As 3 etapas da Transformação Digital
São três etapas que conseguimos enxergar hoje:
Esta é a grande alteração que podemos chamar de Transformação Digital - É a forma como estruturamos a sobreviência, como lidamos com os negócios, como aprendemos...estas mudanças alteram a forma como nos administramos e nos comunicamos.
A alteração no Modelo Estrutural de Sobrevivência é o fato mais relevante da atual Revolução Digital. Conseguimos hoje criar uma Plataforma de gerenciamento como o Youtube que permite ter 2,2 bilhões de usuários sem nenhum gerente, sem "Central Globo de Qualidade".
Isso só é possível graças ao novo canal digital e a linguagem dos rastros (cliques, rastros e estrelas), que nos permite simular um grande “formigueiro”.
No entanto, as grandes plataformas como os Youtubes (no plural mesmo) são multinacionais centralizadas que darão lugar a Youtubes distribuídos, com a chegada da Blockchenização.
Estamos vivendo a mais disruptiva de todas as transformações, pois temos como utilizar a linguagem estrutural das formigas.
Recomendados pelo LinkedIn
Formigas, por terem milhões de membros, não se comunicam por sons, mas por rastros. Os rastros das formigas permitem que possam resolver problemas complexos sem a necessidade de um líder-alfa, gerente, coordenador, supervisor, enfim, do chefe.
Todos os projetos exponenciais que vemos nas Zonas de Atração, rumo ao futuro, estão se utilizando da linguagem das formigas: Uber, Airbnb, Youtube, entre outros.
O grande problema que temos hoje é que o atual Modelo Estrutural das organizações é incompatível com as zonas de futuro.
As Zonas de Futuro já ocupadas mostram que uma coisa é a TV Globo e Netflix (gestão) e outra é o Youtube (uberização).
É preciso rever nossos paradigmas antes de sair por aí criando projetos. Tem muita gente no meio da atual tempestade, navegando com o barco da “Transformação Digital” sem bússola nenhuma.
O que você diz?