Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA). Por que um não pode caminhar sem o outro?
Nos dias de hoje é muito comum que uma parcela considerável das empresas já possuem uma estrutura de Business Intelligence (BI), ela pode estar ligada diretamente a uma equipe de TI, ou ainda aos cuidados do Marketing, do Comercial/Vendas/Trade ou de Finanças/Controladoria. Quanto a isso não há regras definidas, uma vez que cada empresa, tem o seu entendimento a respeito do posicionamento estratégico e da importância do BI.
O que é preciso entender é que o BI, na atual conjuntura de grandes fluxos de dados e de informações não estruturados, precisa de um "parceiro" que é o Business Analytics (BA).
Mas afinal, como se dá a interação entre BI e BA? E por que um não pode caminhar sem o outro?
BI é uma estrutura, um conjunto de softwares, usada para organizar e analisar dados brutos, geralmente estruturados, de uma determinada empresa. É essencialmente reativo, foca em dados do passado e do presente. O objetivo geral é garantir aos gestores o entendimento do desempenho passado, identificar problemas do negócio e informar a tomada de decisão.
Quanto à metodologia, o BI utiliza automação/monitoramento, gestão de desempenho, relatórios (kpis, métricas), perguntas/consultas, alertas. Trata-se de monitoramento e rastreamento de métricas e dados que apoiam as decisões de negócios.
De maneira geral, o BI caracteriza-se a partir das seguintes perguntas:
- O que aconteceu?
- O que está acontecendo?
- O que provocou isso? Quando? Quanto? Onde?
Em contrapartida, BA são soluções, que também podem ser um conjunto softwares, usadas na construção de modelos de análises e simulações para entender realidades, criar e prever cenários futuros. É fundamentalmente proativo, com visão de tendências para o futuro. Dessa forma, o objetivo do BA é descobrir padrões e correlações que não são "óbvias" ou tão facilmente identificadas como nos relatórios de BI, identificar e prever tendências de mercado ou no comportamento do consumidor, bem como prescrever ações para melhores resultados.
Em relação à metodologia, o BA utiliza coleta multimídia, modelos descritivos, análises quantitativas e estatística, simulação e otimização, coleta de dados e coleta de texto. A partir desses dados é possível prever tendências e resultados.
Assim como o BI, o BA também se identifica com um grupo de questões, tais como:
- O que vai acontecer no futuro?
- O que aconteceria se...
- E depois?
Apenas uma estrutura de Business Intelligence não é mais um diferencial de estratégia competitiva para posicionar uma empresa, seja ela de qualquer setor ou porte, frente aos desafios impostos pela velocidade de transformação imposta pelo avanço de tecnologias, mobilidade, e imensa massa de dados à disposição. É imprescindível que haja uma evolução do mindset dos gestores e dos analistas de BI a respeito da necessidade da capacitação e da incorporação das ferramentas de Business Analytics, trazendo melhorias para a qualidade das decisões, do planejamento e das previsões, trazendo velocidade e agilidade no posicionamento frente à concorrência, bem como na antecipação de soluções e serviços para os clientes, cada vez mais exigentes.
Wellbeing Is a skill, DEI&B, Innovation | Business Intelligence
6 aQue baita texto, querida ! Eu tenho defendido que às áreas de RHs precisam ter métricas apoiadas por um BI e BA para a tomada de decisão e planejamento de bons ambientes que vão desde um Censo Demográfico Interno a pesquisas mais focada no ambiente e resultados. Achei top seu texto! Parabéns!!!