"CLT Premium" ou o mínimo que você merece?
Antes do início de julho de 2024, talvez quase ninguém soubesse muito bem o significado de CLT Premium. No entanto, nas duas primeiras semanas do mês, o termo se espalhou rapidamente pelas redes, num gatilho iniciado por uma trend no TikTok em que pessoas mostravam suas rotinas e benefícios de trabalho. Entre horários flexíveis, convênios médicos e vales-alimentação generosos, os comentários dos vídeos as alçaram à, até então quase anônima, categoria de CLT Premium.
Após a identificação do público com o modelo, iniciaram-se também os primeiros questionamentos sobre a ideia de benefício. Lembrando do clássico exemplo do bombom como agradecimento de um trabalho exaustivo, e que faz empresa lucrar muito, não é incomum que as percepções possam ser alteradas numa espécie de O Show de Truman. No filme de 1998, o personagem de Jim Carrey acredita viver uma vida perfeita, sem desconfiar de que tudo é uma mentira.
Benefícios
Segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half em 2023, 63% das pessoas revelam satisfação em relação aos benefícios recebidos. Porém, 74% do mesmo grupo concorda que seria interessante que alguns deles mudassem. Essenciais para a qualidade do trabalho e salário emocional, essas bonificações são consideradas, por pessoas empregadas (46%) e desempregadas (50%) como um fator decisivo na hora de aceitar uma nova proposta de emprego.
Recomendados pelo LinkedIn
O que fazer com essa tal liberdade?
Por isso, num mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, é importante manter a atenção e o discernimento. Além do que é assegurado por lei na CLT (em sua versão mais tradicional), vale analisar o quanto de vantagem esses outros benefícios, de fato, representam. No post que você acessa clicando aqui ou na imagem abaixo, falamos de como a satisfação com a bonificação de um trabalho flexível pode, como acontece com Truman, mascarar a visão da realidade. Por definição, benefício é pra fazer bem.
Independente de ser Premium ou não, a ideia de um emprego com várias vantagens é muito atrativa. Afinal, oferecer o mínimo que uma pessoa merece pode ser um ponto de partida, mas investir em melhorias que realmente façam a diferença, transformem e otimizem suas vidas, pode ser o que define uma empresa como a empregadora de sua escolha. As pessoas trabalham por muitos motivos e, gostando mais ou menos, o reconhecimento é sempre um presente. Que esse presente seja mais do que um chocolate no final do ano.