Bife, Onde está meu coração?
UOL

Bife, Onde está meu coração?

Nosso meio digital, até mesmo aqui no linkedin, foi inserido nos comentários sobre os jogadores que acompanham ou estão na seleção Brasileira.

A mídia dificilmente reportaria sobre uma visita de algum jogador a pobreza ou ainda a um orfanato ou hospital no Catar. Não porque não hajam, mas em geral vende mais o escândalo e parece que o jornalismo atual se reduziu a isto, pelo menos para alguns.

Um jogador que estivesse fazendo isto para seu bem e dos outros em correspondência a sua humanidade e mesmo fé não o faria em formato aberto, mas com a maior privacidade possível. Até disfarçado se necessário.

O que nos mostra está sucessão de surpresas, que talvez alguns mais jovens não estejam acostumados. Mostra a nossa mediocridade coletiva, sobretudo. Não me entendo mal. Mediocridade é estar na média. Não se trata de ofensa direta salvo se entendendo a necessidade de estar além da média. Ser morno nem sempre é uma boa opção. Até na Bíblia. Não fostes frio, nem quente.....

Se Bife com ouro, prata, platina ou diamante não vem muito ao caso. O que deveríamos perguntar é porque? e para que ?. Sem dúvida existem frases de aprendizado como: Me dizes com quem andas que te direi quem és?, usada com excessiva rigidez ou mesmo sem a profundidade correta ao: "quem andas". A outra frase mais vem ao caso: "Onde está o teu coração?".

Estamos pondo nosso coração no lugar certo? Nossos novos heróis sempre ligados a fortunas, alcançadas no formato do jogo de Wall Street. Suas vidas privadas expostas por outros e por eles como publicas ou a descoberto, por uma transparência escandalosa, não inocente. Onde está o coração deles?. Onde o puseram ? Já se perguntaram.

Tentamos trazer certos limites ao futebol, amado pelo Brasil. O futebol em níveis financeiros mais dentro de uma realidade nacional. O dinheiro sempre mandou e estas máquinas de jogo vendidos a preço alto rendem muito mais até do que seus próprios proventos. O exemplo para nossos jovens é vá jogar e se tiver algum talento vai ganhar. Ganhará mais que um empresário ou diretor, médico ou juiz. Ganhará!!!, Terá!!

Alguém dirá: As coisas têm de ser assim. Por que? existem países onde há importância, mas não neste mesmo mecanismo, ou onde os valores são altos, mas igualmente a taxação. Afinal jogo e seus instrumentos têm que ser taxado alto ou queremos ser um cassino internacional.

E nosso Bife com ouro?

Jovens que vieram de uma parca educação humana pela delegação das responsabilidades da família a sociedade no educar sua prole, não exclusivo de qualquer classe social. Jovens com uma parca formação cultural. Jovens que após terem sucessos, são consumidos por agentes, que pouco ou nada se importam com seu "SER". Agentes que somente se importam com sua durabilidade no ramo.

Cobrarmos destes jovens, já não tão jovens, atitudes nobres e respeitáveis. Beira a hipocrisia. Onde achamos que está o coração deles?. Diante de todo o bombardeio do "Ter" queremos que eles "sejam".

Eu perguntaria: Tenho segurança em garantir que os meus tendo a oportunidade de comer o tal Bife , pagar o valor de seu bolso, não o faria?.

A resposta pode estar na pergunta: "Onde está seu coração?"

Em minha opinião, ainda que discorde do comportamento, estes jogadores apenas cumprem a cobrança da sociedade: viver o "TER". Não tenho como achar que seja um ato individual deste ou daquele, mas sim um ato de nossa sociedade. Como cobrar comedimento ou coração no "Ser" em um sociedade onde ele está no que possuo.

A pequenos passos de favelas vemos pessoas dispostas pelo "Ter" a posse de veículos da ordem de milhões para poderem extravasar vontades de infância. Lojas de luxo de uma população que vive prazeres fora da realidade nacional da grande maioria. Não estamos em uma cidade a parte, com um núcleo duro enriquecido, mas em uma cidade com uma mescla de níveis sociais em alguns metros. Sem dúvida algo positivo. Se todos os que têm muito e os que não têm estivermos com o coração onde tem de estar. A dura realidade é que não estamos.

Procurar problemas nos jogadores, no bife, no restaurante, na copa. Perguntemos para nós mesmos: "Onde está teu coração?" Onde o estou pondo. Já será um bom começo. Quem sabe veremos na próxima copa menções a atitudes nobres e de cavalheiros com o chamado "bom senso" coerência de vida.

Boa palavra esta: "coerência". Os jogadores que foram ao restaurante não estão sendo incoerentes com os valores vendidos em nossa sociedade e defendidos por muitos de nós. Isto é um fato. Independente de bons, maus, sem noção ou coisas piores que andaram falando.

"Onde está o teu coração? " Aquele que realizou o maior ato de Amor que a humanidade já presenciou esta as portas. Comemoramos a cada ano seu nascimento.

Para entender, ainda que apenas, o significado humano do nascimento é preciso saber "Onde ponho meu coração?"

A reconstrução que aspiramos começa em nós e não na critica ao bife ou quem comeu.

Adamario maximo dos Santos filho.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ADAMARIO MAXIMO

  • Natividade

    Natividade

    Eu ponderei sobre escrever e de fato recebo com constância em meio a área de tecnologia os iluministas de plantão com…

  • Gerações

    Gerações

    Esta semana tive contato com a situação profissional de um amigo no recrutamento de profissionais para sua empresa. A…

    1 comentário
  • Pessoalidade versus Coletividade.

    Pessoalidade versus Coletividade.

    Escolhi a foto acima por uma razão. O tema é pessoalidade e coletividade e vemos na foto os símbolos das redes sociais.

  • RH - Certas coisas ferem a constituição e não são estratégicas.

    RH - Certas coisas ferem a constituição e não são estratégicas.

    Estava em uma conversa com um amigo e ele mencionou, infelizmente não vou me lembrar do nome do trabalho, mas um…

  • Serviços, Relações trabalhistas, Reclamações.

    Serviços, Relações trabalhistas, Reclamações.

    Uma das frases que mais ouço de empresários, médios e pequenos, quando questiono como vão os negócios é: .Está…

  • Inteligência Emocional Não da para programar

    Inteligência Emocional Não da para programar

    Sinto a obrigação de dizer que não sou um psicólogo ou terapeuta. Tenho alguma experiência com grandes times em ambos…

    1 comentário
  • Transformação digital

    Transformação digital

    David L Rogers escreve o Livro " Transformação digital: Repensando o seu negócio para a era digital" na chamada do…

  • Governança e Operações e Desenvolvimento na TI

    Governança e Operações e Desenvolvimento na TI

    O comum é que haja um conflito entre operações e governança e projetos. Não seria de estranhar quando se encontra um…

  • Divertidamente (Inside Out) e o RH - Armadilhas da visão.

    Divertidamente (Inside Out) e o RH - Armadilhas da visão.

    Eu poderia usar uma daquelas desculpas comuns. "Estava assistindo um dia destes com meus filhos.

    2 comentários
  • Linus Torvalds - Loucura ou Visão.

    Linus Torvalds - Loucura ou Visão.

    Linus Linus Torvalds demonstra não ser contrário à IA, mas vê movimento atual como "90% marketing e 10% realidade" Esta…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos