6 razões para fazer a manutenção preditiva de energia e utilidades da sua empresa através de um sistema eficiente

6 razões para fazer a manutenção preditiva de energia e utilidades da sua empresa através de um sistema eficiente

Você sabia que até 2023 serão investidos, mundialmente, 14,2 trilhões de dólares em tecnologias da Industria 4.0? E a previsão é que no Brasil este número alcance a marca de 39 bilhões de dólares? Estes são os dados da pesquisa Winning with the Industrial Internet of Things e evidencia ainda que a transformação aplicada à manutenção industrial, trará economia, em função de ganhos em eficiência, prevenção de erros e planejamento estratégico.

 

A manutenção industrial tem incorporado às suas estratégias usuais de gerenciamento novos modos de pensar, técnicos e administrativos, já que as novas exigências de mercado tornaram visíveis as limitações dos atuais sistemas de gestão. Até os anos 60, era prática comum utilizar um equipamento até que sua função principal entrasse em falha, ou seja, até ficar totalmente inoperante.

Este comportamento foi sendo substituído por atividades de manutenção preventiva em equipamentos críticos, o que reduziu efetivamente a incidência de falhas graves. Porém, isoladamente a manutenção preventiva não propicia condições de previsão aprofundada sobre falhas dos componentes ou sobre como evitar consequências na produção. Além disso, o processo preventivo em um ambiente industrial implica em realizar inspeções frequentes, parando equipamentos, linhas de produção, e até plantas inteiras, gerando um alto custo agregado por reduzir a capacidade de produção e garantir um alto budget para almoxarifado.

A partir disso, surge o conceito de manutenção preditiva, que, aliada à preventiva, consegue predizer a ocorrência de uma falha, determinar, antecipadamente, a necessidade de correção em uma peça específica, pode eliminar as desmontagens desnecessárias para inspeção, reduzir o trabalho de emergência não planejado, assim como aproveitar a vida útil total de cada equipamento, aumentar a confiabilidade da operação e consequentemente reduzir os custos de manutenção.

Continue lendo o artigo aqui!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos