9 Competências que você deve desenvolver para ser um bom profissional
Cada pessoa tem uma personalidade e, para cada tipo de função, há personalidades que se encaixam melhor. Mesmo assim, há algumas competências que são globais para o bom profissional. Tais características são apreciadas em quaisquer empresas e carreiras.
Saiba quais são elas e como desenvolvê-las em você:
1 – Honestidade
A honestidade é fundamental para ser considerado um bom profissional. Por mais brilhante que seja o funcionário, nenhuma empresa vai segurar alguém desonesto, muito menos promovê-lo. Ter um funcionário desonesto é um risco e nenhum gestor vai querer arriscar também a sua própria carreira mantendo alguém que pode, a qualquer momento, estar agindo errado e escondido.
2 – Franqueza
Profissionais francos são bem vistos desde que saibam o momento e o jeito de dizer suas opiniões. Diferente do profissional reclamão ou sincero demais, o indivíduo que atua com franqueza, aguarda o momento certo de dizer o que pensa apenas para aqueles a quem interessa, não causando desconforto e motivos para que terceiros interpretem mal suas intenções.
3 – Flexibilidade de opinião
O colaborador que ouve e considera as opiniões alheias é melhor visto do que aquela pessoa inflexível, cuja linha de pensamento é imutável, independente da situação. Admitir que está errado ou que a ideia de outrem é melhor que a sua é um sinal de segurança, ao contrário do que pensam algumas pessoas.
4 – Firmeza de opinião
Ao mesmo tempo em que o profissional deve demonstrar flexibilidade, ele deve ter uma certa firmeza de opinião. Aquela pessoa que muda de opinião toda hora ou, pior, que nunca se posiciona, não ganha a credibilidade e respeito de sua equipe. O bom profissional tem que saber se posicionar e argumentar.
5 – Coleguismo
O funcionário que age com coleguismo ajudando e ensinando as outras pessoas da equipe, além de ser bem aceito pelos próprios colegas, é bem visto pela chefia. Os chefes estão mais preocupados com os resultados da equipe e não com problemas de relacionamento. O profissional que sabe agir bem em equipe demonstra maior facilidade em se concentrar nos resultados do que com desgastes em relações pessoais.
6 – Postura profissional
Por mais que sua personalidade seja expansiva, o bom profissional sabe o momento certo de ter uma postura mais moderada. Não que ele vá deixar de ser quem ele é. O fato é que, uma vez estando no papel de profissional, a pessoa deve agir como tal. Uso de gírias, piadas, ironias, palavrões etc. devem ser restritas às pessoas que, comprovadamente, gostam deste tipo de linguagem. Com chefias e pessoas de outras equipes, bem como em reuniões, o ideal é restringir-se a um comportamento mais profissional e uma linguagem mais formal.
7 – Comprometimento com resultados
O bom profissional tem como diferencial, o compromisso em trazer resultados. Independente dos recursos, do tempo e da situação, o funcionário diferenciado vai focar no resultado e fazer de tudo para alcançá-lo, posicionando a equipe e chefia de possíveis problemas que podem impedi-lo de alcançar a meta e estará sempre buscando soluções e alternativas.
8 – Organização
Todo profissional tem que ter um mínimo de organização. Tanto com seus materiais físicos, pois está compartilhando o espaço com outras pessoas, como com seus planejamentos, pois não pode correr o risco de ficar perdendo prazos. Além disso, o bom funcionário armazena tanto virtual quanto fisicamente de forma organizada documentos, cópias e outras informações importantes para o desempenho de seu trabalho e, muitas vezes, para a própria empresa.
9 – Pontualidade
Por fim, uma grande característica do bom funcionário é a pontualidade. Claro que há exemplos de profissionais que, por serem muito bons, acabam tendo seus atrasos perdoados, porém a falta de pontualidade constante passa uma imagem de desleixo e falta de respeito. Por isso, o profissional que não tem esta característica corre o risco de não ser perdoado por muito tempo.