Cafeicultura: Certificações
Cafeicultura: Certificações
Com o decorrer do século XXI, o agronegócio mundial vem passando por mudanças significantes tanto em termos de mercado como de consumidores. Estes últimos, estão cada vez mais preocupados com a qualidade e a segurança alimentar do que estão ingerindo para consumo. Devido ao aumento da demanda por estes fatores, apareceram inúmeras certificações com o intuito de garantir padrões de segurança alimentar, sociais, ambientais e de qualidade. Na cafeicultura, temos diversas certificações como por exemplo: Bird Friendly, Rainforest Alliance, UTZ Certfied, Fair Trade, BSCA entre outros. Cada umas dessas certificações atendem a objetivos específicos de consumidores em relação a produção de determinado cultivo.
Mas qual é o objetivo final das certificações?
O objetivo final em termos financeiros é garantir um diferencial de preços de cafés não certificados e certificados. Portanto, este diferencial que irá custear todos os custos que envolvem as certificações: custos operacionais da certificadora, marketing, canais de comercialização e o investimento realizado pelo cafeicultor para adequar ao que cada certificação exige. Em termos sócios ambientais, visa-se a sustentabilidade como qualidade intrínseca do produto. Estima-se que uma produção certificada pode agregar de 3% a 10% na receita final dos produtos agrícolas.
Efeito Icerberg
Proposta por Machado (2000), a metodologia do efeito iceberg é sinalizar e tornar visível a qualidade do produto para o consumidor. A parte que não é visível representa os custos que a empresa rural precisa assumir.
Imagem ilustrativa do Efeito Iceberg:
Fonte: Elaborado pelo autor, baseado em ABIC (2006b), Machado (2000), Maximiano (2000) e Slack (1996).
“A certificação, instrumento de controle externo ao sistema, torna-se mais abrangente porque não é simplesmente uma certificação de atributos do produto mas também ratifica o seu processo de produção” (Machado, 2000 p. 107)
E a sua empresa rural, está certificada? Qual certificação?
Deixe nos comentários abaixo.
Juliano Vital
Economista/Controladoria - Analista de Novos Negócios: E-Agro/Controle de Gado
FP&A | Controllership | Finance |Budget & Forecast | Opex | Capex | Expenses | Standard Cost |NVP|Projects.
8 aMuito interessante.. As vezes penso o quão interessante seria aplicar na lavoura alguns conceitos ja maduros na indústria automotiva. Muito interessante juliano. Abraços