A propriedade como empresa rural – Gestão de Empresa Rural
Com o avanço da expansão do agronegócio e da tecnologia, temos acompanhado nos últimos anos no Brasil um aumento da demanda mundial de produtos agrícolas, principalmente aqueles relacionados ao café. O avanço tecnológico transformou em uma ferramenta indispensável no campo, exigindo do produtor rural um perfil cada vez mais empreendedor, visando um controle de todo o seu processo produtivo através dos custos de produção.
Hoje a propriedade rural está dando lugar para o conceito de empresa rural, exigindo do produtor um conhecimento mais aprofundado de planejamento para os seus investimentos.
Aprofundando um pouco mais, percebemos que a empresa rural está inserida em um ambiente complexo que influencia suas atividades e seus resultados, podendo ser classificado de acordo com Chiavenato (1989) como ambiente geral e ambiente de tarefa.
Fonte: A empresa, o ambiente geral e o ambiente de tarefa (SEPULCRI, 2004; CHIAVENATO,1989).
O ambiente geral é formado por fatores externos a empresa rural como as varáveis tecnológicas, políticas, legais, econômicas, entre outros. O ambiente operacional é representado por grupos como clientes, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores. Tanto o fator de ambiente geral e ambiente de tarefa, estão fora do domínio de controle da empresa rural.
Classificando a empresa rural como o ambiente interno, o produtor ou melhor, o empresário, geralmente detém de todo controle da sua produção.
A gestão da empresa rural refere-se a todas ações que os produtores utilizam para atingir os objetivos e metas que desejam alcançar durante o ano agrícola.
Através da contabilidade rural, as empresas rurais podem fazer todo o seu controle financeiro. A contabilidade rural é utilizada nas empresas rurais com o intuito de melhorar o controle sobre todo o patrimônio da propriedade, com a mensuração e o fornecimento de informações úteis para análise de todos os custos de produção. Portanto as atividades podem ser monitoradas durante todos os anos de vida de uma empresa rural, de modo a elevar a eficiência na produção.
Uma administração eficiente hoje é imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, na empresa rural não seria diferente. Não basta apenas alcançar níveis elevados de produtividade sendo que não se obtém resultados ótimos para o gerenciamento desta produtividade.
Há uma grande importância dos produtores rurais enxergarem-se como empresários, pois estes detém em mãos todo controle do processo produtivo da sua produção. Desta forma, o “novo produtor” tem o foco tanto da produção como da sua viabilidade econômica, de modo a investir cada vez mais em tecnologias e controle de informações.
Juliano Vital
Economista com "Enfase em Controladoria" e Analista de Negócios na Empresa Aba Assessoria Gestão em Empresa Rural.
Payments | Fintech
8 aPrefiro vídeo com voz Marcelo Vital
Cafeicultura Regenerativa
8 aParabéns Juliano, belo artigo
VP of Sales na Asaas
8 aExcelente!!!