Pink Floyd e uma reflexão sobre o modelo de educação corporativa!

Pink Floyd e uma reflexão sobre o modelo de educação corporativa!

Recentemente estava ouvindo a música Another Brick In The Wall da banda Pink Floyd. Sou fã da banda há alguns anos e nunca tinha parado para refletir sobre a letra dessa música.

Como ultimamente tenho me dedicado bastante ao meu #autodesenvolvimento, tenho também estudado muito sobre #desenvolvimento, #treinamento e #educação corporativa, atuações que eu amo.

Já compartilhei algumas reflexões sobre esses temas por aqui mas hoje essa letra me chamou bastante atenção. Aproveitei para também revisitar o filme The Wall e me choquei com aquela cena, que já tinha assistido, mas não tinha refletido. Essa cena:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Metaforicamente falando, um corredor de pessoas iguais em formação. O sistema educacional está formando pessoas com uma base similar de conhecimento, seguindo um gabarito de educação. É um sistema voltado para o #ensino, não totalmente de #aprendizagem. E nós, individualmente e além da educação formal, estamos buscando outros tipos de conhecimento? Como estamos desenvolvendo nossas habilidades?

Nas organizações, precisamos de pessoas que pensam sempre igual ou precisamos nos abrir também para pensamentos diferente?

Quando promovemos o desenvolvimento e incentivamos a aprendizagem, no final, fazendo referência a Pink Floyd, deixamos de ter colaboradores que são apenas outro tijolo no muro.

“All in all, it's just another brick in the wall

All in all, you're just another brick in the wall”

Pink Floyd – Another Brick in The Wall

Como profissional de recursos humanos, tenho percebido o forte crescimento e a maturidade da atuação estratégica dos profissionais de gestão de pessoas, cada vez mais proporcionando o desenvolvimento das equipes.

Faço também uma referência à Bloqueios de Gabarito de @Murilo Gun, quando, sabiamente ele promove uma reflexão sobre outro trecho da música:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Na tradução literal: Nós não precisamos de controle de pensamento.

Como ocorrem as capacitações dentro das organizações quando incentivamos as ideias e a criatividade de nossos colaboradores?

Sinto uma forte tendência de investimento, valorização e melhorias quando falamos de capacitações dentro de empresas. Hoje, muitas já incentivam seus colaboradores fornecendo avaliações periódicas de desempenho, estabelecimento de um plano de desenvolvimento individual, definição de metas, mentorias, coach, treinamentos, disponibilização de plataformas e-Learning, entre tantas outras ferramentas e técnicas!

Vejo a educação corporativa como facilitadora chave para muitas transformações organizacionais. Portanto, gostaria de propor uma reflexão:

  • Quais técnicas inovadoras de educação e aprendizagem estamos propondo dentro das organizações?
  • Através de capacitações em sala de aula ou online estamos promovendo uma parcela do desenvolvimento de nossas pessoas. Como estamos incentivando o desenvolvimento além dos treinamentos?
  • Nós, como colaboradores de organizações, estamos buscando desenvolvimento? Vale ressaltar que cada um também possui uma responsabilidade individual com seu plano de desenvolvimento.

Eu, como uma profissional apaixonada por pessoas e desenvolvimento, sinto verdadeira alegria com a oportunidade de buscar respostas para essas questões e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento humano e organizacional. Afinal, precisamos alavancar os #resultados e cuidar das nossas #pessoas!

E vocês, me contem. Já tiveram a oportunidade de atuar com desenvolvimento humano organizacional? Capacitações e desenvolvimento fazem parte da rotina de vocês?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos