A ascensão do data driven: 5 casos de sucesso na era dos dados
Desde lidar com a evolução dos gostos dos consumidores, até mesmo lançar novos produtos inovadores, são alguns dos fatores que motivam cada vez mais as empresas a confiarem no poder dos dados para tomar decisões que MUDAM o jogo.
De acordo com a IDC, em 2018, as empresas gastaram mais de U$ 60.7 bilhões em big data e softwares de análise de dados. Em 2022, estima-se que esse número chegue a impressionantes U$ 212 bilhões!
No entanto, o uso eficaz de dados vai além disso - para dar certo, ele exige que as organizações construam uma cultura EFICAZ, orientada a dados.
As marcas que dominam o cenário de negócios atualmente são empresas ORIENTADAS por dados, que utilizam efetivamente insights valiosos de seus dados, para orientar sua tomada de decisões.
E isso não é surpresa… Afinal, empresas orientadas a dados têm 23 vezes mais chances de adquirir clientes e 19 vezes mais chances de permanecerem lucrativas!
As empresas hoje estão cada vez analisando seus dados para obter insights para otimizar suas operações e desbloquear maiores oportunidades para atender melhor seus clientes e, hoje, trazemos 5 dessas empresas que são uma verdadeira inspiração para todos aqueles que almejam um modelo de negócio data driven.
1 - Netflix
A Netflix utilizou de maneira inteligente o poder de seus dados para executar análises preditivas e saber exatamente o que seus clientes querem assistir.
Ao analisar mais de 30 milhões de usuários por dia, bem como mais de 4 milhões de avaliações de assinantes e 3 milhões de pesquisas, eles puderam fazer apostas vencedoras no desenvolvimento de sucessos amplamente aclamados, como "House of Cards", "Arrested Development" e "Sex Education".
2 - Google
As equipes de análise de pessoas do Google se aprofundaram em seus dados e analisaram avaliações de desempenho de funcionários, bem como pesquisas de feedback e outras fontes de dados para entender "como construir um chefe melhor".
Isso ajudou a criar uma lista de insights baseados em dados sobre o que os funcionários valorizavam e melhorou a qualidade do gerente em 75% dos casos em que havia um desempenho mais baixo do que o esperado.
Além disso, o uso de análises do Google estendeu-se à tomada de decisões importantes para melhorar o bem estar dos funcionários - um exemplo foi estender a licença maternidade, o que acabou reduzindo pela metade as taxas de abandono de novas mães.
3 - Coca-Cola
A Coca-Cola aproveita com sabedoria o poder da tecnologia de reconhecimento de imagem e análise de dados para segmentar usuários com base nas fotos que eles compartilham socialmente. Isso acaba por entregar a eles insights sobre os indivíduos que consomem seus produtos, de onde são, como e por que sua marca está sendo mencionada.
Dessa maneira, os anúncios personalizados tiveram uma taxa de cliques 4x maior em comparação a outros métodos de publicidade direcionada.
4 - DBS Bank
Um dos principais bancos de Cingapura, o DBS investiu mais de SG$ 4,4 bilhões nos últimos 4 anos em tecnologia, com foco em IA e análise de dados. Os investimentos incluem melhorias que:
Recomendados pelo LinkedIn
- Oferecem propostas de investimento em produtos e instrumentos financeiros
- Recomendam ações com base no portfólio de um investidor
- Notificam sobre taxas de câmbio favoráveis
- Notificam transações incomuns.
E, para garantir que a evolução seja efetiva e duradoura, o banco treinou mais de 16.000 funcionários em big data e análise de dados, no intuito de transformar a empresa em uma organização orientada por dados.
5 - UBER
Com a análise preditiva, a empresa pode analisar dados históricos e métricas-chave que incluem o número de solicitações e viagens sendo atendidas em diferentes partes de uma cidade, bem como a hora e o dia em que isso está acontecendo.
Por isso que, quando usamos o UBER para chamar uma carona, visualizamos uma abundância de motoristas circulando por nossa vizinhança e esperamos entrar em um carro em poucos minutos…
A análise preditiva também ajuda a UBER a obter informações sobre áreas com escassez de oferta, permitindo que informem preventivamente os motoristas para que se mudem para as áreas com antecedência…
Tomar decisões baseadas em dados não precisa ser difícil… E tudo começa com a mudança de mentalidade correta em sua organização.
Ao se tornar uma organização orientada por dados, você não apenas começará a otimizar seus processos e tornar suas operações mais eficientes, mas também permitirá que os dados te guiem para mais oportunidades de receita.
E, assim, encerramos a newsletter de hoje.
Expanda seu conhecimento e encontre o direcionamento ideal na nova Era dos Dados!!!
Gostou desse conteúdo e conhece alguém que possa aproveitá-lo?
Não deixe de compartilhar.
Criamos um hub de aprendizado e inovação contínua, um movimento do qual você já faz parte!
E de bônus? A cada amigo que indicar, você acumula pontos que podem ser facilmente trocados por prêmios exclusivos.
Afinal, todo mundo gosta de um presentinho, né?
CEO desbrava.ai - Potencializando empresas através do melhor Matchmaking B2B - Captação de Leads e conexão com os melhores parceiros | Co-Autor com o Best Seller global Brian Tracy - “Winning Strategies for Success”
2 a👏👏👏