Carreira x Maternidade
E você, está lidando ou já lidou com esse dilema?
Uma pesquisa realizada pela Editora Globo com mulheres em todo o país mostrou que 64% delas já tiveram a carreira prejudicada pela maternidade – seja porque elas próprias tiveram de recusar projetos mais ambiciosos ou promoções para terem tempo para o filho, seja porque deixaram de ser promovidas por serem mães.
Um dado ainda mais marcante: segundo o IBGE, as mães recebem até 40% a menos que mulheres sem filho.
Esses dados te assustam? Pois estou aqui para te dizer: não desista dos seus sonhos!
Conciliar a maternidade com uma carreira de sucesso é possível e você pode fazer a sua parte para garantir isso.
Sempre tive muitas grávidas no meu time, pois sempre tive muitas mulheres na minha equipe. Já até promovi uma no quarto mês de gestação!
Eu também já fui promovida grávida!
Muitas empresas temem que suas funcionárias grávidas abandonem o seu posto por até 7 meses.
Eu entendo o medo deles!
Mas se a funcionária grávida prepara muito bem a sua equipe para susbstituir a sua ausência ela vai deixar um legado que traz benefícios de longo prazo para a empresa.
Eu não estou falando apenas de líderes, mas de analistas que têm pares e colegas de trabalho. Todos devem preparar o ambiente para a sua ausência!
E como se preparar para a licença maternidade?
Aqui vão dicas importantes!
1º Descreva todas as suas atividades. Defina o tempo de execução, grau de importância, prazo e qualidade esperada para cada uma delas.
2º Identifique quem são as pessoas que podem te substituir em cada uma dessas atividades.
3º Redistribua as tarefas e prepare e treine as pessoas para assumi-las.
4º Prepare os funcionários que respondem a você para atuarem com autonomia. Eles precisam ser capazes de trabalhar sem o seu auxílio durante a sua ausência.
Não é um tiro no pé preparar alguém para realizar suas tarefas. Você não estará ‘cavando’ a sua demissão. Se você não preparar alguém a sua ausência será sentida de forma negativa.
E você será culpada pelos problemas que acontecerem nesse período.
Quando você arruma a casa você protege a empresa, seus pares, chefe e funcionários. E a postura deles será a mesma com você!
Prepare psicologicamente as pessoas que vão assumir a sua função. Elas precisam saber que voltarão às suas atividades quando você voltar.
O combinado não sai caro!
Ah, e entregue todas as suas pendências antes de sair ou direcione aquelas que não conseguir. Não deixe surpresas desagradáveis para as pessoas que irão te cobrir.
Você conseguiu entender o legado que você deixa para a empresa seguindo esses passos? Assim, ninguém sentirá sua falta durante a licença maternidade.
Sentirão saudade!
E admiração pelo legado que você deixou.
Advogada na MRS Logística | Consultivo | Contencioso | Cível | Ambiental | Criminal | Compliance | Contratos | Jurídico corporativo
4 aMuito bom! É isso aí 👏👏