O futuro do trabalho: a ascensão dos profissionais STARs e das soft skills
Neste artigo, vamos explorar por que os STARs estão sendo procurados pelas empresas, destacando a importância da liderança, colaboração, humanidade e gestão de pessoas.
Por Eliana Ozores — Ma. em Comunicação — ECA/USP
A necessidade de soft skills no mundo atual
A convergência de tecnologia, conectividade global e mudanças socioeconômicas desencadeia forças disruptivas.
Esse processo indica que a inovação e adaptação devem se encontrar à medida que nos organizamos para encarar os desafios do futuro do trabalho.
Neste momento, um perfil profissional vem sendo notado: as pessoas STARs, ou com Special Talents, Adaptability and Resilience.
Os profissionais STARs possuem habilidades técnicas qualificadas, possuem inteligência emocional desenvolvida e conseguem se adaptar a ambientes de trabalho em constante mudança, onde a cooperação é fundamental.
Estar aberto para ouvir e entender diferentes pontos de vista é uma característica marcante dos STARs, permitindo-lhes construir um clima organizacional inclusivo e produtivo.
A importância de um portfólio de vida diversificado
Outro aspecto que diferencia os STARs é o seu portfólio de vida diversificado.
No Brasil, um país de grande diversidade cultural e social, essas experiências são especialmente valiosas.
Esses profissionais normalmente possuem vivências únicas em diversos setores, culturas e origens.
Essas várias vivências não apenas ampliam suas visões, mas, também, possibilitam que se ajustem a circunstâncias inéditas.
Pessoas que possuem experiência em áreas variadas, como empreendedorismo, voluntariado e intercâmbio cultural, têm habilidades que podem ser transferidas de maneira inovadora para o trabalho.
Lembrando, que a capacidade multifocal ou de integrar conhecimentos de diversas fontes é um dos principais motivos da inovação e da solução criativa de problemas.
Em um mundo onde a automação pode realizar muitas tarefas, a criatividade se torna um diferencial.
A influência da liderança humanizada nas organizações
A liderança está em meio a uma mudança significativa, onde a gestão humanizada prioriza as funções voltadas para as pessoas no cerne da estratégia e das decisões organizacionais.
Os líderes terão que ser mais do que apenas administradores; precisarão ser motivadores e capazes de estabelecer um clima de confiança e colaboração.
Os STARs se destacam por suas habilidades interpessoais e são ideais para ocupar cargos de liderança.
Esses profissionais percebem a importância da humanidade nas relações de trabalho.
Eles conseguem distinguir as necessidades e ansiedades de suas equipes porque são empáticos.
Com esse estilo de liderança, será possível administrar conflitos de forma mais adequada, uma vez que ela vai conseguir engajar a equipe no cotidiano empresarial.
Os colaboradores podem se sentir estimulados a colaborar para o sucesso coletivo e isso, melhora a moral do grupo e aumenta a produtividade.
Colaboração como pilar do sucesso profissional
A colaboração e a adaptabilidade serão pilares do futuro do trabalho.
Profissionais STARs promovem um ambiente colaborativo com a sua capacidade de construir relacionamentos e serão eficazes na promoção de uma cultura organizacional positiva.
Essa cultura baseada em valores como respeito, colaboração e reconhecimento, influenciará diretamente a produtividade dos colaboradores.
Colaboração não envolve apenas trabalho em equipe, mas, também, networking e criação de parcerias estratégicas.
Desenvolvimento de talentos e gestão de pessoas para novos ambientes
No momento que as empresas precisam se adaptar a novas culturas organizacionais, a gestão de pessoas necessita mudar seu posicionamento no desenvolvimento de colaboradores.
Os STARs, através da sua abordagem de recrutamento, podem ajudar as empresas a desenvolver talentos internos, através do engajamento.
Profissionais com esse perfil, compreenderão a importância de se investir na capacitação dos colegas e, então, todos podem progredir.
A gestão eficaz de pessoas exige não apenas a identificação de talentos, mas, também, a criação de um ambiente que exija aprendizagem e inovação contínuas.
Os STARs, com sua mentalidade de desenvolvimento e vontade de aprender, serão os catalisadores dessa modificação, estimulando suas equipes a crescerem e a se adaptarem às novas demandas do mercado.
Portanto, o futuro do trabalho será modelado por profissionais que se destacam por suas habilidades técnicas, suas soft skills, experiências diversificadas e competência de liderança humanizada.
Investir no incremento dessas habilidades e na valorização de experiências singulares será básico para garantir profissionais mais preparados para os desafios e oportunidades que o futuro do trabalho acarretará.
Lembrando que, o desenvolvimento contínuo é fundamental, a Consultoria MRojas Talentos Humanos pode lhe auxiliar a desenvolver melhores profissionais e equipes confira seu site. ou entre em contato pelas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e WhatsApp.
Por outro lado, você crê que cada empresa é única e as estratégias devem ser adaptadas à cultura e às necessidades específicas de seus colaboradores?
#FuturoDoTrabalho, #SoftSkills, #ProfissionaisSTAR, #PortfólioDeVida, #LiderançaHumanizada, #DesenvolvimentoDeTalentos #GestãoDePessoas