Cinco comportamentos básicos para otimizar as atividades individuais e coletivas na vida pessoal e profissional.
Na vida pessoal e nas grandes empresas as pessoas sempre estão focadas nos processos, nos fluxos, postura, conduta, ética, capacitação profissional, continuidade do aprendizado, e no resultado, porém há também de se rever os princípios de cada um individualmente.
Cada pessoa, em seu eu, na sua experiência de vida, trás em si, traços que o fazem ser únicos, porém essa singularidade, principalmente dos hábitos, nem sempre fazem bem para ela mesma e/ou para as pessoas com quem se convive.
Cada um é capaz de viver, conviver e produzir algo de forma distinta, porém há de se entender que há cinco comportamentos básicos que podem otimizar as atividades individuais e coletivas, na vida pessoal e profissional, tornando melhor, aquilo que já é ou não satisfatório.
Comportamento Organizado
Não é uma tarefa tão fácil começar a se organizar, e de se manter organizado, ainda mais se você nunca pensou e nem se comportou de forma que a organização pudesse te ajudar.
Não existe receita de "bolo" aqui!
A organização requer que você crie um hábito, que você tenha consciência do que você faz e porque o faz, ou seja, se isso vai te ajudar de alguma forma, se vai te dar uma vida com mais qualidade.
Você sabe qual o seu nível de organização?
O primeiro passo e você compreender qual a importância em você se organizar, querer mudar e fazer a diferença vai te ajudar a se tornar uma pessoa que poderá ser exemplo para os outros em uma futura mudança, principalmente coletiva.
O segundo passo é identificar aquilo que necessita de organização, onde realizar uma classificação para o desprezo correto de lixo reciclável, doação de objetos que não são mais úteis para você, para as pessoas de sua casa, setores de onde você trabalha, colaboradores e até mesmo vender aquilo que não precisa mais, é importante.
No terceiro passo, todo o material que você classificou deve estar alocado em um espaço para cada destinação, tudo deverá ser contabilizado, e encaminhado para um local definido para as três destinações.
Quando você agi de forma organizada e executa esses três passos, você aprende a ser intolerante ao uso indiscriminado das coisas, em casa e também no trabalho.
Você aprende a ter mais consciência para fazer uso dos recursos que dispõe, realizando sempre um planejamento prévio antes de fazer uso de espaço, tempo, energia elétrica, carro, combustível, celular, internet, informações, dados, papel etc.
Ao agir e pensar com cidadania você passa a contribuir com a sobrevivência do planeta, pois ele nunca dependeu tanto da nossa civilidade, educação e comprometimento com os recursos que utilizamos e a forma com que o descartamos.
Nesse contexto, o segredo é conscientizar a todos em sua casa, na sua escola, no seu trabalho, na sua vida, sobre a diferença que faz ser organizado, em contrário de ser desorganizado.
Não se esqueça de apos centralizar todos os materiais com suas destinações (reciclagem, doação e venda) e contabiliza-los, mensurar também o que foi retirado de cada área e também suas destinações, você será capaz de não somente enxergar o resultado, mas também mostrar para todos o real efeito de se ter uma atitude organizada.
Comportamento Eficiente
O que é eficiência, o que devo fazer para ser eficiente? Vamos entender um pouco do conceito desta palavra.
Eficiência e tudo aquilo que gera resultados positivos, a eficiência é a maneira de fazer qualquer atividade se tornar mais rápida, e um meio que pode ser utilizado para agilizar todo e qualquer processo destinado a chegar em um objetivo em um curto espaço de tempo. Transformar uma ação em eficiente é buscar otimizar todos os recursos utilizados, em prol de se bater a meta.
O primeiro passo é criar critérios de melhor alocação e adequação de documentos e outros objetos e dar um destino para os materiais que não mais são necessários.
Após o primeiro passo, deve-se armazenar e adequar os demais objetos, materiais e acessórios que são necessários em pontos de fácil acesso, porém para que isso dê certo, é preciso que a organização e armazenamento sejam realizados de forma compreensiva e fácil.
Você sabia que as coisas que estão bagunçadas ou em locais inadequados ali estão por você talvez não ter um local correto para coloca-las?
Quando se adota uma atitude eficiente, se obtêm as seguintes vantagens:
- Rapidez em localizar materiais, documentos, recibos, notas ficais e outros itens necessários para se trabalhar, e assim a angústia de não encontrar algo que você pôs ali mas alguém "arrumou" não ocorrerá mais.
- Tornando mais simples os acessos da sua casa, do seu setor, ou repartição, o fiel controle de objetos, arquivos, pastas, documentos e como bônus, capacidade de realizar seu trabalho em um curto prazo de tempo.
- Cria um espaço mais agradável, pois o local se torna mais organizado e limpo, gerando menos cansaço mental e físico.
- E te capacita a separar o útil do que não útil.
Como fazer isso tudo?
- Defina critérios de acondicionamento dos materiais, objetos e ou documentos;
- Acondicione todos os objetos em sua devida destinação de acordo com os critérios que foram criados; e
- Identifique os equipamentos e materiais de acordo com os critérios que você criou.
Comportamento Sensato
Ser sensato é um adjetivo que qualifica aquela ou aquele que tem bom senso, é aquele que de forma perfeita, aplica a razão para raciocinar ou julgar cada caso da sua vida de forma particular.
Ser sensato corresponde a ser cauteloso, prudente, ser previdente, ou seja, são virtudes que conduzem a pessoa a praticar de forma que lhe convêm com moderação.
Sensato é uma expressão que qualifica a pessoa que é reservada, em suas palavras e discreta em seus atos. Um ser humano sensato é aquele que possui controle de suas emoções, que pondera suas atitudes e possui equilíbrio ao externar suas ideais.
Quando falamos em ser sensato, pensamos em dois sentidos:
- Sentido Físico; e
- Sentido Geral.
No sentido físico significa zelar pela manutenção e conservação de tudo que utilizamos como:
- Direcionar de forma correta os resíduos, e fazer o correto descarte visando manter sempre limpo o ambiente que se está ou transita;
- Identificar tudo aquilo que esteja fora do "Padrão" e procurar organizar; e
- Buscar manter as informações e dados sempre organizados de forma a facilitar um futuro plano de ação;
No sentido amplo, resume-se em criar condições favoráveis a saúde emocional, física e mental como:
- Manter sempre uma apresentação pessoal agradável, buscando zelar pela aparência e utilizando roupas adequadas para cada momento;
- Cuidar para que de forma fácil, compreensiva e claros, sejam seus recados, papeis de aviso, ou lembretes possam ser;
- Buscar ser ético nas relações interpessoais, sejam familiares, profissionais ou sociais, buscando sempre um ambiente saudável;
- Ser transparente e honesto ao manifestar-se, sem segundas intenções; e
- E buscar sempre respeitar as pessoas, buscando um clima agradável nas diversas relações.
Por que ter uma atitude sensata?
Quando busca-se ser sensato, você perceberá de imediato alguns pontos positivos. Você percebera que o ambiente onde você está, torna-se mais agradável e seguro, você percebe que tudo que você tem a sua disposição e também as pessoas que o cercam utilizam, passam a durar mais, você nota que o custo para se ter as coisas de uso diário diminui tendo em vista o uso mais racional, você repara que sua relação com a sua família, amigos e colegas de trabalho torna-se mais natural e recorrente, havendo mais envolvimento entre todos, havendo também mais segurança na relação, facilitando as interações e o apoio mutuo em uma vida mais harmônica, prazerosa e produtiva.
Comportamento Saudável
Adotar um comportamento saudável abrange algumas ações, porém, todas são voltadas para nós mesmos. Quando cuidamos de si próprio, estamos em busca do autoconhecimento e não envidamos esforços para nos tornarmos cada dia melhor, estamos em busca de nossa saúde, contribuindo para o nosso bem-estar.
Faça uma avaliação para verificar e identificar quais áreas da sua vida precisam ser fortalecidas com comportamentos saudáveis.
Para isso sugiro observar 10 (dez) comportamentos em busca de uma vida saudável:
- Alimente-se corretamente;
- Durma o necessário;
- Se hidrate bebendo água;
- Movimente-se, faça uma atividade física;
- Adote sempre uma postura anatômica, cuide de sua postura;
- Seja moderado na ingestão de bebidas alcoílicas;
- Evite o tabagismo;
- Proteja-se dos raios solares utilizando protetores solar;
- Evite o stress, busque um momento de relaxamento e de paz interior; e
- Faça amigos e os cultive.
Ao adotar uma conduta saudável se tem alguns ganhos, aumentando sua satisfação pessoal e autoestima, cria-se um ambiente mais saudável para viver e conviver de forma mais humanizada e com relações de respeito, você promoverá entre aqueles que você convive um pensamento de saúde e de bem estar no ambiente, envolvendo os demais de forma consciente, sendo mais produtivo, demonstrando uma melhor qualidade de vida que é praticável e aplicável á todos, melhorando sua imagem pessoal perante os demais, sendo assim um exemplo de como ser mais feliz com comportamentos básicos.
Comportamento Consciente
Agir de forma consciente é atuar em prol de eliminar os desperdícios e/ou excessos na busca da redução de custos, identificando o porque destes excessos, decidir de forma consciente o que consumir, como consumir, de quem consumir e porque consumir.
Buscando um equilíbrio entre a sustentabilidade e a satisfação pessoal, refletindo a respeito de nossos comportamentos de consumo e de como irão refletir não apenas sobre si, porém em suas relações pessoais e profissionais, em casa, na economia, na natureza e também no trabalho.
Ter um comportamento consciente é seguir um caminho capaz de mudar o mundo!
Ao comportar-se de forma consciente, você ganha de diversas maneiras, fazendo melhores escolhas, tendo uma vida saudável e plena, mantendo boas relações, criando um ambiente de convívio mais agradável e se tornando um ser humano melhor.
Ok, mas isso já foi experimentado antes? isso dá certo? Sim funciona!
Vejamos o exemplo dos japoneses, os criadores da técnica empresarial 5 S, que nas décadas de 50 e 60 estavam em busca da reestruturação de seu pais após a Segunda Guerra Mundial e aceleração do desenvolvimento industrial, abrindo caminho para o "Golden Sixties" (década de ouro japonesa) que foi associada ao milagre japonês devido ao excelente desempenho ao incutir esses comportamentos em sua população.
Analista Financeira
5 aExcelente artigo, Parabéns!