Blog precisa emitir Nota Fiscal após monetizar
Um blog é uma importante ferramenta para seu site e fonte de renda para você. Para manter a regularidade fiscal você precisa seguir alguns conselhos. Vamos à eles.
Entender o que seus consumidores querem e pensam da sua marca é o que todo empresário deseja. E um blog para seu site é uma importante ferramenta de marketing digital para alcançar estes objetivos.
Empresas com blogs corporativos estão a um passo das demais quando o assunto e concorrência. Outra função relevante é a sua interação com os clientes. Com ele, você estreita a relação, cria vínculos e pode ainda encontrar novos consumidores. Com toda essa dimensão, não é de se admirar que a ferramenta virou febre entre os internautas e empresas.
Produção de infoprodutos
Com atualizações constantes e conteúdos de qualidade, logo seu blog estará produzindo uma série de infoprodutos.
Isso mesmo, infoprodutos, que são produtos em formato digital criados para responder a questionamentos ou dúvidas sobre determinados assuntos.
Eles podem ter o formato de ebooks, Podcast, áudio-Book, uma palestra online enfim, existe uma série de infoprodutos disponíveis na rede. Alguns deles gratuitos e outros à venda.
E é nesta hora, que empresas ou blogueiros precisam saber que com a monetização de seu blog, é preciso emitir nota fiscal.
O que é uma nota fiscal?
Após toda e qualquer transação de venda a emissão de Nota Fiscal é obrigatória.
Ela é um recibo, um documento que te habilita a comprovar a prestação do serviço ou a venda de um produto. A nota fiscal documenta a transação e serve para recolher impostos.
A não utilização de nota fiscal nas transações são consideradas sonegação fiscal.
Postagens, cliques e afiliados no Blog
Dúvida recorrente entre empresas e blogueiros, ao publicar seu blog e iniciar a sua monetização, seja através de verbas para publicação de artigos patrocinados, cliques no Adsense ou venda de afiliados, todas estas transações precisam emitir Nota Fiscal.
Então, nestas situações e procedimentos diferentes, você precisará emitir também tipos diferentes de Nota fiscal.
Com as vendas patrocinadas de artigos, é possível divulgar ou fazer propaganda de algo em forma de artigo/texto para os visitantes do seu blog.
Segundo especialistas em Marketing Digital, artigos patrocinados são muito rentáveis, tanto para quem compra como para quem vende
.Neste caso, quem contratou o patrocínio do artigo vai receber a NF.
Com o AdSense, os anúncios são revisados pelo Google a fim de assegurar a qualidade e relevância para seu conteúdo ou público-alvo. Com ele você pode ganhar mais.
Este, é o Google que vai receber, e o pagamento é geralmente realizado pelo exterior.
Na venda como afiliado, que segundo a Wikipedia, “é um serviço de publicidade prestado por uma pessoa ou empresa, que disponibiliza espaços publicitários na Internet, e é remunerada em função dos negócios gerados a partir dos acessos gerados por estes espaços publicitários.” Aqui, você vai emitir Nota Fiscal diretamente para o produtor.
Trabalhos diferentes, notas diferentes
Resumindo, se você obteve vários cliques diferentes, de vários produtos de afiliados diferentes dentro do nicho de atuação do seu blog, e, consequentemente, foram produtores diferentes, e também os saques que você fez foram sobre recibos diferentes, então você vai ter que emitir uma Nota Fiscal para cada uma dessas situações.
Toda essa “ginástica fiscal” pode gerar um certo trabalho, mas isso é importante para regularizar a situação do seu blog.
A receita federal antes mesmo do seu recebimento vai monitorar as informações dos valores que você movimentou e com os valores chegando a sua conta corrente, e seu blog gerando renda é preciso manter a sua regularidade.
Então, um blog pode ser rentável de diversas formas, mas não esqueça que é preciso se regularizar. Concordam com este assunto? Deixe seu comentário.