Aprender a ressignificar trará paz à sua vida!
Quando tinha 25 anos de idade, decidi junto a minha esposa, que deveríamos investir todas as economias em uma fábrica de alimentos. Eu já havia estudado muito o assunto e ela também, uma vez que sua família estava no ramo fazia mais de 30 anos. Representaram grandes marcas e faziam distribuição no varejo. Ao escalonar a distribuição, atendendo ao mercado institucional, vieram os problemas clássicos. Atrasos nas entregas pelos fabricantes; Dificuldade logística por serem produtos na grande maioria perecíveis e refrigerados; Capital de giro porque havia um desencaixe entre o ciclo de faturamento e de recebimento e aí vai....
Decidimos por essas razões e tantas outras, que deveríamos empreender, fabricando produtos similares. Foi aí que a novela começou. Por mais de um ano, ficamos reféns dos órgãos regulatórios. Passamos pelas mãos de aproveitadores, tanto "consultores especializados" na obtenção de licença de uso do solo, CETESB, etc... até aproveitadores das próprias autarquias que conhecendo a dificuldade de interpretação das leis, muitas vezes se faziam importantes para nos ver “ajoelhar” por ajuda.
Durante 12 meses, pagamos folha, aluguel e todos os compromissos usuais de uma empresa, sem que pudéssemos faturar o primeiro real. Cumprimos todas as exigências. Instalamos estação de tratamento de efluentes, custou R$ 100.000,00 na época, para depois alguém nos dizer que tínhamos esgoto na porta e que o investimento foi desnecessário, e aí vai...
Ficamos por mais de 7 anos vivendo intensamente com vários períodos rodando até o terceiro turno, chegando a gerar quase 200 empregos diretos e indiretos. Atendemos os grandes do mercado, Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de Guarulhos, Craisa, Senac, Sesi, Senai, etc...
Por uma decisão pessoal, encerramos as operações em 2013. Por anos, fiquei amargurado pensando que perdi muito tempo da minha vida para descobrir que aquele negócio não era para mim. Me enganei profundamente. Aquele negócio me transformou em um profissional diferente. Conheço de gente, afinal fui chão de fábrica e aprendi a lidar com diferentes situações. Conheço de obtenção de licenças em todas as esferas, Federal, Estadual e Municipal. Entendo de contabilidade, pois peguei muita substituição tributária kkkk, Conheço de Mkt de produto, pois coordenei lançamentos de produtos. Conheço de relacionamento com concorrentes e assim vai. Quer aprender verdadeiramente, empreenda!
Hoje ressignifiquei essa experiência que por anos me deixou triste para a maior oportunidade de crescimento que eu poderia ter. Não tem um só dia que eu não recorra a algo ou alguém diretamente ligados a esse período.
Se você está em um período atribulado, pense que ele será fonte de aprendizado e de consulta para períodos futuros. Desfrute cada acontecimento.
Estudou em
5 aShow Maurício! Como sabe passei por processo similar e hoje tenho esta compreensão! Excelente! Sucesso amigo!
Gerente Executiva Administrativa e Financeira no Sicoob Unicentro BR
5 aÓtimo texto! Obrigada por compartilhar.. me vi nele em algumas partes e agora entendo que realmente foi importante passar por cada fase.!
Protetico na JSMNet
5 aMauricio, suas postagens me impressionam pela sua perspectiva de como olhar o problema. Creio q isso so vem com o tempo, preciso aprender muito ainda. Obrigado você contribuir com suas experiências! Deus te abençoe.