Comece a ver a liderança com outros olhos
Um gabinete só para si. Alguém numa secretária do outro lado da porta que aponta os recados, atende as suas chamadas e gere a sua agenda. Decidir o que fazer durante o dia: uma reunião aqui, outra acolá, enquanto tenta perceber se o resto dos funcionários chegaram a horas ou se estão a cumprir as tarefas que desempenhou para a semana. É esta a imagem que lhe surge na cabeça quando lhe digo o seguinte: "Imagine que é um líder. O que vê à sua volta?"
Tal como você, muitos outros têm esta imagem de um gestor. Este tipo de líder adota uma hierarquia, estando numa posição mais elevada que os restantes, assumindo as responsabilidades e as tomadas de decisão. Este é um exemplo de Management 1.0, o modelo de gestão tradicional, antiquado e que em nada motiva grande parte dos colaboradores que estão na base desta pirâmide.
Entretanto, as coisas parecem evoluir num sentido de inovação. Chamemos-lhe Management 2.0. Este modelo de gestão é mais flexível e os métodos de trabalho são alterados de forma a facilitar a entrega do produto e a vida dos trabalhadores. Mas a hierarquia ainda persiste.
Será este o modelo de gestão para liderar no futuro? Em qual destes modelos se revê? Se é um líder, qual acha que funcionará melhor a longo prazo?
Management 3.0 – o futuro da gestão
Não. Este “não é outro framework, é uma forma de pensar”, pode ler-se no site oficial do movimento Management 3.0. Criado por Jurgen Appelo, escritor holandês e autor do livro “Management 3.0 – Agile Developers, Developing Agile Leaders”, este é um modelo de gestão ágil que se foca nas tomadas de decisão colaborativas e em equipa. Sem esquecer que, para o fundador desta filosofia, a gestão tem muito mais a ver com pessoas do que com processos.
Neste estilo de gestão, a responsabilidade não assenta apenas no “chefe”. De acordo com as suas competências, todos os membros da equipa dão o seu input e contribuem para que a empresa possa apresentar resultados positivos. Claro que o gestor continua a liderar “as tropas” e a ter as suas responsabilidades, mas com esta linha de gestão horizontal, pode dedicar-se a planear objetivos e a orientar a equipa.
Qual o seu impacto no dia a dia de uma empresa?
Provavelmente, a esta altura, já está a repensar a sua forma de ver um líder.
Recomendados pelo LinkedIn
Como pode então fazer para implementar este estilo de liderança?
1. Mudar a mentalidade de gestores e diretores para a criação de um ambiente mais colaborativo;
2. Fazer a formação Scopphu em Management 3 .0 Fundamentals.
3. Conhecer as dinâmicas e os jogos que ajudam a envolver os colaboradores e a transformar a forma de funcionamento da organização. Nos vídeos abaixo, pode perceber como algumas das práticas do Management 3.0 contribuem para esta transformação.
Somos o exemplo de como esta forma de gestão é fácil de implementar. Na findhu, o nosso processo interno de gestão e a forma como recrutamos têm como base o Management 3.0. Até o Evidence Match, a nossa plataforma de recrutamento, vai buscar inspiração a uma das dinâmicas do Management 3.0.
🙌 Com a nossa experiência in loco, podemos ajudá-lo a executar esta forma de gestão nos recursos humanos da sua organização. Consulte-nos e comece a mudar a sua forma de ver a liderança.