As 6 premissas relacionadas a comunicadores eficazes.

As 6 premissas relacionadas a comunicadores eficazes.

A pergunta que muitos me fazem e que não quer calar é: 

- “O que fez um Engenheiro de Produção entrar para o mundo da comunicação corporativa?”

Essa transformação aconteceu em 2003 quando criamos a SOAP.

Vou fazer um breve resumo dessa jornada para vocês.

Comecei a minha vida profissional em 1989 em uma empresa de consultoria especializada na definição de estratégias, melhoria de produtividade e qualidade.

Depois de trabalhar por 4 anos nessa empresa, resolvi criar a minha própria empresa de consultoria.

Como consultor de empresas por 14 anos, vi muitos projetos e ideias morrerem na praia na hora de se apresentarem. Por outro lado, muitas vezes, via também ideias e projetos não tão bons assim irem adiante a partir de um comunicador eficaz que conseguia conquistar a confiança dos seus públicos.   

A crença que já adquiri durante aquela época é que não bastava ter apenas um ótimo projeto em mãos, o fator decisivo para o sucesso profissional é, principalmente, a qualidade da sua comunicação. Bons líderes e pessoas que conquistam a confiança dos seus públicos-alvo, são necessariamente comunicadores eficazes. Você deve lembrar de vários colegas que foram “nota 10” na faculdade, mas que não conseguiram o êxito que imaginavam em suas vidas profissionais, certo? Eu lembro de muitos.

Nesses casos, arrisco afirmar que fatalmente um dos motivos principais foi a deficiência na comunicação pessoal, além de falhas na demonstração do valor de seus projetos.

Acredito fortemente que o sucesso profissional e o carisma pessoal estão relacionados à qualidade da nossa comunicação e autenticidade.

Nessa jornada de 17 anos de SOAP e 14 anos de Consultoria identifiquei 6 premissas básicas praticadas por comunicadores eficazes.

1.  É preciso ter claro qual é o nosso objetivo em nossas interações;

Definir claramente um objetivo significa saber qual deve ser o ”call to acton” desejado com quem você interage. “Call to action” é a atitude que você busca do seu público e que servirá como evidência de que você conseguiu alcançar o seu objetivo.

2.  É fundamental entender e respeitar o modelo mental daquele com quem interagimos.

Quanto melhor conhecermos o perfil daqueles com quem nos comunicamos, maior a probabilidade de conseguirmos alcançar nossos objetivos desejados. 

A comunicação precisa ser encarada como um presente.

Quando você presenteia alguém, normalmente você compra aquilo que o outro deseja e gostaria de ganhar ou o que você de fato gosta? Fala a verdade... J

Todo comunicador eficaz é empático.

3.  A conexão emocional é decisiva para a conquista da confiança. 

A conexão plena entre pessoas não acontece meramente a partir de uma lógica racional. A conquista da confiança está atrelada ao grau de conexão emocional que você consegue estabelecer com o seu público-alvo. A conexão emocional acontece a partir do respeito mútuo, da harmonia e da empatia entre as partes. A conexão emocional abre as portas para a conquista da confiança e dos objetivos.

4.  Todo comunicador eficaz é um bom contador de histórias. 

Boas histórias propiciam conexões emocionais na medida em que estabelecemos empatia com seus personagens. Empatia essa em relação às suas dores, necessidades, conflitos e desafios. Histórias são capazes de nos fazer refletir e até rever crenças e valores. Histórias provocam reflexões, trazem conclusões. Histórias transformam!

5.  Somos responsáveis pelos resultados de nossa comunicação.

O resultado da nossa comunicação está relacionado às emoções e estados emocionais que conseguimos disparar naqueles com quem nos comunicamos. Por sua vez, essas emoções são o resultado da interpretação de uma realidade. 

Todos nós temos uma representação única dos fatos, moldadas por nossas crenças e valores desenvolvidos ao longo de nossas vidas. Na prática funcionam como filtros ou “óculos” com que enxergamos os fatos.

O Comunicador eficaz tem claro quais são as emoções que deseja despertar no outro, a partir de uma narrativa focada nas crenças e valores do público. 

6.  Autoconhecimento é o ponto de partida para a comunicação eficaz.

Autoempatia e autocompaixão são as chaves de nossa evolução. 

Quanto mais entendemos a origem de nossas emoções, maior domínio temos em relação aos nossos comportamentos e consequentemente ficamos mais próximos de resultados desejados.

Quanto mais nos conhecemos, mais temos condições de evoluir como indivíduos e consequentemente como comunicadores.

Quanto mais nos conhecemos, mais ficamos próximos de nossa melhor versão.

Quando conseguimos racionalizar nossas emoções e entender os motivos pelos quais nosso estado interno se altera, naturalmente começamos a estar sob controle em situações difíceis, críticas ou decisivas.

É nessa direção que mora a nossa evolução pessoal.

Portanto, busque o autoconhecimento, ele é o ponto de partida para uma comunicação eficaz.

E você, será que já atingiu a sua melhor versão como comunicador? 

#dicaDuAdas 🎯

#personalbranding #marcapessoal #comunicacaointerna #dominioemocional #palestra #autoconhecimento #apresentacoescorporativas #apresentaçõesprofissionais #noestadodaarte #treinamentosoap #reuniões #apresentacoesdigitais #vendas #apresentacoesnoestadodaarte #powerpoint #marketing #soap #elevatorpitch #apresentações #empreendedorismo #apresentacoes #comunicacaodigital #comunicaçãoremota #comunicação #comunicacao #comunicaçãodealtoimpacto #dicasoap #apresentacoesprofissionais #workshopsoap

Walner Santos

Head of Sales | Inside Sales

4 a

Vi seu webinar na última semana, Eduardo e foi sensacional! Parabéns pelo trabalho que vem realizando. 

Tatiana Leão

Consultora de Comunicação & Marketing com foco em Desenvolvimento de Negócios

4 a

:)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos