5 vantagens de treinamentos e-learning
"Com computadores nas casas ligados a enormes bibliotecas, qualquer pessoa poderá fazer perguntas e ter respostas, obter materiais de referência sobre qualquer assunto em que esteja interessada em saber.”
Isaac Asimov, 1988.
A educação tem recebido destaque em muitos cenários do mundo corporativo, o que representa um avanço positivo e ocorre de acordo com a previsão de Isaac Asimov em 1988, que, sem saber, descreveu o ensino a distância: “Você pode fazê-lo em sua própria casa, no seu ritmo, na direção que quiser e a seu próprio tempo." Com esse avanço, diversas transformações em indivíduos e organizações se fazem necessárias.
O mundo corporativo atual é descrito por muitos a partir da sigla VUCA, que significa:
- Volátil: mudanças dinâmicas e volúveis;
- Incerto: ausência de previsibilidade;
- Complexo: vários fatores internos e externos impactam nas decisões, fazendo com que não exista um único caminho certo;
- Ambíguo: a realidade pode ser interpretada sob diversos pontos de vista.
Nesse cenário de mudanças em ritmo acelerado, são necessárias constantes adaptações nos conteúdos e ferramentas de educação.
Daí a importância do e-learning, que, segundo a FIA (Fundação Instituto Administração) promove interação, troca de conhecimentos com frequência e permite uma atualização mais rápida, sem que o aluno precise comparecer a uma instituição de ensino.
Mas afinal, o que é o e-learning?
E-learning é uma expressão emprestada do inglês, correspondendo a uma abreviação de electronic learning, que, do português, significa aprendizado eletrônico.
Pode ser compreendida como uma modalidade da educação a distância utilizando tecnologias digitais para transmitir conhecimento.
O aluno/estudante, através de uma plataforma, comenta, tira dúvidas, é avaliado e se comunica com colegas, professores e tutores. Basta que ele tenha acesso a um ambiente virtual de aprendizagem – um local que não existe fisicamente, mas reúne todos os conteúdos que compõem o curso ou aula realizados por meio de e-learning.
E um ponto muito interessante: algumas plataformas LMS (Learning Management System) disponibilizam o download do conteúdo para que o aluno possa acessar quando também estiver off-line.
Qual a diferença entre o e-learning e o EAD?
De acordo com o site do Ministério da Educação (MEC):
“Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.
Então, e-learning pode ser considerada uma modalidade do ensino a distância sendo que esse ambiente virtual de aprendizagem deve contar com 4 componentes: comunicação de via dupla, aprendizagem colaborativa, conteúdo bem estruturado, instrumentos de avaliação.
Diante disso, gostaria de compartilhar 5 vantagens de investir em treinamentos e-learning:
- Flexibilidade: A partir da diversidade de públicos e necessidades a serem atendidas, é uma modalidade que permite a oferta de conteúdos 24 horas por dia, possibilitando que o colaborador escolha o melhor momento para assistir aos treinamentos conforme sua disponibilidade, encurtando a distância para o desenvolvimento e contribuindo na agilidade na distribuição das informações.
- Personalização: A educação corporativa precisa estar diretamente conectada com a estratégia do negócio. Outra vantagem dos treinamentos e-learning, é o universo de possibilidades de personalização do conteúdo adequando ao modo que for mais interessante para o negócio. Ou seja, é possível escolher as informações que serão transmitidas, a forma (vídeos, e-books, gamification, textos etc), entre outros fatores estratégicos para o curso. E, além desse aspecto extremamente positivo, é possível estabelecer um padrão para os treinamentos de uma determinada empresa, o que é muito importante para que a educação corporativa seja produtiva e resulte em bons frutos para toda a equipe. Essa personalização proporciona e favorece o desenvolvimento de trilhas de aprendizagem, criação de uma biblioteca de conteúdos eficientes, tudo de acordo com o público e a estratégia. Quem já passou horas dentro de uma sala ouvindo uma única pessoa falar sobre um assunto sabe o quanto isso pode ser desestimulante. Portanto, essa personalização é uma grande oportunidade de garantir a eficiência e eficácia do treinamento.
- Gestão do processo de aprendizagem: Essa vantagem é extremamente relevante para todos os envolvidos no processo de aprendizagem: a área de recursos humanos, os gestores e, principalmente, o aluno. A modalidade e-learning oferece mais facilidade para mensurar a apreensão das informações através dos mais diversos formatos de avaliação, permite a gestão de capacitações realizadas e pendentes de maneira muito clara, favorece a análise da interação e engajamento dos participantes, além de disponibilizar dashboards e indicadores nas plataformas LMS.
- Maior interatividade com o conteúdo: a partir de técnicas que podem ser utilizadas, como a inserção de jogos no treinamento, gamification, os canais de bate papo, que permitem a troca de ideias entre os participantes e a infinidade de recursos que proporcionam uma melhor compreensão do conhecimento, no e-learning esse cenário de interatividade é fortemente incentivado.
- Redução de custos: Nos treinamentos e-learning, os custos ocorrem, geralmente, uma única vez, quando o conteúdo é desenvolvido. Com isso, é possível economizar em aluguel de sala, materiais, contratação de facilitadores externos, logística de viagens e estrutura.
Essas são algumas vantagens entre as inúmeras que o e-learning pode nos proporcionar.
E vocês, realizam capacitações e-learning? Me contem as vantagens e as oportunidades e percebem nessa modalidade de treinamentos!