Balanço Geral sobre o Web Summit 2024: insights e oportunidades

Balanço Geral sobre o Web Summit 2024: insights e oportunidades

Na última semana, tivemos a oportunidade de participar do Web Summit 2024 em Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. Durante os três dias em que estivemos lá, mergulhamos em palestras que abordaram temas variados, mas conectados por um fio condutor: o impacto transformador da tecnologia, da inovação e da criatividade no mundo dos negócios e da sociedade. 

 

Como sempre, o evento foi uma excelente oportunidade para expandir nossos horizontes, conhecer novas tendências e fazer networking. Neste post, vamos compartilhar um pouco da nossa experiência e de como o Web Summit impacta diretamente nosso trabalho.

 

Networking: conexões e oportunidades no Web Summit 2024

 

Parte do nosso tempo no Web Summit foi dedicada ao networking, afinal, eventos como esse são uma excelente oportunidade para fortalecer relações profissionais e explorar novas parcerias. Tivemos encontros estratégicos, como um café com um cliente de Lisboa, para reforçar a conexão com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia.

 

Além disso, não podíamos deixar de marcar presença no meet & greet organizado pela Women in Tech no segundo dia. Este evento foi uma excelente chance de conhecer mais sobre as iniciativas que buscam equilibrar a representatividade feminina no setor de tecnologia, além de ser uma oportunidade de conexão com outras mulheres.

 

Claro que também aproveitamos para visitar os estandes e conversar com algumas startups. A troca de ideias com empresas de diferentes setores é sempre enriquecedora e traz novas perspectivas e insights que podemos aplicar no nosso trabalho.

Conteúdo relevante: palestras que inspiram

 

O Web Summit é conhecido por reunir grandes nomes do setor de tecnologia, mas o que realmente nos chamou atenção neste ano foram as palestras direcionadas a diferentes indústrias. Não apenas o Estúdio Letras, mas também nossos clientes se beneficiaram do conteúdo abordado em várias apresentações.

Para nosso cliente Patogê, grupo com forte atuação na indústria têxtil brasileira, participamos de palestras sobre como a tecnologia está transformando a indústria da moda, desde a sustentabilidade até as inovações em design e produção. Esses insights são extremamente valiosos para o desenvolvimento de conteúdos mais criativos e que ressoam com o momento atual.

A palestra Tackling Fashion’s Pollution Problem, liderada por Lucy Maguire, Nicolaj Reffstrup (co-fundador da GANNI) e Anders Sjöblom (da Recover), trouxe uma discussão profunda sobre as ações necessárias para transformar a indústria da moda. O consenso foi claro: o problema da poluição é preocupante, mas também representa uma grande oportunidade para inovação. A marca GANNI apresentou avanços significativos com tecidos reciclados utilizados em desfiles e peças comerciais.

 

Na palestra Smarter Beauty: The Future of Data & AI for Luxury Brands, Julie De Moyer, do grupo LVMH, destacou como a tecnologia, especialmente a inteligência artificial (IA), está moldando a indústria da beleza de luxo.

 

Para o Felipe, um de nossos clientes do setor de games, tivemos a oportunidade de assistir a palestras focadas em novas tendências no desenvolvimento de jogos, inteligência artificial aplicada e as últimas inovações para melhorar a experiência do usuário. Um dos destaques foi a palestra “Gaas Lighting”, que abordou o modelo de Jogos como Serviço (Games as a Service, GaaS). Esse modelo transforma jogos em plataformas contínuas e dinâmicas, oferecendo atualizações constantes, novos conteúdos e experiências imersivas para os jogadores. 

 

Já para o Curo, nosso cliente de arquitetura em Portugal, vimos uma apresentação de mobilidade urbana em Bogotá, que falava sobre as cidades do futuro e como a mobilidade sustentável está moldando a infraestrutura urbana. Essa palestra nos deu insights importantes para a produção de conteúdo desta nossa cliente, que adora mostrar cases internacionais em suas newsletters e blog. 


Sócias fundadoras do Estúdio Letras | Bruna Saliba e Luísa Reiff

 

A Importância do planejamento: não perder nada!

 

O Web Summit é imenso, com múltiplos palcos e uma programação densa, o que pode ser um desafio. Por isso, planejar bem a participação é essencial para nos ajudar a focar nos assuntos mais relevantes. O evento reúne uma enorme variedade de palestras, workshops e painéis simultâneos, e é fácil se perder na quantidade de atividades. Organizar o dia com antecedência, com base nos temas mais alinhados aos nossos interesses e necessidades, foi decisivo para aproveitarmos ao máximo cada momento.

De olho na inovação

O Web Summit 2024 foi, mais uma vez, uma oportunidade para nós. Não só pela troca de experiências e networking, mas principalmente pelos conteúdos ricos que ajudam a posicionar melhor nosso estúdio e a oferecer soluções mais inteligentes para os nossos clientes. As conexões, as palestras e os insights sobre o futuro da tecnologia, moda, games e arquitetura nos impulsionam a continuar em busca de inovação e excelência, sempre com o olhar voltado para as necessidades de quem confia em nosso trabalho.

 

Com planejamento e dedicação, conseguimos aproveitar ao máximo o evento, trazendo para nossa realidade o que há de mais relevante no mundo da tecnologia e das tendências. 

Estamos ansiosos para aplicar esses aprendizados em nossos próximos projetos e, claro, compartilhar mais sobre nossa experiência com nossos clientes.

Bruna Saliba

Project Manager | Copywriting | Marketing | Social Media

1 m

Não é apenas "ver palestras", o evento vai muito além! Faz a gente abrir a mente para vários assuntos relevantes, além do networking.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Estúdio Letras

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos