Celebre a vida neste mundo RUPT
Neste artigo vamos explorar os cenários de mundo - VUCA, BANI, TUNA, RUPT e nos deter em como lidar com o cenário RUPT para pensar um futuro projeto de vida.
Por Eliana Ozores — Ma. em Comunicação — ECA/USP
O que é o mundo VUCA, BANI, TUNA, RUPT
Na atualidade, vivemos em um mundo repleto de dúvidas e imprecisões.
Para isso, alguns acrônimos surgem para explicar o cenário que vivemos.
O acrônimo VUCA (que significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), foi criado pelo U.S. Army War College para descrever o mundo pós-Guerra Fria e a queda do muro de Berlim.
Nos anos 2000, o termo VUCA reapareceu no mundo, chamando a atenção para a crescente complexidade do ambiente e sendo assim, fez com que houvesse procura por soluções sustentáveis em meio às rápidas e abrangentes mudanças.
VUCA foi sobrepujada pelo termo BANI, que chamou atenção para tempos de fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensão da realidade e dos fatos.
Posteriormente, surgiu o conceito TUNA- Turbulento, Incerto, Novo e Ambíguo, que distinguiu a acelerada modificação no mundo exterior.
Esse termo chamou a atenção para ficarmos atentos a sinais prematuros, identificação de convergências, exigindo adaptação a um panorama errático e desafiador.
Logo depois, em um tempo pós-pandemia, a partir dos anos 2020, vivemos um cenário RUPT, que representa um mundo caracterizado por ser Rápido, Imprevisível, Paradoxal e Emaranhado.
Pilares e desafios do mundo RUPT
O mundo RUPT é caracterizado por uma rapidez vertiginosa de mudanças tecnológicas, velocidade da informação, tendências de mercado que se decompõem em pouco tempo e demandas de consumidores que evoluem invariavelmente.
Outra característica do mundo RUPT é a imprevisibilidade em lidar com acontecimentos imprevistos, desde tensões econômicas globais até calamidades naturais locais, que podem impactar expressivamente o mundo dos negócios.
No mundo RUPT, tem que se encarar paradoxos sem medo, onde alvos contraditórios convivem e necessitam ser equilibrados.
Um exemplo é equilibrar a busca pela eficácia e a humanização constante, ou entre a concentração da autoridade e a autonomia das pessoas.
Lidar com esses paradoxos requer mentalidade flexível e aberta, preparo para examinar proposições e explorar soluções criativas visando o desenvolvimento humano.
Por fim, o mundo RUPT é marcado por uma interconectividade cada vez maior, onde um ambiente emaranhado - sem fronteiras bem definidas entre setores diferenciados, mercados e regiões - está muito difuso.
A adequação ao mundo RUPT não é uma empreitada simples.
Promove uma alteração básica na mentalidade e na cultura, onde a flexibilidade, a inovação e a colaboração se tornam valores centrais.
Competências para viver no mundo RUPT
Um ambiente caracterizado por mudanças rápidas e disruptivas, paradoxais e complexas requer habilidades e qualidades peculiares que vão além das tradicionais.
É necessário visão e adaptabilidade para ser capaz de antecipar mudanças e ajustar o curso de vida, conforme as novas realidades do ambiente.
Recomendados pelo LinkedIn
Agilidade na tomada de decisão é fundamental, ou seja, aferir em passo acelerado os subsídios disponíveis, avaliar prós e contras e tomar decisões assertivas em circunstâncias incertas, é bem-vindo.
Para encarar as provocações do mundo RUPT, é preciso inovação e criatividade, experimentar, correr riscos calculados e descobrir soluções inventivas para as dificuldades emergentes.
Nesse mundo, as pessoas devem ter empatia, ao mesmo tempo, em que demonstram resiliência diante das desventuras.
O desenvolvimento de talentos, das habilidades e competências para enfrentar os desafios do mundo RUPT, garantirão o adequado preparo para aproveitar as oportunidades que surgirem.
Como lidar com o mundo RUPT
Consegue lidar com o VUCA (Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo), desenvolver resiliência e agilidade para responder em passo acelerado a modificações inesperadas?
Cogita entender um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível), onde a ansiedade permeia decisões, acontecimentos não acompanham modelos unidimensionais e muitos fatos são difíceis de apreender?
Está buscando perceber como crescer em um mundo TUNA (Turbulento, Incerto, Novo, Ambíguo), apesar da agitação dos momentos contemporâneos, a incerteza constante, a inovação das provocações e a imprecisão das soluções?
Está pensando em como usar as rápidas mudanças do mundo RUPT (Radical, Incerto, Paradoxal, Emaranhado) sendo otimista com as dúvidas, as pressões sociais, econômicas, ambientais e as tensões que aparecem dessas dinâmicas?
Essas siglas destacam a evolução dos nossos contextos, que não caminham para a facilitação.
Mesmo que as tecnologias garantam que vão nos ajudar, as habilidades humanas continuarão sendo básicas.
Nesse sentido, convidamos você a pensar em um futuro positivo, faça um projeto de vida que sirva como fonte de inspiração, estratégia e ações para um projeto de vida no próximo ano.
Enfim, neste mundo RUPT que fala sobre a complexidade, temos que aprender a lidar com um cenário em que diferentes fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
Renove-se e celebre a vida nesse novo mundo
Festas de fim de ano nos permitem renovar nossos projetos de vida.
Podemos aproveitar esse tempo para estabelecer novas metas, traçar planos e visualizar um futuro promissor.
Almejamos que este texto possa lhe guiar no desenvolvimento de um projeto de vida com ambientes inclusivos, colaborativos e motivadores.
Por outro lado, para garantir o desenvolvimento das habilidades que esse novo mundo RUPT exige, você, também pode entrar em contato com a Consultoria MRojas Talentos Humanos (www.mrojas.com.br).
Por enquanto, desejamos para você “BOAS FESTAS” e “UM ANO NOVO REPLETO DE INOVAÇÕES E RESILIÊNCIA!”
Que tal meditar sobre como você pode ser verdadeiramente transformador em um cenário extremamente rápido e instável?
#Inovação, #Resiliência, #Transformação, #ProjetodeVida, #DesenvolvimentoPessoal, #GestãodePessoas