Amostras Enviesadas - Tiro no Porta aviões
Enquadramento histórico
Durante a segunda mundial,quando avião chegava de combate,era feita uma análise para saber os pontos mais fortes e fracos do avião para reforçar a parte mais frágil.
A solução mais imediata e de análise crua,seria reforçar as zonas com danos mais graves.
No entanto o Matemático Abraham Wald teve uma ideia brilhante.Ele sugeriu que em vez de reforçar as áreas atingidas com mais frequência, deveriam reforçar as áreas que não mostravam danos significativos nos aviões que retornaram. A lógica era que os aviões que foram atingidos nessas áreas críticas não conseguiram retornar,logo seriam as zonas danificadas com consequências mais graves.
Ou seja, Wald aplicou o que hoje conhecemos como "amostragem enviesada" ou "viés de sobrevivência" ao problema. Ele percebeu que ao nos concentrarmos apenas nos aviões que retornaram, estavamos a obter uma visão distorcida da situação.Portanto, a solução mais eficaz era fortalecer as áreas onde os aviões não mostravam danos.
Amostras enviesadas
População é o conjunto de objectos, indivíduos ou resultados experimentais acerca do qual se pretende estudar alguma característica comum. Podem ser finitas ou infinitas
Aos elementos da população chamamos unidades estatísticas.
Recomendados pelo LinkedIn
Amostra é uma parte da população que é observada com o objectivo de obter informação para estudar a característica pretendida.
Dimensão da amostra – número de elementos da amostra.
Amostra aleatória e amostra não aleatória – Dada uma população, uma amostra aleatória é uma amostra tal que qualquer elemento da população tem alguma probabilidade de ser seleccionado para a amostra. Numa amostra não aleatória, alguns elementos da população podem não poder ser seleccionados para a amostra.
Uma amostra que não seja representativa da População diz-se enviesada e a sua utilização pode dar origem a interpretações erradas:-Um processo de amostragem diz-se enviesado quando tende sistematicamente a seleccionar elementos de alguns segmentos da População, e a não seleccionar sistematicamente elementos de outros segmentos da População.
Exemplos de situações em que podemos obter amostras enviesadas