, pontos de desenvolvimento… E mais: seus sonhos, ambições e maiores inseguranças?
Tudo isso (e muito mais) é autoconhecimento. É sobre se conhecer profundamente para tomar decisões mais direcionadas na sua vida pessoal e profissional.
Quanto mais você se conhece, mais confiante você irá se sentir em relação às suas decisões, afinal, há um embasamento para elas. Você não toma decisões ao vento, só por tomar. Elas são pensadas e têm um propósito por trás!
Isso não significa que só o autoconhecimento será capaz de eliminar totalmente qualquer tipo de insegurança da sua vida, mas pode ter certeza de que já é metade do caminho porque traz muito mais confiança na tomada de decisões.
2. Desenvolvimento de soft skills
As soft skills, habilidades comportamentais, são importantes em diversos momentos, ainda mais quando uma situação incerta e desafiadora bate à sua porta.
Nessas horas, é preciso dar propósito às suas ações e significado à vida, além de ser capaz de lidar com as suas emoções. Para isso, duas coisas são importantes: inteligência emocional e espiritual.
Diferentemente do que muitos pensam, a inteligência espiritual não tem relação com a religião. É sobre equilibrar razão e emoção de acordo com os seus valores a fim de encontrar propósito no que você faz e viver uma vida mais plena de significado.
Já a inteligência emocional se trata de conseguir identificar e lidar com as próprias emoções e com as emoções dos outros. Estamos falando sobre:
Recomendados pelo LinkedIn
E vamos combinar que tudo isso faz uma enorme diferença na hora de encarar os seus medos e lidar com o que gera estresse, insegurança e ansiedade, né?
Ah, e é claro que, a partir do momento em que você tem autoconhecimento, fica mais fácil entender o que precisa desenvolver a fim de conquistar mais inteligência espiritual e emocional. Ou seja: tudo está conectado!
3. Contar com o suporte de um aconselhamento profissional
Por fim, mas não menos importante, é fundamental pontuar que nem sempre você precisa caminhar sozinho.
Ou seja: você pode contar com profissionais de diversas áreas para tornar o processo mais rico e menos doloroso.
Ter o suporte de alguém que questiona, oferece um conhecimento valioso e faz você mergulhar ainda mais fundo dentro de si mesmo, é uma maneira de se preparar para lidar com todos os altos e baixos que a vida vai colocar na sua jornada.
Lembrando, é claro, que para fazer sentido a troca deve ser rica e agregar!
As pessoas procuram a Guideness, por exemplo, justamente porque o meu papel como guia é oferecer um aconselhamento embasado, com um olhar holístico, imparcial e objetivo a fim de gerar transformações positivas na vida de cada um.
Quer saber mais sobre a Guideness?
A Guideness é a empresa que criei com foco em orientação em processos de transformação na vida pessoal e profissional.
Por meio de atendimentos individuais e online, procuro conhecer profundamente cada um dos meus clientes a fim de ajudá-los a iluminar escolhas de âmbito pessoal ou profissional.
Além de mais de 25 anos de experiência no mundo corporativo, a base do meu trabalho contempla anos de estudos em arquétipos, inteligência espiritual, psicanálise, neurociência e mapas tarológicos.
Tudo isso para garantir um aconselhamento imparcial e embasado, algo que você não encontra em conversas com amigos ou familiares.
Quer saber mais e contar com o meu suporte na sua jornada para lidar de forma mais saudável com as inseguranças e incertezas da vida? Vamos conversar!
______________________
Michele Bailone Borba
Sou criadora da Guideness, especialista em arquétipos e inteligência espiritual e carrego na bagagem mais de 25 anos de experiência corporativa nas áreas de negócios, marketing e comercial.
Em atendimentos personalizados e individuais, oriento os meus clientes em processos de transformação em suas vidas pessoais e profissionais. Nas empresas, conduzo palestras sobre inteligência espiritual a fim de promover reflexões e mudanças positivas no ambiente organizacional.
Head of Commercial Insurance and P&C Chief Underwriting Officer at Zurich Brasil Seguros S.A.
1 aSábias palavras. Todo desenvolvimento pessoal começa com o auto-conhecimento e ajuda de alguém com bagagem que ajude a visualizar um ângulo neutro de nossos vieses. Parabéns!!
Jornalista | Relações Públicas | Mestre em Comportamento do Consumo
1 aParabéns, amiga, por se propor a ajudar pessoas e compartilhar seu propósito com a gente.