Agendad@s

Agendad@s

No último mês apresentamos uma das linhas principais de atuação da Agenda Pública: o Desenvolvimento de Territórios Brasileiros. Contamos também como nos baseamos na Coordenação Público-Privada para dar vida a soluções estratégicas para os desafios públicos.

Atuar com foco na melhoria dos serviços públicos e no desenvolvimento de territórios em todo o Brasil esteve presente em todas as iniciativas realizadas pela Agenda Pública ao longo de 2022 e seguirão presentes nas atividades de 2023.

Em clima de despedida do ano velho, apresentamos um balanço de nossas ações em 2022.

Balanço 2022

Durante este ano, a Agenda Pública atuou em diversos projetos. Ao todo, nossas ações impactaram mais de 200 municípios brasileiros, transformando a realidade dos cidadãos e cidadãs.

No projeto Crescer com Proteção, promovemos o fortalecimento institucional dos serviços públicos voltados para crianças e adolescentes na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. Já no Pará, lançamos um olhar integrado sobre os direitos das crianças e adolescentes quilombolas.

Juntos com a The Mosaic Company - Brasil , construímos uma metodologia para avaliar os impactos positivos nos territórios (ESG) e, com a Lundin Mining - Brasil , criamos um programa de dinamismo econômico para a diversificação econômica do município de Alto Horizonte (GO).

Nossa atuação pela Amazônia e pelo meio ambiente concentrou ações como o diagnóstico e escrita de uma tese de desenvolvimento territorial para a Amazônia Brasileira e a criação da Plataforma de Transição Justa para apoiar estados, municípios e empresas na construção de respostas institucionais e ações concretas para uma transição justa.

Já no projeto Territórios de Saúde, atuamos pelo fortalecimento dos sistemas municipais de saúde do Maranhão para o tratamento das consequências da covid-19 e para a prevenção, detecção e resposta no caso de novas ameaças epidêmicas.

Atuamos ainda junto ao Governo do Estado do Pará no Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, chegando a todos os municípios do Estado.

Por meio do Prêmio Municípios Mineradores reconhecemos, pela primeira vez, a qualidade dos serviços prestados pelo municípios com atividades de mineração em seu território em temas como saúde, educação, proteção social, infraestrutura, meio ambiente, gestão, finanças e desenvolvimento econômico. O objetivo do prêmio é incentivar e difundir práticas efetivas de gestão pública que evidenciam a qualidade e boa performance dos serviços públicos que atendem às necessidades da população e transformam efetivamente a realidade local.

Com o Festival ODS reunimos mais de mil pessoas para  discutir, sugerir e apresentar propostas e ideias para uma caminhada justa no Brasil pós-pandemia. Já com o BR22+8, apresentamos propostas para a construção de um plano de recuperação econômica inclusiva para o país em seis eixos estratégicos que são essenciais para garantir o desenvolvimento brasileiro no presente e para as futuras gerações.

De olho nos impactos presentes e também com ações de longo prazo, a Agenda Pública somou forças para o desenvolvimento de cidadãos, territórios, equipes e políticas públicas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Confira o impacto dos principais projetos da Agenda Pública em 2022

Vem aí 2023

Cheios de esperança para o ano que chega, a Agenda Pública apresenta as atividades previstas para 2023 e, desde já, convida você a se programar para participar conosco da construção de um país justo e próspero!

Prêmio Municípios Mineradores

Reconhecer e agraciar esforços na gestão pública é essencial para promover melhoria constante dos serviços públicos oferecidos à população. Em 2023, o Prêmio Municípios Mineradores segue para sua segunda edição reconhecendo esforços e melhorias em oito diferentes áreas: saúde, educação, finanças públicas, infraestrutura, desenvolvimento econômico, meio ambiente, proteção social e gestão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Open Master

Com o objetivo de construir soluções conjuntas para problemas reais dos municípios, o Open Master reúne servidores públicos, gestores e especialistas para contribuir com a recuperação econômica inclusiva do país. A edição de 2023 focará em temas como Trabalho, Emprego e Renda e Desenvolvimento Local da Amazônia. Acompanhe nossas redes para não perder essa oportunidade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Territórios de Saúde

Uma parceria da Agenda Pública com a Secretaria de Saúde e a Escola de Saúde Pública do Maranhão, o projeto Territórios de Saúde seguirá atuando pelo aprimoramento dos sistemas municipais de saúde no estado do Maranhão, tornando-se um case para a melhoria dos sistemas de saúde em todo o Brasil. O projeto tem financiamento da USAID/NPI Expand Brasil. 

Acompanhe nossas redes para acompanhar mais sobre o projeto e os impactos da ação nos sistemas de saúde no Maranhão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Desejamos um país melhor para você em 2023

A Agenda Pública agradece a todos que nos acompanharam e se envolveram em nossa missão ao longo do ano.

Que possamos renovar a esperança por um país melhor, com justiça, equidade e bem-estar social e que possamos continuar juntos em 2023!

Boas Festas a todos!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Marcus Fiorito

Coordenador de Programas no ONU-Habitat

2 a

A entrega de vocês se reflete novamente em muita qualidade tanto no fortalecimento institucional como na construção de pontes e diálogos ! Parabéns à equipe da Agenda Pública!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Agenda Pública

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos